beer

estágio profissional

8 publicações neste tópico

Olá a todos :)

Sou o Tiago e registei-me neste forum com o fim de esclarecer as minhas duvidas e ficar a saber mais um pouco de finanças e a sua legislação visto que de todo esta não ser a minha área.

Quero também e antes de mais dar-vos os parabéns por este espaço, tem sido difícil encontrar informação correcta e actualizada.

Tenho algumas duvidas sobre estágios profissionais, as quais passo a apresentar:

Fui premiado com uma bolsa de uma empresa, na qual também consta um estagio profissional a começar em breve com o fim de elaborar a minha tese no mesmo.

duvidas:

-terei de fazer IRS?

se sim, vai me ser retido algum dinheiro sobre os €838,44? quanto? (838,44 pois o sub. de alimentaçao não entra e de transport correcto?) se sim, ha algum escalão que tenha de atingir para não ter de pagar IRS? (por outras palavras em euros quanto tenho de apresentar em despesas no meu IRS para não atingir esse escalão)

-tenho direito a subsidio de transporte? (tanto quanto li por ai aplica-se quando a distancia é superior a 30km, o que é o meu caso) se sim, como é calculado esse subsidio, ao km? sabem de valores?

-visto ainda estar a terminar o mestrado, vão dar um dia da semana, isto é terei apenas de estar presente 4 dias, com isto o subsidio de alimentação vai ser calculado apenas nos 4 dias que estarem na empresa? qual o mínimo por lei a receber de subsidio de alimentação pois tanto quanto sei pode variar de umas instituições para as outras.

-tenho direito a ferias mesmo que não remuneradas? em caso negativo posso negociar com eles ter alguns dias? (o verão está se a aproximar e não me estou a ver sem uma semana de sol :P)

peço desculpa pela quantidade de questões mas de todo são as duvidas que tenho, e não consigo encontrar informação no site da IEFP que me esclareça.

grato pela atenção

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e qual é o quadro mais adequado? é que não vi nenhum que conseguisse associar à minha questão..

como administrador não pode apenas move-lo para o quadro correcto?( escusa de se estar a duplicar threads)

grato pela breve resposta,

cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

e qual é o quadro mais adequado? é que não vi nenhum que conseguisse associar à minha questão..

como administrador não pode apenas move-lo para o quadro correcto?

grato pela breve resposta,

cumprimentos

Esquece, pode estar aqui... Pensava que estava noutro sítio.

Em relação às tuas questões Tiago... que idade tens? Esses tais €838 são mensais (durante quanto tempo)?

Subsídio de transporte só tens se a entidade to quiser pagar, não existe tal obrigação.

O subsídio de alimentação mínimo é de €4,27, mas depende do número de horas e dias que trabalhares.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

tenho 22 anos, é um estágio profissional de 12 meses inserido no programa de estágios do IEFP.

''Aos Estagiários:

*

Bolsa de estágio mensal no valor de 2 vezes o IAS* (€838,44);''

este valor é é fixado pelo IEFP

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fui premiado com uma bolsa de uma empresa, na qual também consta um estagio profissional a começar em breve com o fim de elaborar a minha tese no mesmo.

-terei de fazer IRS?

se sim, vai me ser retido algum dinheiro sobre os €838,44? quanto? (838,44 pois o sub. de alimentaçao não entra e de transport correcto?) se sim, ha algum escalão que tenha de atingir para não ter de pagar IRS? (por outras palavras em euros quanto tenho de apresentar em despesas no meu IRS para não atingir esse escalão)

Depende das condições da bolsa / estágio (não percebi bem se são uma só coisa). Há bolsas que estão isentas de IRS. Se estiver sujeito a IRS é bem provável que te seja feita retenção na fonte, segundo as tabelas recentemente aprovadas: http://dre.pt/pdf2sdip/2010/05/098000001/0000200004.pdf

Informa-te também se não tens de descontar para a Segurança Social (11%).

-tenho direito a subsidio de transporte? (tanto quanto li por ai aplica-se quando a distancia é superior a 30km, o que é o meu caso) se sim, como é calculado esse subsidio, ao km? sabem de valores?

Se leste por aí, não há como pegar nesses textos e apresentar ao teu empregador. ;)

-visto ainda estar a terminar o mestrado, vão dar um dia da semana, isto é terei apenas de estar presente 4 dias, com isto o subsidio de alimentação vai ser calculado apenas nos 4 dias que estarem na empresa? qual o mínimo por lei a receber de subsidio de alimentação pois tanto quanto sei pode variar de umas instituições para as outras.

À partida recebes apenas sobre os dias que trabalhares, sim.

Há por aqui alguns posts sobre subsídio de alimentação, é uma questão de fazeres uma pesquisa. Ex: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2239.msg21789.html#msg21789

-tenho direito a ferias mesmo que não remuneradas? em caso negativo posso negociar com eles ter alguns dias? (o verão está se a aproximar e não me estou a ver sem uma semana de sol :P)

Segundo o Código do Trabalho o trabalhador só tem direito a gozar férias a partir dos primeiros 6 meses. Como com qualquer outro assunto (incluindo os que já foram referidos atrás) tudo pode ser negociado com a entidade patronal. Agora, esta pode é dizer-te que não...

(Vai habituando a aproveitar os fins de semana de sol ;))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá paulo, grato pela tua resposta.

A bolsa consiste num cheque prenda, e um estagio profissional e pelo que me informei hoje é um estagio subsidiado pelo estado, o Inovejovem, contudo continuo sem saber se vou ter de fazer IRS ou não.

cumprimentos

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A bolsa consiste num cheque prenda, e um estagio profissional e pelo que me informei hoje é um estagio subsidiado pelo estado, o Inovejovem, contudo continuo sem saber se vou ter de fazer IRS ou não.

Existe obrigatoriedade, por parte do estagiário, de efectuar descontos para a Segurança Social e as Finanças?

No âmbito dos estágios profissionais, não são efectuados quaisquer descontos para o Regime Obrigatório de Segurança Social, podendo o estagiário, se o entender, inscrever-se no seguro social voluntário. 

Em relação aos descontos para o Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS), devem-se aplicar as orientações das Repartições de Finanças.

Portanto, que te disseram nas Finanças?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois sem duvidas o melhor é mesmo passar por lá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor