Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
ManuelaF

IRS e Reforma portuguesa e estrangeira

2 publicações neste tópico

O meu pai está reformado há cerca de 3 anos e como só recebe da reforma portuguesa cento e pouco euros nunca fez irs... mas recebe reforma do país estrangeiro onde trabalhou a vida inteira....

A minha pergunta é: como ele devia (verdade???) apresentar irs desde há 3 anos (altura em q começou a receber a reforma cá em Portugal) se for apresentar irs para o ano irão cheateá-lo com os irs passados que ele n apresentou????

Obrigada

Manuela

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tens dúvidas sobre a necessidade de meter ou não a declaração, a primeira coisa é esclarecer isso com as Finanças (telefona, provavelmente é mais rápido). Nem sequer precisas de dizer que ele já está nessa situação há 3 anos...

Supondo que a reforma que recebe de França é razoável, é capaz de ter que meter a declaração, sim, mas não há como confirmar.

Quanto a preocupações com as declarações anteriores - acho que o fisco não costuma andar a analisar o passado das pessoas, a menos que haja motivos para isso. Se ainda não vos chatearam sobre as declarações dos anos anteriores é pouco provável que o venham fazer agora (mas durante os 5 anos pode acontecer). E se a pensão vem de França não sei sequer se eles têm acesso a essa informação...

Agora, estar a adiar uma obrigação com medo do que se fez de mal no passado é que não. Até porque todos os anos o número de cruzamentos de informação aumenta e a troca de informação entre os estados da UE também está cada vez mais a aumentar e nunca se sabe quando é que eles passam a verificar isto ou aquilo... portanto, o facto de não se ter sido apanhado no passado, não é garantia de nada no ano seguinte.

Isto, claro, assumindo que a declaração é obrigatória - contacta as Finanças primeiro...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0