Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Miguel_Reis

Duvida acto unico

17 publicações neste tópico

Boa noite pessoal sou novo por aqui.

Bem a minha duvida é a seguinte a minha namorada trabalhou desde meio de outubro até ao final do mês de maio numa farmacia em Part Time e agora foi tratar com a mulher la que organiza a contabilidade da farmacia e nós os 2 achamos que este papel do acto unico não esta bem como tambem não percebemos muito disto espero que me ajudem.

Então é assim no papes aparece isto:

1 - Honorarios (Prestacao de serviços)  3456,00€

2 - IVA (20%)  691,20€

3 - Subtotal (1)+(2)  4147,20€

4 - IRS retenção na fonte taxa de 20%  691,20€

5 - Total a receber (3)-(4)  3456,00€

E depois aparece "importacia liquida a receber e diz que é os 3456,00€

Mas Então ela recebeu os 3456€ e a farmacia diz que desse valor ela tem de pagar os 20% de iva nas financas e tem de dar a farmacia os outros 691,20€ relativos aos 20% da retenção.

Ou seja dos 3456€ ela fica sem 40% do ordenado??

Não era a farmacia que lhe tinha de dar 691,20€ a mais para ela levar as financas?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Está tudo certo.

A farmácia reteve-lhe 20% para IRS (a farmácia é que se encarrega de o entregar às Finanças).

Para além disso, pagou-lhe mais 20% de IVA - para ela entregar nas Finanças pois o IVA é responsabilidade dela.

Não era a farmacia que lhe tinha de dar 691,20€ a mais para ela levar as financas?

E deu... são os 20% do IVA. Só que como faz a retenção na fonte de outros 20% parece-vos que está na mesma...

De qualquer forma, quando para o ano ela preencher a declaração de IRS, se já tiver sido retido mais dinheiro na fonte que o imposto que ela tem que pagar, uma parte será reembolsada. Quanto ao IVA não há muito a fazer... a menos que ela possa descontar o IVA de algumas coisas que precisou para exercer o trabalho.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não mas acho que não me fiz entender.

Ela recebeu ao todo da farmacia os 3456€ não recebeu mais nada mesmo. E da farmacia agora disseram lhe que desses 3456€ ela tem de dar 691€ as financas e 691€ a farmacia ou seja ela dos 3456€ fica sem 1382€.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não mas acho que não me fiz entender.

Ela recebeu ao todo da farmacia os 3456€ não recebeu mais nada mesmo. E da farmacia agora disseram lhe que desses 3456€ ela tem de dar 691€ as financas e 691€ a farmacia ou seja ela dos 3456€ fica sem 1382€.

Eu é que acho que não me fiz entender. Nem tu entendeste o que está no recibo.

Vamos lá a ver:

Ela recebe 3456€

Disso descontam 20%, a título de retenção na fonte de IRS para entregar ao Estado. Ou seja, o salário líquido dela é de 2764,80€.

Mas como ela tem que cobrar IVA, acrescenta 20% ao preço (sobre o valor bruto) que cobra naturalmente à farmácia. Eles entregam-lhe então mais 691,20€ que, por sua vez, ela tem que entregar ao Estado.

Em resumo:

- a farmácia gasta 4147,20€ (3456€ + 20% IVA)

- a tua namorada recebe da farmácia 3456€ (já sem o montante que é retido na fonte para efeitos de IRS) mas como tem que entregar o IVA, no fim ela fica com 2764,80€ para ela.

- o Estado recebe 1382,40€ (metade por via da retenção na fonte para IRS que a farmácia lhe entrega e metade por via do IVA que é entregue pela tua namorada)

NOTA: Estes valores podem mudar ligeiramente quando a tua namorada meter a declaração de IRS e for feito o acerto de contas - nessa altura o Estado pode reembolsar parte dos 691,20€ que foram retidos na fonte ou ela ainda pode ter de acrescentar mais algum dinheiro, dependendo do valor de imposto que for apurado nessa altura... Mas isso só lá para Abril ou Maio...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

SIm eu percebi bem o que disses te.

Mas a farmacia pagou lhe 3456€ brutos e a senhora da contabilidade disse lhe que agora ela tem de tirar 691€ desses 3456€ para levar as financas e tem de tirar outros 691 do ordenado bruto tambem para dar a farmacia. Ou seja o ordenado liquido dela são os 2074€ isto segundo a farmacia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

SIm eu percebi bem o que disses te.

Mas a farmacia pagou lhe 3456€ brutos e a senhora da contabilidade disse lhe que agora ela tem de tirar 691€ desses 3456€ para levar as financas e tem de tirar outros 691 do ordenado bruto tambem para dar a farmacia. Ou seja o ordenado liquido dela são os 2074€ isto segundo a farmacia.

E ela apresenta o recibo que comprova que já pagou os 691 à farmácia...

(parece-me que entre a senhora da contabilidade, a tua namorada e tu, há alguém que não está a fazer passar bem a mensagem - quando a cadeia é muito grande, a probabilidade de erros de transmissão aumenta ;))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Agora não percebi.

Tipo a mulher disse lhe que ela tinha desses 3456 tirar 691 para levar as financas e tinha de dar outros 691 a farmacia. O que foi acordado foi que esses 691 da retencao da fonte para a farmacia ela ia trabalhar um mes e tal para pagar esse valor em horas de trabalho.

Mas o que eu pensei quer deveria ser era ela recebia os 3456 dava 691 a farmacia mas a farmacia e que tinha de dar os outros 691 para as financas

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas o que eu pensei quer deveria ser era ela recebia os 3456 dava 691 a farmacia mas a farmacia e que tinha de dar os outros 691 para as financas

E foi isso que aconteceu... e tem sido isso que eu tenho estado a dizer, ou não?

Ela recebeu 3456, deixou 691,20 na farmácia, a título de retenção na fonte e a farmácia ainda acrescentou mais 691,20 de IVA para a tua namorada entregar nas Finanças...

(o mal disto tudo é a taxa de IVA ser igual à de retenção na fonte... venha o IVA a 21% :P)

Agora não percebi.

Tipo a mulher disse lhe que ela tinha desses 3456 tirar 691 para levar as financas e tinha de dar outros 691 a farmacia. O que foi acordado foi que esses 691 da retencao da fonte para a farmacia ela ia trabalhar um mes e tal para pagar esse valor em horas de trabalho.

Pois, agora quem não percebi fui eu...

Das duas uma - ou há para ái uma confusão qualquer, ou a tua namorada andou a trabalhar o último mês de graça... Ela não tem que trabalhar a mais para pagar os impostos - o que lhe pagam pelo trabalho já tem que contemplar esses custos todos...

O que é que tinha sido estabelecido no acordo incial, afinal? O que diz o contrato?

(P.S: Não queres dizer à tua namorada para vir cá ela contar a história? Um intermediário a menos era capaz de ajudar a evitar equívocos...).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ela esta aqui comigo e esta a dizer exactamente o que estou a dizer.

Não foi feito nenhum contrato disseram lhe que iria receber 5€ a hora ou um valor desse genero depois dependia se era fim de semana ou feriados que o valor era superior.

A ver se agora me explico.

Paulo vamor supor que o IVA já estava nos 21% que éo que vai acontecer para assim os 2 valores serem diferentes.

- Então ela recebeu da farmacia os 3456€.

- A contabelista diz que ela tem agora desses 3456 que recebeu de honorarios pagar o IVA as finanças de 21% que da 725,76€ que ela tem de levar as financas e assim fica com 2730,24€

- A contabilista diz que ela tem de dar a farmacia 691€ dos 20% do IRS retençao a fonte ou seja agora fica com 2039€

- Ao todo de IRS e de IVA ela tem de pagar 1416,96€ que tem de tirar dos 3456€ dos honorarios foi isto que a mulher lhe disse

Fiz me entender agora?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Paulo vamor supor que o IVA já estava nos 21% que éo que vai acontecer para assim os 2 valores serem diferentes.

- Então ela recebeu da farmacia os 3456€.

- A contabelista diz que ela tem agora desses 3456 que recebeu de honorarios pagar o IVA as finanças de 21% que da 725,76€ que ela tem de levar as financas e assim fica com 2730,24€

- A contabilista diz que ela tem de dar a farmacia 691€ dos 20% do IRS retençao a fonte ou seja agora fica com 2039€

- Ao todo de IRS e de IVA ela tem de pagar 1416,96€ que tem de tirar dos 3456€ dos honorarios foi isto que a mulher lhe disse

Fiz me entender agora?

Não...

- se o IVA estivesse nos 21% ela não recebia os 3456 mas sim 3490,56 (3456 - 3456 * 20% + 3456 * 21%).

- a parte do IVA ser 725,76 e ela ter que o entregar nas Finanças está certa. Mas depois disso fica com 2764,80€

- não sei o que a contabilista lhe disse. Ou ela disse mal ou a tua namorada percebeu mal. Mas o que é um facto é que por aquilo que disseste logo na primeira mensagem, o recibo diz que já entregou à farmácia 691,2€. Ou seja, essa parte já está despachada, não tem que o pagar outra vez. Aliás, a farmácia só lhe entregaria os 3490,56 justamente porque já fazer a retenção na fonte (é por isso que se chama retenção na fonte - nem chega a ser entregue), senão a farmácia tinha que entregar muito mais como eu disse há bocado. Ao fim e ao cabo a farmácia está a pagar esse dinheiro todo só que uma parte é entregue directamente pela farmácia ao Estado.

Ou seja, no fim a tua namorada não fica com 2000 e tal euros, mas sim com os 2764,80€, aqui é que está a confusão (agora não sei de quem é, mas alguém está a fazer confusão).

- Ao todo de IRS e de IVA ela tem de pagar 1416,96€ sim... mas não os tira dos 3456 mas sim dos 4181,76€ que a farmácia desembolsa com essa história toda (3456 + 21% IVA). Parte desse dinheiro a farmácia nem o chega a entregar à tua namorada, justamente porque ela os deve dar à farmácia... não faria sentido dar para devolver logo a seguir outra vez...

Como parece que ambos estamos irredutíveis na nossa opinião, e se ainda não me tiver feito entender sugiro o seguinte: ou esperar que mais alguém comente (eu já não sei de que mais formas diferentes consigo explicar isto) ou então confrontarem a contabilista da farmácia e pedirem-lhe para explicar melhor as contas outra vez...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim ja percebi agora exactamente o que me explicaste.

Mas ela recebeu os 3456 e a contabilista diz que ela tem agora de dar tambem os 20% da retencao a farmacia e ja lhe foi tirado 200 e tal euros para cobrir essa retencao e como ela vai voltar para trabalhar la em Agosto os outros 400 e tal euros que esta a dever de retencao a farmacia ela vai pagar com horas de trabalho

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim ja percebi agora exactamente o que me explicaste.

Mas ela recebeu os 3456 e a contabilista diz que ela tem agora de dar tambem os 20% da retencao a farmacia e ja lhe foi tirado 200 e tal euros para cobrir essa retencao e como ela vai voltar para trabalhar la em Agosto os outros 400 e tal euros que esta a dever de retencao a farmacia ela vai pagar com horas de trabalho

Então ela apresenta o recibo que leh passaram da primeira vez, como comprovativo de que a retenção na fonte já foi feita e está paga. A farmácia não tem de descontar mais nada...

E ela que pergunte nas Finanças como é que pode confirmar se a farmácia entregou a retenção na fonte ou não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A tua namorada tem a receber da farmacia 3456 €. Nem mais, nem menos.

1 - Honorarios (Prestacao de serviços)  3456,00€

2 - IVA (20%)  691,20€

3 - Subtotal (1)+(2)  4147,20€

4 - IRS retenção na fonte taxa de 20%  691,20€

5 - Total a receber (3)-(4)  3456,00€

Depois a tua namorada vai à repartição de finanças e paga o iva prestado 691,20 €

Em relação à retenção, a farmacia entrega esse dinheiro ao estado, mas que pode ser recuperado pela tua namorada quando preencher o modelo 3 (IRS)

A contabilista no proximo ano apresenta o modelo 10 às finanças (retenções que a empresa pagou ao estado referente a todas as entidades). Nessa altura a contabilista apresenta nesse modelo que a farmacia fez uma retenção no ano 2010 no valor 691,20 € referente ao nif da tua namorada.

Na altura de preencher o modelo 3 (IRS) a tua namorada já terá o valor preenchido quer dos honorários e quer da retenção.

Imagina que após preencher a modelo 3. A tua namorada tinha de pagar 200 € de IRS referente ao ano 2010, mas como já tinha uma retenção 691,20 €, em vez de pagar irá receber 491,20 € de reembolso.

Espero que esta explicação seja suficiente.

Volto a repetir a retenção não significa que a farmacia está a tirar o dinheira da tua namorada, na realidade a firma está entregar esse dinheiro ao estado e depois a tua namorada pode recuperar esse dinheiro quando preencher o modelo 3 (IRS).

Acredita está tudo correcto. Eu tambem sou contabilista.

David

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois eu percebi mas outros contabilistas que ela cunhece disseram lhe que era recebi os 3456 limpos e depois davam lhe mais 691€ para ele levar as finanças relativas ao IVA.

Porque depois nesse mesmo papel que lhe deram diz la ordenado liquido 3456€ mas esse não e o bruto porque desse ordenado ainda tem a falar os 691 as finanças portanto o liquido eram os 2765€ ou não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois eu percebi mas outros contabilistas que ela cunhece disseram lhe que era recebi os 3456 limpos e depois davam lhe mais 691€ para ele levar as finanças relativas ao IVA.

Porque depois nesse mesmo papel que lhe deram diz la ordenado liquido 3456€ mas esse não e o bruto porque desse ordenado ainda tem a falar os 691 as finanças portanto o liquido eram os 2765€ ou não?

Claro que não... O IVA e a retenção têm sempre de ser facturados à parte...

Quanto à retenção está tudo esclarecido. Quanto ao IVA, eu n sei se percebi bem, mas no final dessa novela toda que contaste, o que eu acho é que a farmácia está a escusar-se a pagar o IVA, atribuindo à tua namorada a obrigação de ser ela a suportar do seu vencimento o encargo!

Devo dizer que essa prática é frequente da parte de muitos empregadores de trabalhadores temporários, que desculpam-se com o desconhecimento da lei, mas é claramente ilegal. Basta pensar que quando contratamos um serviço de um qualquer profissional (por ex: oficina de mecânica,canalização,const.civil,solicitadoria) e queremos factura do serviço prestado, temos de suportar o encargo adicional, respeitando ao IVA, que NUNCA é retirado do valor do trabalho, enquanto imposto indirecto que é, deve sempre ser pago pelo beneficiário do serviço, neste caso, é a farmácia (que requisitou os serviços da tua namorada enquanto sua trabalhadora...)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois isso mesmo a farmacia é que tem de lhe dar o IVA para ela o levar as finanças.

A farmacia ate se pode desculpar dizendo que nos 3456 já esta o IVA mas no papel do acto unico diz bem que os 3456€ são liquidos sem IVA nem nada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois isso mesmo a farmacia é que tem de lhe dar o IVA para ela o levar as finanças.

A farmacia ate se pode desculpar dizendo que nos 3456 já esta o IVA mas no papel do acto unico diz bem que os 3456€ são liquidos sem IVA nem nada

Eu acho que já percebi a tua confusão - o valor líquido para a farmácia é o que a farmácia entrega à tua namorada (IVA incluído)

Tu estás a pensar em termos daquilo com que ela fica, já depois do IVA descontado...

Mas quanto a isso a farmácia já não pode saber qual o valor... imagina que a tua namorada podia deduzir o IVA de despesas que teve para fazer o trabalho: em vez de entregar os 691,20€ às Finanças, podia ter de entregar só uma parte... não faz sentido a farmácia ter de saber se ela efectivamente vai entregar o IVA todo às Finanças ou não para poder chamar salário líquido a outra coisa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0