desunido_de_força

IRS : CUIDADO, AGORA O SISTEMA VERIFICA OS NIFS DOS DEPENDENTES

18 publicações neste tópico

No preenchimento pela NET, o sistema travou e pediu o NIF dos meus filhos pela primeira vez em 16 anos,

Por mero acaso, os BI caducaram recentemente e como o cartão de cidadão entrou em vigor, foram emitidos NIFs para os dois. é de notar que este cartão é válido 6 anos quando o BI era para 10 anos, daqui 6 anos, já sei, pagar e pagar outra vez >:(

Ora quem está distráido e não está informado pode não poder entregar o IRS no prazo, a depender das diligências a efectuar.

Pasmo-me sempre com essa POUCA VERGONHA de quem dirige esta casa Portugal.

Visto da administração fiscal, é útil pedir o NIF , então mete-se à força ! >:(

Uma alteração desta natureza  num país civilizado seria muito publicitada visto que afecta um universo importante de contribuintes mas em Portugal SIMPLEXmente  faz-se.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia.

Os dependentes possuem algum tipo de rendimento ou benefício?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assim de repente só me lembro de ser pedido o NIF para as despesas com lares... Mesmo nas despesas de educação só é pedido o número de dependentes e não o seu NIF...

Qual era o campo em causa?

P.S: O meu BI sempre teve uma validade de 5 anos, nunca 10 :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Assim de repente só me lembro de ser pedido o NIF para as despesas com lares... Mesmo nas despesas de educação só é pedido o número de dependentes e não o seu NIF...

Qual era o campo em causa?

P.S: O meu BI sempre teve uma validade de 5 anos, nunca 10 :-\

Não me parece que os dependentes devam "obrigatoriamente" apresentar o NIF na declaração do IRS, a não ser que tenham rendimentos a declarar ou que sejam maiores. Não haverá por ai excesso de zelo?

Se for a uma Repartição das Finanças poderia ficar mais descansado em relação a esse assunto!...

O meu BI tem "validade" de 10 anos. Ou seja, em princípio deveria durar até 2013. No entanto, já me disseram que até 2012 devo ir tirar o cartão único devido a um decreto de lei, não sei qual, que "obriga" todos os cidadãos a actualizar os seus dados!...  :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom, não sei se estou a perceber a questão, mas apenas é obrigatório mencionar o NIF dos dependentes no caso de estes serem titulares de rendimentos ou benefícios fiscais, conforme se pode ler nas instruções de preenchimento da própria declaração:

No acto da entrega é obrigatória a apresentação:

- Do cartão de contribuinte para os sujeitos passivos (quadro 3A), para os ascendentes (quadro 7B) e

para os dependentes que sejam titulares de rendimentos ou benefícios fiscais (quadros 3B e 3C);

Os dependentes que tenham auferido rendimentos sujeitos a IRS ou que tenham usufruído de benefícios fiscais devem

ser identificados no quadro 3 B, indicando-se os respectivos números de identificação fiscal nos campos numerados

com a letra D (D1).

Não quer explicar melhor o que sucedeu e qual a situação em concreto?  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

desunido_de_força,

conseguiu esclarecer a questão?  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os filhos são menores e não declaram rendimentos !

Para entregar o IRS pela NET , o sistema obrigou-me a colocar os respectivos NIFS , só me safei porque os BIs caducaram e foram substituidos pelo cartão de cidadão que trazia esse dado.

Confirmo validade do meu BI, 10 anos. Para os menores, são menos anos. O da minha mãe é vitalicio !!! Esses chupistas ainda me vão sugar em cada 5 anos ! P....

A minha irmã foi fazer o cartão de cidadão do filho, enganaram-se no nome exacto dela na emissão do cartão de cidadão do menor. A desgraçada não conferiu que o antigo BI era IGUAL ao cartão de cidadão (já não o tinha ).

Resultado:o menor precisou de viajar , o governo civil recusou fazer o passaporte do menor alegando que o nome da mãe no documento da propria não coincidia  com o nome da mãe no documento do menor. Foi preciso refazer o cartão, pagar outra vez ! ou seja o Estado não fica com a responsabilidade dos seus erros, o ónus recai SEMPRE neste país sobre nós, o zé povinho.

A realidade é esta : temos um estado cada vez mais intrusivo, mais sacana com o cidadão, extremamente severo e mesquinho com as suas leis que produz em catadupa mas totalemente complacente com as leis do trabalho que não cumpre e não faz cumprir nos privados, com a corrupção, com a justiça PODRE e inoperante com os crimes de corrupção, fraude de grande escala, planeamento fiscal criativo, etc...O descaramento é total nas empresas tão grande é a impunidade, agora querem mesmo é alterar a CONSTITUIÇÂO de 75 para tirar a justa causa, a saúde gratuita e outras regalias, desculpem, DIREITOS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os filhos são menores e não declaram rendimentos !

Para entregar o IRS pela NET , o sistema obrigou-me a colocar os respectivos NIFS , só me safei porque os BIs caducaram e foram substituidos pelo cartão de cidadão que trazia esse dado.

Desde a tua mensagem anterior já várias pessoas vieram dizer que não é obrigatório ou não precisaram de preencher os NIFs dos menores. Ajudavas a rebater os seus pontos de vista se desses mais alguma informação - afinal em que campo é que tiveste de preencher os NIFs dos teus filhos?

A minha irmã foi fazer o cartão de cidadão do filho, enganaram-se no nome exacto dela na emissão do cartão de cidadão do menor. A desgraçada não conferiu que o antigo BI era IGUAL ao cartão de cidadão (já não o tinha ).

Resultado:o menor precisou de viajar , o governo civil recusou fazer o passaporte do menor alegando que o nome da mãe no documento da propria não coincidia  com o nome da mãe no documento do menor. Foi preciso refazer o cartão, pagar outra vez ! ou seja o Estado não fica com a responsabilidade dos seus erros, o ónus recai SEMPRE neste país sobre nós, o zé povinho.

Das duas uma - ou o erro foi nos papéis para requisição do cartão ou foi introduzido pelos serviços. Se os papéis já tiverem ido mal, desculpa mas aí a responsabilidade é mesmo de quem foi tirar o cartão, porque os funcionários pedem sempre para confirmar a correcção dos dados todos antes de enviar (pelo menos sempre assim me aconteceu, já desde o tempo do BI). Se o erro foi introduzido depois disso, então a responsabilidade é dos serviços, e se não assumiram o custo do cartão, devia ter recorrido ao livro de reclamações, porque aí sim, não se admite que seja ela a pagar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No preenchimento pela NET, o sistema travou e pediu o NIF dos meus filhos pela primeira vez em 16 anos,

Por mero acaso, os BI caducaram recentemente e como o cartão de cidadão entrou em vigor, foram emitidos NIFs para os dois. é de notar que este cartão é válido 6 anos quando o BI era para 10 anos, daqui 6 anos, já sei, pagar e pagar outra vez >:(

Ora quem está distráido e não está informado pode não poder entregar o IRS no prazo, a depender das diligências a efectuar.

Pasmo-me sempre com essa POUCA VERGONHA de quem dirige esta casa Portugal.

Visto da administração fiscal, é útil pedir o NIF , então mete-se à força ! >:(

Uma alteração desta natureza  num país civilizado seria muito publicitada visto que afecta um universo importante de contribuintes mas em Portugal SIMPLEXmente  faz-se.

boa noite , estive a ler as mensagens e realmente fiquei espantada por ninguem falar nas provas de rendimentos da segurança social.

Tenho dois filhos um com 10 e outro com 15, e para os matricular na escola e mesmo no preenchimento do irs nunca me foi pedido o nif das crianças, mas qual foi o meu espanto quando começei a preencher, pela net, a prova de rendimentos tão falada da segurança social, fui impedida de o fazer pois aparece uma mensagem a dizer que para menores com idade de 10 anos é " obrigatorio" o nif.

Ora eu pergunto-me é obrigatorio desde quando? e essa informação foi dada quando? e se eu me dirigir as finanças para obter os nif`s dos miudos, será que são atribuidos na hora?

Realmente quanto mais conheço Portugal e os seus governantes mais vontade tenho de imigrar, de ir para bem longe, pois este país é uma vergonha.

Possívelmente quando o conseguir e poder finalmente realizar prova de rendimentos na segurança social já fora do prazo, as prestações familiares ja foram cortadas durante uns 6 meses. ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olga, não é imigrar o que tu gostarias de fazer, é emigrar. Mas, se não gostas de Portugal experimenta outro país, de facto essa é a solução, como para tudo o resto: se não gosto de Sagres experimento Superbock, se não gosto de bife de vaca experimento bife de perú.

Mas olha que a vida, nos outros países, também não é fácil, aliás deixa-me dizer-te que na maior parte deles até é bem mais dificil quem em Portugal. E olha que esses cruzamentos de dados, em Portugal, só têm um defeito: chegaram 30 anos depois dos outros países os terem implementado.

Portanto...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

deixa-me só acrescentar duas coisas:

- os meus filhos têm NIF desde quase que nasceram, pois foi necessário para lhes abrir a 1ª conta poupança - basta ter uma conta poupança onde metas 10 euros por trimestre, para os miúdos, para eles terem que ter NIF e para eles serem contribuintes, pois passarão a pagar IRS por taxa liberatória - faz portanto todo o sentido as Finanças quererem cruzar esses dados. Aliás, hoje, até duvido que algum banco abra uma conta dessas sem NIF, antigamente (30 anos? ) ainda abriam, hoje é impossível.

- o NIF é obtido facilmente nas Finanças, no meu tempo foi só solicitá-lo e aguardar uns dias que chegasse a casa o papel, hoje até é capaz de ser mais rápido.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para obter o NIF basta ir à repartição de Finanças da sua área, com o filho e o BI (do filho) e traz logo o NIF.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não estou mesmo a ver qual o problema de os filhos terem que ter NIF nem de estar na declaração de IRS, a única coisa que vejo que seja chato, é se se quiser fugir aos impostos.

A minha filha tem NIF praticamente desde que nasceu, e não me incomoda nada ter que colocar o NIF na declaração de IRS, afinal só me traz benefícios.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

boa noite , estive a ler as mensagens e realmente fiquei espantada por ninguem falar nas provas de rendimentos da segurança social.

Talvez porque as mensagens são mais antigas ;)

Há outros tópicos mais recentes onde já entrou esse factor na discussão. Ex:

http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=3529.0

Ora eu pergunto-me é obrigatorio desde quando? e essa informação foi dada quando? e se eu me dirigir as finanças para obter os nif`s dos miudos, será que são atribuidos na hora?

Realmente desconheço qualquer obrigatoriedade nesse sentido (o que não quer dizer que não exista). Coloca a questão nas Finanças e pergunta como deves proceder não tendo os NIFs.

Se não te souberem explicar porque é que é obrigatório, nem te souberem dar alternativa, deixa uma reclamação.

De qualquer forma a atribuição do número é rápida. E se algum deles já tiver cartão do cidadão já tem NIF quase de certeza pois eles atribuem logo o número quando se faz o pedido...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, e parece que desta vai ser mesmo oficial.

A proposta para o Orçamento de Estado do próximo ano prevê uma alteração ao Código do IRS segundo a qual os menores para serem incluídos na declaração de rendimentos têm de estar devidamente identificados com o número de contribuinte.

(fonte: Agência Financeira

E desde este mês que o Cartão do Cidadão já não é gratuito para os menores de 6 anos :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas,

De facto os NIF's são pedidos para os descendentes para evitar fraude fiscal. Como já acontecia com as pensoes de alimentos, o progenitor que pagava declara na sua declaração o valor da pensão com referência ao NIF do progenitor que recebe. Este último também declara que recebe.

Assim os NIF dos descendentes evita por exemplo situações como: um casal, em união de facto, com um filho faz duas declarações de rendimentos e cada um declara 1 descendente... têm deduções à colecta indevidos pois não existem 2 apenas um...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Enviei o meu IRS à duas semanas e não pediu. Estive no estrangeiro e isqueci de enviar

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor