Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
josejose

pagamento incorrecto de salario

7 publicações neste tópico

boa tarde

eu tenho um contrato de trabalho de 6 meses com a retribuicao de 800 euros mes mas o meu patrao

so me paga no recibo 700 euros (quantia escrita no recibo e paga ) desde o inicio do contrato .

este mes falei com o tipo mas a unica resposta que obtive e que ia ver o que se passava ,mas e obvio

que eu nao gostei da resposta pois o individuo disse-me no inicio(verbalmente) que me pagava a quantia

que estava escrita no contrato.

a minha pergunta e: o que eu devo fazer apartir daqui se ele nao pagar o que me deve.

os meus cumprimentos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa tarde

eu tenho um contrato de trabalho de 6 meses com a retribuicao de 800 euros mes mas o meu patrao

so me paga no recibo 700 euros (quantia escrita no recibo e paga ) desde o inicio do contrato .

este mes falei com o tipo mas a unica resposta que obtive e que ia ver o que se passava ,mas e obvio

que eu nao gostei da resposta pois o individuo disse-me no inicio(verbalmente) que me pagava a quantia

que estava escrita no contrato.

a minha pergunta e: o que eu devo fazer apartir daqui se ele nao pagar o que me deve.

os meus cumprimentos.

Tem que ver se esse valor que recebe (está no recibo) é o valor líquido ou bruto. Normalmente, o valor que está no contrato é o valor ilíquido, não sendo por isso correspondente ao valo recebido, visto que há os decontos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o teu patrão TEM que te pagar os 800 euros, quando se contrata um salário com um trabalhador estamos a falar de valor bruto (antes de impostos) e não liquido (depois de impostos). Compete-te a ti, depois, pagar o IRS respectivo.

Um dos meus filhos, no seu 1º emprego e durante os primeiros 6 meses esteve numa situação dessas: a empresa combinou um salário de 1000 euros sendo 700 com recibo verde e 300 em dinheiro vivo - que sempre foi pago.

No final dos 6 meses fizeram-lhe um contracto de trabalho por 1000 euros e sempre os pagaram pontualmente, mas sem recibos, ou seja como trabalhador dependente com contrato a termo.

Agora, evidentemente, se o teu patrão está de má fé só tens duas soluções: ou aceitas até arranjar outra coisa ou piras-te e deixa-lo pendurado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

evidentemente que estou a supor que não fazes retenção na fonte: se o fazes isso deve vir mencionado no recibo, ou seja 800 euros de salário e 100 euros de retenção na fonte, p.ex., sendo nesse caso a quantia liquida 700 euros: mas nesse caso já estás a pagar o teu irs mensalmente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ola

eu tenho no recibo com a descricao de vencimento 700 euros brutos e no contrato como

retribuicao 800 euros  e eu penso que em ambos aparece sempre em brutos.

portanto eu queria saber qual o proximo passo que eu posso tyomar para tentar resolver a situacao uma vez que

ja falei com o patrao

obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Apresenta o caso na Autoridade para as Condições do Trabalho.

Tem contigo o contrato e os recibos quando entrares em contacto com eles...

http://www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/QueixasDenuncias/Paginas/default.aspx

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

se o contrato diz 800 euros evidentemente que a empresa tem que pagar os 800, como disse. O pauloaguia dá-te o conselho de falares com a ACT : é um bom conselho, mas 1º tenta chegar a uma solução com o teu patrão: pergunta-lhe qual a explicação que te oferece para não te pagar o contratualizado !  O homem, se não for bicho, deve dar-te uma explicação !

Se fores para a ACT prepara-te para procurar emprego - duvido que o patrão, se estiver de má fé , esteja disposto a continuar a ter-te na empresa depois de teres feito queixa dele: eu, se fosse a ti e caso não obtivesse uma muito boa explicação, procurava emprego e depois de estar no novo emprego fazia a queixa na ACT e tentava ser pago pelas quantias em dívida !

Mas, quanto a mim, a primeira coisa a fazer é dizeres ao senhor patrão que gostavas de receber o que está escrito no contrato. Não há aí alguém - um contabilista, uma senhora da secção de pessoal, ou coisa do género - a quem possas falar no assunto e "tirar nabos da púcara" ?  Talvez o engano seja de um tipo qualquer desses e não do patrão ...?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0