Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
mmatos

Actualização do prémio - Seguros de Vida

3 publicações neste tópico

Segundo o decreto-lei 222/2009 os prémios dos seguros de vida associados a créditos à habitação devem passar a ser actualizados de acordo com o capital em divida a cada mês.

Todos os meses, ao pagarmos as prestações ao banco, amortizamos parte do capital em divida,por isso o valor que pagamos pelo prémio do seguro de vida também deveria baixar, pois estamos a pagar um seguro sobre um risco de valor mais baixo. Claro que os bancos fizeram uma intrepretação à sua maneira e só estão a aplicar a lei a novos contratos, tendo os clientes com contratos antigos que solicitar por escrito a aplicação das novas normas.

No meu caso tenho dois créditos ligados à habitação: um de 20 000 e outro de 30 000 euros, tendo em princípios de Março passado, pedido via fax, a aplicação das novas normas aos meus contratos de seguro.

Até agora o valor que me tem sido cobrado pelos prémios não baixou, tendo eu ligado para a companhia de seguros (Fidelidade Mundial) a perguntar se tinha sido recepcionado o fax, o que me confirmaram.

O que eu gostaria de saber, é se alguém sabe qual o método para calcular o valor dos prémios de seguro, pois devendo eu ao banco menos dinheiro do que no inicío, o valor do prémio de seguro tem vindo sempre anualmente a aumentar.  

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Segundo o decreto-lei 222/2009 os prémios dos seguros de vida associados a créditos à habitação devem passar a ser actualizados de acordo com o capital em divida a cada mês.

...

Até agora o valor que me tem sido cobrado pelos prémios não baixou, tendo eu ligado para a companhia de seguros (Fidelidade Mundial) a perguntar se tinha sido recepcionado o fax, o que me confirmaram.

O que eu gostaria de saber, é se alguém sabe qual o método para calcular o valor dos prémios de seguro, pois devendo eu ao banco menos dinheiro do que no inicío, o valor do prémio de seguro tem vindo sempre anualmente a aumentar.  

Na teoria é assim: Prémio do seguro acompanha montante em dívida: http://www.pedropais.com/premio-do-seguro-acompanha-montante-em-divida-1042.html

Na prática, há que contar com a idade actuarial do segurado e essa nunca diminui!...  :o

Tem há disposição no artigo que referi, um modelo de carta que pode usar para enviar à sua seguradora. No entanto, parece-me que a fórmula varia de seguradora para seguradora, pois para o mesmo valor em dívida (é uma questão de pedir simulações em várias seguradoras), os prémios a pagar variam!...  >:(

Na minha opinião, só há duas ou três situações em que o prémio do seguro acompanha o montante em dívida:

- no início do crédito e quando a idade dos contraentes do seguro é baixa,

- no final do crédito em que os juros são mínimos (apesar da idade já ser elevada) e o capital amortizado é máximo,

- quando o capital amortizado é superior a 20-25% do capital em dívida. O que não está ao alcance de todos!...

Parece-me que no final do ano, deveria haver uma revisão a esta fórmula de cálculo, pois só nestes dois casos é que são actualizados os prémios dos seguros de vida o que deixa de fora a maioria dos segurados!...  :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tive e ainda continuo a ter o mesmo problema acima sitado com a Fidelidade. Enviei a carta em Dezembro passado e as prestações que paguei este ano sao todas iguais. Telefonei para lá e perguntei qual o montante em divida que tinha para pagar aquele valor de mensalidade o qual me responderam um valor acima daquilo que devo.Logo a seguirquestionei o porque da mensalidade não acompanhar o valor em divida com a CGD ao qual me responderam que o sistema informatico deles ainda não estava actualizado e que o valor que eu estava a pagar seria-me devolvido, nãosabendo era quando.Pedi entao para me enviarem uma carta a informar dessa situação mas passadas estas duas ultimas semanas ainda não recebi nada.

Vou aguardar mais uma semana e depois telefono para lá, de seguida terei que questionar deslocar-me a um balcao da Fidelidade e posteriormente fazer queixa tanto na CGD como no ISP.

Cumps,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0