Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Arlequim

Onde investir 6000 Euros?

31 publicações neste tópico

Tenho 6000e disponíveis para investir...

Estava a pensar pôr 5000 no best, aproveitar e ganhar 200 euros com a promoção deles, e investir esses 5000 num fundo moderado a médio prazo (3 anos).

E os restantes 1000 meter no PrivatBank a 4.25 TANB que iria reforçando sempre que tivesse algum dinheiro de lado.

O que acham?

Cumprimentos!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estava a pensar pôr 5000 no best, aproveitar e ganhar 200 euros com a promoção deles, e investir esses 5000 num fundo moderado a médio prazo (3 anos).

E os restantes 1000 meter no PrivatBank a 4.25 TANB que iria reforçando sempre que tivesse algum dinheiro de lado.

O que acham?

Cumprimentos!

Experimente investir num PPR (ou FPR) sem benefícios fiscais (parece-me que os juros são um pouco mais elevados) mas de capital garantido!...

Parece-me um bom plano de investimento!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Experimente investir num PPR (ou FPR) sem benefícios fiscais (parece-me que os juros são um pouco mais elevados) mas de capital garantido!...

Parece-me um bom plano de investimento!...  ;)

E no PPR pode resgatar o capital antes da reforma, sem penalizações?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Primeiro peço desculpa por não ter dado mais informações. Tenho 20 anos, sou estudante e n trabalho (para já), e o objectivo era ter o capital disponível em 2014! Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E no PPR pode resgatar o capital antes da reforma, sem penalizações?

O produto que referi, e que designei por FPR, neste caso será um PPR de características especiais. Quais?

Trata-se de um fundo (tal como desejado pelo Arlequim) cujo capital é garantido e caso não seja apresentado no IRS, não terá direito ao respectivo benefício fiscal e nem as penalizações inerentes aos PPR tradicionais. A única penalização, será a comissão (é necessário observar o prospecto ou Ficha Normalizada do produto) a pagar no caso de antecipar o reembolso do dito FPR (ou PPR)!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Primeiro peço desculpa por não ter dado mais informações. Tenho 20 anos, sou estudante e n trabalho (para já), e o objectivo era ter o capital disponível em 2014! Obrigado!

Tal como disse anteriormente, parece-me um bom investimento para o prazo temporal que apresenta, pois não encontra no mercado um produto onde investindo apenas 2500€, ao fim de 1 ano lhe dê 200€ de lucro. Há por aqui tópicos relacionados com essa promoção do BEST e devo alertá-lo para o seguinte: deve possuir 2 aplicações diferentes nesse banco. Ora, se investir os tais 5000€ num fundo (um FPR, por exemplo), pode depois investir 100€ numa conta a prazo normal só para possuir 2 produtos e poder assim beneficiar dos tais 200€!...  ;)

Em relação ao Privatbank, também me parece ser uma boa opção, atendendo à oferta do mercado actual. Mas sobre esse banco, poderão haver outras opiniões e por isso é melhor aguardar mais algumas opiniões!...  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O produto que referi, e que designei por FPR, neste caso será um PPR de características especiais. Quais?

Trata-se de um fundo (tal o desejado pelo Arlequim) cujo capital é garantido e caso não seja apresentado no IRS para efeitos de IRS, não terá benefícios fiscais e nem as penalizações inerentes aos PPR tradicionais. A única penalização, será a comissão (é necessário observar o prospecto ou Ficha Normalizada do produto) a pagar no caso de antecipar o reembolso do dito FPR (ou PPR)!...  ;)

Já agora sabes se no BPI existe algum FPR cujo capital seja garantido, e sem penalizações (se não usufruir dos benefícios fiscais como é óbvio)?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já agora sabes se no BPI existe algum FPR cujo capital seja garantido, e sem penalizações (se não usufruir dos benefícios fiscais como é óbvio)?

Não sei, mas é uma questão de perguntar ao seu gestor de conta ou a um funcionário do BPI, caso tenha conta nesta instituição!...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que acham?

Cumprimentos!

Parece-me uma boa abordagem, tendo em conta as opções actualmente disponíveis.

Se a promoção dos 200 euros no Best também incluir produtos de capital garantido com prazo de (ou desmobilização sem penalização após) apenas 1 ano, eu optaria antes por esse prazo menor. Mas isso sou eu, que acredito pouco nos produtos do Best renderem mais que a Conta Poupança do PrivatBank.

É importante clarificar que a Conta Poupança, devido à capitalização diária de juros, corresponde na realidade a uma TANB aproximada de 4,34%. Podes chegar a esse valor fazendo uma folha Excel com 365 linhas (os dias do ano) e 2 colunas. Na primeira linha (célula A1) colocas o montante que investes inicialmente e na segunda coluna (célula A2) a fórmula do juro diário. Na segunda linha colocas na primeira coluna (A2) o montante já com o juro do dia anterior e na segunda coluna (B2) novamente a fórmula do juro. E assim sucessivamente, para os 365 dias do ano. Na linha 366 (célula B366) fazes a soma do juro acumulado ao longo do ano, que se dividires pelo montante inicialmente investido verás que te dá cerca de 4,34%.

[table]

[tr][td]|[/td][td]1000[/td][td]|[/td][td]=(A1*0,0425)/365[/td][td]|[/td][/tr]

[tr][td]|[/td][td]=A1+B1[/td][td]|[/td][td]=(A2*0,0425)/365[/td][td]|[/td][/tr]

[tr][td]|[/td][td]...[/td][td]|[/td][td]...[/td][td]|[/td][/tr]

[tr][td]|[/td][td]=A364+B364[/td][td]|[/td][td]=(A365*0,0425)/365[/td][td]|[/td][/tr]

[tr][td]|[/td][td][/td][td]|[/td][td]=SOMA(B1:B365)[/td][td]|[/td][/tr]

[/table]

Penso que este cálculo está correcto, se alguém detectar uma imprecisão por favor avise!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Tal como disse anteriormente, parece-me um bom investimento para o prazo temporal que apresenta, pois não encontra no mercado um produto onde investindo apenas 2500€, ao fim de 1 ano lhe dê 200€ de lucro. Há por aqui tópicos relacionados com essa promoção do BEST e devo alertá-lo para o seguinte: deve possuir 2 aplicações diferentes nesse banco. Ora, se investir os tais 5000€ num fundo (um FPR, por exemplo), pode depois investir 100€ numa conta a prazo normal só para possuir 2 produtos e poder assim beneficiar dos tais 200€!...  ;)

Em relação ao Privatbank, também me parece ser uma boa opção, atendendo à oferta do mercado actual. Mas sobre esse banco, poderão haver outras opiniões e por isso é melhor aguardar mais algumas opiniões!...  :)

Obrigado. Primeiro vi apenas PPR daí a minha confusão. Estive a ver o FPR, apesar de inicialmente ter pensado num fundo tipo standart, dos deles para cada carteira de investidor; mas parece-me muito interessante o FPR!

Parece-me uma boa abordagem, tendo em conta as opções actualmente disponíveis.

Se a promoção dos 200 euros no Best também incluir produtos de capital garantido com prazo de (ou desmobilização sem penalização após) apenas 1 ano, eu optaria antes por esse prazo menor. Mas isso sou eu, que acredito pouco nos produtos do Best renderem mais que a Conta Poupança do PrivatBank.

É importante clarificar que a Conta Poupança, devido à capitalização diária de juros, corresponde na realidade a uma TANB aproximada de 4,34%. Podes chegar a esse valor fazendo uma folha Excel com 365 linhas (os dias do ano) e 2 colunas. Na primeira linha (célula A1) colocas o montante que investes inicialmente e na segunda coluna (célula A2) a fórmula do juro diário. Na segunda linha colocas na primeira coluna (A2) o montante já com o juro do dia anterior e na segunda coluna (B2) novamente a fórmula do juro. E assim sucessivamente, para os 365 dias do ano. Na linha 366 (célula B366) fazes a soma do juro acumulado ao longo do ano, que se dividires pelo montante inicialmente investido verás que te dá cerca de 4,34%.

[table]

[tr][td]|[/td][td]1000[/td][td]|[/td][td]=(A1*0,0425)/365[/td][td]|[/td][/tr]

[tr][td]|[/td][td]=A1+B1[/td][td]|[/td][td]=(A2*0,0425)/365[/td][td]|[/td][/tr]

[tr][td]|[/td][td]...[/td][td]|[/td][td]...[/td][td]|[/td][/tr]

[tr][td]|[/td][td]=A364+B364[/td][td]|[/td][td]=(A365*0,0425)/365[/td][td]|[/td][/tr]

[tr][td]|[/td][td][/td][td]|[/td][td]=SOMA(B1:B365)[/td][td]|[/td][/tr]

[/table]

Penso que este cálculo está correcto, se alguém detectar uma imprecisão por favor avise!

Fiz e deu-me o mesmíssimo resultado! Sinceramente se pudesse poria mais no privatBank, 4.25 já é muito bom, 4.38 melhor! Mas o meu pai torceu o nariz, assumiu que o banco havia de ser um bpn...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sinceramente se pudesse poria mais no privatBank, 4.25 já é muito bom, 4.38 melhor! Mas o meu pai torceu o nariz, assumiu que o banco havia de ser um bpn...

É 4.34, certo?

Que eu saiba (corrijam-me se estiver errado), todos os Depósitos a Prazo do BPN foram pagos aos clientes a tempo e horas. Não confundir com outros tipos de produtos não abrangidos pelo Fundo de Garantia (como obrigações).

Posso-te dizer que sou cliente do PrivatBank desde 2008 e não tive até agora quaisquer problemas. E que fui cliente do BPN até meados de 2009 também sem problemas (deixei de o ser quando começaram a praticar as mesmas taxas que os outros bancos).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É 4.34, certo?

