Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ricardorodz

Pagamento inspecção gás natural.

3 publicações neste tópico

boa tarde.

tenho uma duvida.

adquiri recentemente habitação propria e mandei meter o gás, que é natural pois o edificio é novo e já tem instalação feita de raiz.

mas agora pedem-me 45 euros pela "vistoria" para me meterem o gás.

isto está correcto? a casa é nova, sou o primeiro dono, a instalação é da inteira responsabilidade do construtor e agora tenho que pagar a certificação??

no caso de haver problemas tenho que pagar nova vistoria. isto não tem lógica nenhuma, não paguei pela vistoria da certiel porque raio tenho que pagar esta?

se alguém me esclarecer agradeço, muito obrigado.

nota: tenho placa de indução/forno electrizo(instalado pelo construtor), o único equipamento a ser alimentado a gás será a caldeira para banhos e aquecimento central, que foi instalado pelo construtor.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu caso, para me colocarem a primeira botija de gás, tive de pagar uma caução na ordem desse valor.

No seu caso, o seu construtor para certificar a instalação e obter a licença teve de pagar a inspecção à entidade competente para o efeito (embora tenha lido algures que agora basta um termo de responsabilidade).

Para que haja licença de habitabilidade, deve estar tudo conforme, caso contrário não poderia avançar para a escritura.

Parece-me que esse valor que lhe pedem deve ser para efectuar a "ligação" ao serviço de rede, tal como se paga uma caução no caso da botija de gás.

Creio também que a partir do momento que efectuou a escritura da casa, ou que a habita com acordo do construtor (mera hipótese), toda e qualquer despesa com a água, luz, gás, saneamento, telefone, etc, são da inteira responsabilidade do proprietário.

O que poderá estar a fazer confusão, é a garantia de 5 anos, para defeitos que a casa possa ter. Ai sim, a responsabilidade será do construtor.

Não sei se o elucidei!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Salvo erro, quando comprei o apartamento e fui pedir para me ligarem o gás tenho ideia de que se tivesse uma vistoria com menos de 2 anos, podia dispensar uma nova (infelizmente o anterior proprietário já tinha o apartamento há 3 anos e nem me preocupei mais com isso).

agora, não tenho a certeza se é a mesma da certiel e já muita coisa mudou nos últimos anos desde que eu comprei a casa... De qualquer forma não custa confirmar com a empresa do gás....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0