Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
tess

subsidio de funeral

6 publicações neste tópico

Ola a todos!

A minha avó faleceu no passado dia 6,no dia seguinte dirigi-me a s.social para saber qual o valor do subsidio de funeral,a funcionaria disse-me

que era somente de 213.86 euros pois a minha avó pretencia ao regime não contributivo e recebia uma pensão social,acontece que nós de momento não temos condiçoes financeiras de suportar o funeral,a minha mãe teve de deixar de trabalhar para cuidar da minha avó e sobreviviam com o valor da pensão,a minha tia esta de baixa desde de outubro e vai ser operada á coluna,e eu tbm estou de baixa ja á 3 meses,o valor não chega para suportar as minhas despesas mensais quanto mais para pagar 1145 euros do funeral,tenho tentado obter ajuda para pagar as despesas do funeral mas ate agora nada...

Apelo a todos se souberem de alguma forma de obter ajuda que me digam,por favor. pois no nosso pais até morrer  é complicado se fosse um cidadão estrangeiro ou um indigente as despesas de certo eram pagas pelo o estado!!

Peço desculpa pelo desabafo mas já é dificil perder um ente muito querido quanto mais qerer pagar e não conseguir!!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

(Os indigentes também não são enterrados com funerais de 1000€ - não me parece uma comparação muito justa)

Todas as funerárias são obrigadas a ter o serviço de "funeral social". Não é tão bonito, o caixão provavelmente são meia dúzia de tábuas pregadas mas sai bem mais barato. Não sei bem quanto custa mas é bem menos de metade do que pagaste (embora também, em boa verdade, não seja completamente coberto pelo valor que referiste).

Não sei se te chegaram a falar dessa opção mas se sabiam a situação da tua avó perante a SS e a vossa situação económica (e normalmente eles fazem esse tipo de perguntas) acho que o deviam ter feito...

De qualquer forma, agora que a despesa está feita, acho que a primeira coisa a fazer é negociar um plano de pagamentos com a imobiliária funerária - até porque o subsídio de funeral (mesmo pequeno) tipicamente leva alguns meses a chegar... e sempre é mais fácil ir pagando aos poucos do que esperar até juntar os 1145€.

Sei que as misericórdias costumam ser muitas vezes responsáveis justamente pelos tais funerais de quem não tem família e outras vezes dão ajudas no processo. Agora, não sei se têm algum tipo de apoio para ajuda ao pagamento depois do funeral já estar feito... Mas tentar não custa - e também pode ser que consigas encontrar lá outro tipo de apoios que te permitam poupar noutras despesas e desviar o dinheiro para pagar à funerária...

EDIT: Reli os parágrafos acima e parece-me que posso ser muito mal interpretado, mas a verdade é que não sei como dizer algumas daquelas coisas de outra forma sem estar sujeito a múltiplas interpretações. Pretendem apenas ser chamadas de atenção para quem possa estar em situação idêntica e vir a passar pelo mesmo e não críticas ao teu caso particular...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia,nos escolhemos o serviço mais barato o tal dito social,que foi de 875 euros o mais simples de todos,depois temos de pagar 175 euros porque a delegada de saude estava de banco aqui no centro de saude não podia sair,e ao fim de quase 3 horas as autoridades chamaram a funeraria para tirar o corpo de casa e levar para o hospital mais proximo para o medico declarar o obito,e depois acresce o serviço religioso 45 euros e a despesa do cemiterio mais 50 euros....despesas essas que pensava incluidas no serviço funebre mas nao estao

quanto as misericordias aqui suportariam a despesa na integra se a minha avó fosse utente da santa casa o que nao era o caso,quanto a outro tipo de ajudas até agora nao consegui nada e acredite que tenho tentado,hoje em dia até morrer é complicado se nao se tem dinheiro.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pode não ajudar neste caso, mas fica a informação: qualquer médico pode passar o certificado de óbito, até o médico de familia, não tem de ser o delegado de saúde.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo o portal do cidadão, o custo de um funeral social é inferior a 400€ (e isto partindo do princípio que o preço já possa ter sido actualizado entretanto): http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MEID/DGAE/pt/SER_servico+basico+de+funeral+social.htm

Das duas uma: ou não foi este o praticado pela funerária; ou então esses oitocentos e tal euros já incluem outros custos...

Não é que te adiante muito saber isto agora, mas pode vir a ser útil a outros...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

como eu gostaria que fosse esse o valor ja nao estaria aqui a tentar obter ajuda para suportar as despesas...nao foi sem duvida o praticado

e os 875 é somente o serviço funebre e tudo acresce a esse valor transporte,serviço religioso e cemiterio.

Ao ddascaldas,segundo as autoridades somente a delegada de saude poderia declarar o obito e dar autorizaçao para remover o corpo,

na falta dela o corpo foi removido pela funeraria na presença das autoridades e escoltada pelas mesmas ate ao hospital.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0