Que eu saiba (corrijam-me se estiver errado), todos os Depósitos a Prazo do BPN foram pagos aos clientes a tempo e horas. Não confundir com outros tipos de produtos não abrangidos pelo Fundo de Garantia (como obrigações).

Posso-te dizer que sou cliente do PrivatBank desde 2008 e não tive até agora quaisquer problemas.

Sim, sim 4.34

Pensava que não... Mostra o poder dos mídia  :-\

Vou tentar convencê-lo e pôr "apenas" 2500 no best!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só para clarificar - a TANB é mesmo 4,25%

O que estiveste a calcular chama-se TAE (Taxa Anual Efectiva) ;)

Só uma dúvida: os juros são mesmo creditados diariamente?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

"Pagamento de juros: o juro em euros é calculado diariamente e é depois adicionado ao montante principal do depósito.  Pode escolher a forma mais conveniente de receber o seu juro de rendimentos: em numerário ou através de transferência para uma conta à ordem. "

Fonte: http://www.privatbank.pt/pt/private/deposits/conta-poupanca/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vou tentar convencê-lo e pôr "apenas" 2500 no best!

Antes de se decidir pelo fifty/fifty, procure saber junto de um funcionário do banco (há contactos aqui: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2051.0.html) qual a rentabilidade líquida anual para o FPR de capital garantido que eles comercializam e já agora peça também o prospecto e/ou a FIN!...  ;)

Mas se no final se decidir pelo fifty/fifty também me parece um bom investimento, pois em termos de rentabilidades líquidas deve andar "ela por ela"!...  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só para clarificar - a TANB é mesmo 4,25%

O que estiveste a calcular chama-se TAE (Taxa Anual Efectiva) ;)

Obrigado pelo esclarecimento :)

Só uma dúvida: os juros são mesmo creditados diariamente?

São. Todos os dias o montante é actualizado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

São. Todos os dias o montante é actualizado.

Uma taxa diária raramente dá um valor muito certo... portanto é sempre preciso fazer o arredondamento do valor.

Juros calculados todos os dias dão direito, ao fim de 260 dias úteis (imagino que ao fim de semana não creditem juros :)), a diferenças que podem chegar a 1€ ou 2€ por poupança (para cima ou para baixo, depende do valor que estiver na poupança). (Mas também, com uma taxa dessas, quem é que vai notas a diferença de 1€ ou 2€? ;D)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Certo, a TAE ;) indicada é aproximada.

(imagino que ao fim de semana não creditem juros :)),

Creditam 3x às segundas-feiras. :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creditam 3x às segundas-feiras. :)

O que eu queria dizer é que sendo 260 parcelas são 260 erros de arredondamento que se vão adicionando uns aos outros (às vezes podem cancelar-se uns aos outros, outras não, depende dos valores). Obviamente não quis dizer que os fins de semana não contam para cálculo dos juros - às segundas feiras credita-se o triplo do valor mas só há um erro de arredondamento (ou creditam mesmo 3 parcelas separadas?)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

às segundas feiras credita-se o triplo do valor mas só há um erro de arredondamento (ou creditam mesmo 3 parcelas separadas?)

Creditam 3 parcelas separadas, o que me parece mais justo pois cada uma tem já em conta o montante actualizado com as anteriores. Por exemplo, esta segunda feira o meu terceiro crédito foi de mais 1 cêntimo que os primeiros dois. Portanto às segundas feiras há 3 erros de arredondamento ;) . Mas é como dizes, passado algum tempo a tendência será para uma divergência de pouca importância.

Dado que o melhor Depósito a Prazo tem a mesma TANB, a Conta Poupança parece-me ser o melhor produto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Creditam 3 parcelas separadas, o que me parece mais justo pois cada uma tem já em conta o montante actualizado com as anteriores.

Ok, tens razão, faz mais sentido que sejam as 365 parcelas então :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Queria dar aqui uma notícia: Hoje fui levantar os CA e fiquei muito contente ao ver que tinha mais que os que o IGCP me tinha dito ter. Assim sem fazer nada, ganhei 3000 euros (em CA que não estavam na folha que o IGCP manda todos os anos). Agora a questão é o que fazer a estes 3000, provavelmente vão para o Privat  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Queria dar aqui uma notícia: Hoje fui levantar os CA e fiquei muito contente ao ver que tinha mais que os que o IGCP me tinha dito ter. Assim sem fazer nada, ganhei 3000 euros (em CA que não estavam na folha que o IGCP manda todos os anos). Agora a questão é o que fazer a estes 3000, provavelmente vão para o Privat  ;D

Parabéns!

Isso é que vão ser umas férias... mas com moderação!...  :D

Eu ia para o fifty/fifty pois o BEST tem umas boas promoções!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parabéns!

Isso é que vão ser umas férias... mas com moderação!...   :D

Eu ia para o fifty/fifty pois o BEST tem umas boas promoções!...  ;)

Podes especificar? Obrigado, abraço!
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora lê, com atenção, todas as mensagens que deixei aqui no tópico logo a seguir à primeira!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0