AnaCosta

Crédio habitação - Barclays

5 publicações neste tópico

Olá, boa noite.

Antes de mais tenho que dar os parabéns por este blog/fórum/site. É excelente e estou super contente por o ter encontrado!

Ora e agora a minha dúvida (que como poderão ver, de finanças sou um 0),

Estou a poucos dias (espero) de fazer uma escritura para o imóvel que vou comprar. Tive que pedir um empréstimo (tão fatal como o destino...) e "visitei" várias instituições bancárias e as 2 que me deram as melhores condições foram a CGD e o Barclays. Com o Barclays poupo cerca de 100 euros nos primeiros 2 anos e depois cerca de 50 euros nos restantes relativamente à CGD. O problema é o seguinte: ouço falar tão mal deste banco...

E tenho algumas dúvidas:

- o spread pode ser alterado sem aviso prévio? as condições são a domiciliação dos ordenados, de 2 pagamentos e a solução integrada

- porq é q tenho que fazer a indexação à Euribor a 3 meses? É mais vantajoso para eles do q para mim ou é igual?

- Se as taxas variarem, a prestação também pode variar assim muito?

- E os seguros? Tenho q fazer pelo Barclays para ter o tal spread (0.7, que actualmente é bom, apesar de no meu antigo crédito ter um de 0.4...), mas na simulação do banco dá-me um valor e depois na simulação da seguradora dá outro valor assustadoramente superior. A explicação dada pelo gerente do balcão foi o facto de a seguradora não ter sistema informático para actualizar a prestação de acordo com o capital em dívida e faz a prestação de acordo com o capital pedido inicialmente e da actualização da idade, mas que o q vai contar é a simulação q saiu do banco (e não da seguradora) que tem em conta os 2 factores (não sei se perceberam o q escrevi...). É possível?

E o banco funciona bem?

Eu trabalho com o Montepio e não tenho queixas. O meu marido com o BPI, que acho sinceramente q é muito bom, mas com a situação actual os bancos estrangeiros são mais competitivos...

Agradeço a ajuda

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

- o spread pode ser alterado sem aviso prévio? as condições são a domiciliação dos ordenados, de 2 pagamentos e a solução integrada

Se deixares de cumprir as condições que acordaste para ter acesso a um determinado spread, o banco pode alterá-lo (afinal não cumpriste a tua parte do contrato). Mesmo assim só para os valores que estiverem estipulados no contrato.

Fora desse cenário, o spread só pode ser alterado com o acordo de ambas as partes.

- porq é q tenho que fazer a indexação à Euribor a 3 meses? É mais vantajoso para eles do q para mim ou é igual?

Pessoalmente acho que é mais vantajoso para ti porque a E3M historicamente tem sido mais baixa do que a E6M ou E12M. A principal desvantagem para ti é que a prestação muda mais vezes o que pode complicar a gestão do orçamento familiar, por mudar tão frequentemente.

- Se as taxas variarem, a prestação também pode variar assim muito?

Quanto mais deveres mais vai variar a prestação. Por exemplo, no início do empréstimo, em que a maior parte da prestação é juros e se amortiza menos, uma subida da taxa de juro de 3% para 6% pode levar a prestação quase para o dobro. O melhor mesmo é fazeres umas simulações, fazendo variar os parâmetros do empréstimo para veres o efeito que cada um tem: http://www.pedropais.com/utilidades/mapa-de-prestacoes-avancado

- E os seguros? Tenho q fazer pelo Barclays para ter o tal spread (0.7, que actualmente é bom, apesar de no meu antigo crédito ter um de 0.4...), mas na simulação do banco dá-me um valor e depois na simulação da seguradora dá outro valor assustadoramente superior. A explicação dada pelo gerente do balcão foi o facto de a seguradora não ter sistema informático para actualizar a prestação de acordo com o capital em dívida e faz a prestação de acordo com o capital pedido inicialmente e da actualização da idade, mas que o q vai contar é a simulação q saiu do banco (e não da seguradora) que tem em conta os 2 factores (não sei se perceberam o q escrevi...). É possível?

Tenho um amigo meu a quem há dias fizeram uma simulação detalhada para o seguro (ele vai contratar os seguros fora do banco e insistiu nesse ponto em todas as seguradoras onde pediu simulações). Isso basicamente implica que façam uma simulação para cada ano de vida do empréstimo, tendo em conta o capital que estiver em dívida nessa altura de acordo com a simulação do banco. A explicação dada pelo banco até pode ser a verdadeira, mas isso revela que a seguradora não se dá ao trabalho, também não é uma coisa assim tão dificil de calcular como isso...

Das opiniões que têm passado por aqui, os bancos estrangeiros realmente apresentam melhores propostas. Há certamente que te possa dar opinião mais especvializada sobre os bancos, mas em que bancos fizeste simulações?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Obrigada.

Fiz no MG, BPI, BES, CGD e Barclays. Não fiz Totta porq o meu marido já lá teve conta e detestou...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá,

Obrigada.

Fiz no MG, BPI, BES, CGD e Barclays. Não fiz Totta porq o meu marido já lá teve conta e detestou...

Por falar em bancos estrangeiros, tenho uma amiga que conseguiu boas condições no Popular e também já tem sido dito neste fórum que o Deustche Bank apresenta boas condições a nível de crédito habitação. Eu pessoalmente do que conheço de cada um acho que são bancos em crescimento que procuram atrair clientes propondo determinados produtos em melhores condições, mas a nível de comissões e despesas em geral não são propriamente simpáticos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por falar em bancos estrangeiros, tenho uma amiga que conseguiu boas condições no Popular e também já tem sido dito neste fórum que o Deustche Bank apresenta boas condições a nível de crédito habitação. Eu pessoalmente do que conheço de cada um acho que são bancos em crescimento que procuram atrair clientes propondo determinados produtos em melhores condições, mas a nível de comissões e despesas em geral não são propriamente simpáticos...

Depende de qual deles falamos ;-)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead