Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
jcpr

IRS - Oh não... mais uma pergunta sobre Mais-Valias vs Amortização do empréstimo

2 publicações neste tópico

Olá a todos,

O meu nome é José e tenho uma dúvida que me anda a azucrinar, sobretudo por causa, das diferenças de informação entre alguns sites. Isto prende-se essencialmente com a possibilidade, ou não, de utilizar o resultado da venda da minha casa antiga como reinvestimento de mais-valias na venda da mesma.

De uma maneira muito simples:

Casa velha -> Comprada em Maio 1999, vendida em Novembro 2009. Comprei por 65000€ vendi por 98000€

Casa nova -> comprada em Agosto 2009. Comprada por 226.500. Pedi empréstimo de 211.500€ porque não tinha mais dinheiro para dar de entrada.

Abati 34.176€ no empréstimo em Dezembro 2009, porque pretendia capitalizar nas mais-valias.

Agora tenho lido que  não valeu a pena porque só posso utilizar como reinvestimento 226.500 - 211.500.

A questão é... Se eu tivesse vendido a minha casa velha antes de comprar a nova, tinha pedido empréstimo de apenas 211.500 - 34.176€ ou seja 176.000€ e não pagava mais valias. Porque tive o azar de vender depois, já não o posso fazer?

Parece um bocado injusto, não?

Depois há sites como o do Millenniumbcp que dizem que pode ser reutilizado, e há outros que não.

Tou completamente perdido, até porque a diferença no meu caso equivale a mais ou menos 800€ que é muito dinheiro e que faz muita falta.

Alguém pode ajudar?

Um abraço a todos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mesmo que só seja considerado como reinvestimento o que deste de entrada sem recorrer ao empréstimo (15.000€), chega perfeitamente para cobrir a tua mais valia.

Se compraste em 1999 tens que corrigir o valor de aquisição com um factor de 1,31. Ou seja, a tua mais valia foi de 98.000 - 1,31 * 65.000 = 12,850. Descontando os encargos (IMT, registos, etc) ainda foi menos. E disto, só metade é tributado...

Aqueles 15.000€ que deste de entrada chegam e sobram para ser tudo considerado reinvestimento...

Suponho que já conheces, mas tá tudo explicado aqui: http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743 ;)

Depois há sites como o do Millenniumbcp que dizem que pode ser reutilizado...

??? Nesse site diz:

se apesar de adquirir outro imóvel para habitação, financiar tal aquisição com novo crédito à habitação, apenas se considera reinvestimento o valor de aquisição pago sem recurso a crédito à habitação.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0