CFinanceiro

Deputados e autarcas espanhóis acordam cortes salariais de 10%

20 publicações neste tópico

A Junta de Porta-vozes do Congresso de Deputados espanhóis acordou hoje reduzir o salário base de todos os deputados em 10 por cento, e o do presidente do Congresso em 15 por cento, como medida de combate ao défice.

Paralelamente, a federação espanhola de municípios (FEMP) acordou cortar os salários de todos os alcaides e presidentes camarários entre 0,25 e 15 por cento, dependendo do valor base que recebam os autarcas.

No caso dos deputados, e a partir de junho, o salário base cairá 312,65 euros mensais (dos atuais 3.126,52 euros que recebem desde 2008).

O componente de complementos salariais também será recortado, proporcionalmente, sendo que no caso do presidente do Congresso, José Bono, cairá 15 por cento, ou seja, menos 540,8 euros mensais.

Diário Digital / Lusa

Será isto uma boa solução?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sei se será uma boa solução para combater o défice, mas quando se pedem sacrifícios ao cidadão comum, acho que será um bom exemplo começar pelos políticos. Julgo que as pessoas se sentirão mais "confortáveis".

Espero que os nossos políticos da praça tomem isso como exemplo. E já agora os gestores com salários astronómicos, etc. É frustrante que só alguns paguem a crise e tomarmos consciência que há gente que faça o que fizer está impune!!! Temo que esta situação traga grandes problemas de instabilidade social  :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A Junta de Porta-vozes do Congresso de Deputados espanhóis acordou hoje reduzir o salário base de todos os deputados em 10 por cento, e o do presidente do Congresso em 15 por cento, como medida de combate ao défice.

Paralelamente, a federação espanhola de municípios (FEMP) acordou cortar os salários de todos os alcaides e presidentes camarários entre 0,25 e 15 por cento, dependendo do valor base que recebam os autarcas.

No caso dos deputados, e a partir de junho, o salário base cairá 312,65 euros mensais (dos atuais 3.126,52 euros que recebem desde 2008).

O componente de complementos salariais também será recortado, proporcionalmente, sendo que no caso do presidente do Congresso, José Bono, cairá 15 por cento, ou seja, menos 540,8 euros mensais.

Diário Digital / Lusa

Na teoria, sim! Na prática... não!...  :o

Atente-se aos sinais vindos do Governo Português:

Equipas dos ministros escapam à proibição de novas contratações

Regra do congelamento de admissões não se aplica aos gabinetes de apoio aos ministros e presidentes de Câmara, nem às entidades públicas empresariais

Parlamento com quase 200 milhões para gastar este ano

Assembleia dá mais dinheiro aos deputados para transportes, estudos e assessorias técnicas

Vale a pena citar mais "casos"?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que os cargos políticos deviam ser os mais bem pagos, para também termos melhores Políticos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu acho que os cargos políticos deviam ser os mais bem pagos, para também termos melhores Políticos.

Atenção que a pergunta inicial era:

....

A resposta, já foi dada pela m.elis!...

Agora, o que se observa é que o próprio Primeiro não concorda com a medida de baixar em 5% (uma bagatela), acordado com o principal lider da oposição, o valor do seu vencimento para dar o exemplo e trata logo de o ir buscar em quintuplicado atravês dos exemplos que deixei na mensagem anterior!...

É caso para dizer, "Faz o que te digo, não faças o que eu faço"

Aqui sim, fica bem o epiteto da Utopia!...  :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro, mas isso só me faz acreditar mais que lhes devíamos pagar melhor para termos os grandes gestores portugueses que andam por esse mundo fora a governar-nos e não tipos que não sabem fazer mais nada sem provas dadas em lado nenhum...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Claro, mas isso só me faz acreditar mais que lhes devíamos pagar melhor para termos os grandes gestores portugueses que andam por esse mundo fora a governar-nos e não tipos que não sabem fazer mais nada sem provas dadas em lado nenhum...

Há por ai, um ligeiro errozito, na minha opinião claro (até parece que falas da selecção. Estão sempre a entrar novas caras e os que deram provas são excluidos!...).

Aumentar agora é dar um cheque em branco aos que lá estão para receberem mais tarde uma pensão sem dar provas nenhumas do valor do serviço prestado!...

Isto dava pano para mangas, mas estou com um bocado de pressa!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É verdade que o dinheiro ajuda a atrair pessoas. Mas chega a um ponto em que não é isso que move as pessoas a trabalhar melhor: toda a gente dirá sempre mal dos políticos façam eles o que fizerem e ganhem o que ganharem (eu não gosto muito de dizer coisas como "neste país" mas realmente tenho a ideia que neste caso se aplica - o Tuga tem uma certa tendência a exagerar o que está mal). Há muito boa gente que até era capaz de ter jeito para a coisa mas não se quer sujeitar a isso, paguem-lhe o que lhe pagarem...

(Um pouco off-topic, mas para perceberem melhor a parte do "não é o dinheiro que move as pessoas a trabalhar melhor":

)

Haverá, talvez, alguns cargos políticos que deviam ser mais bem pagos, mas penso que no geral a maior parte deles não tem razões de queixa...

Repetindo a minha primeira frase: o dinheiro ajuda a atrair pessoas... mas atrairá as pessoas certas?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Há por ai, um ligeiro errozito, na minha opinião claro (até parece que falas da selecção. Estão sempre a entrar novas caras e os que deram provas são excluidos!...).

Aumentar agora é dar um cheque em branco aos que lá estão para receberem mais tarde uma pensão sem dar provas nenhumas do valor do serviço prestado!...

Isto dava pano para mangas, mas estou com um bocado de pressa!...  ;)

Eu não erro e raramente tenho dúvidas!!! :D ;D ;)

Não estou a dizer para aumentar agora e tb sou contra as reformas dos políticos da forma como estão a funcionar... Eu fico aqui á tua espera ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É verdade que o dinheiro ajuda a atrair pessoas. Mas chega a um ponto em que não é isso que move as pessoas a trabalhar melhor: toda a gente dirá sempre mal dos políticos façam eles o que fizerem e ganhem o que ganharem (eu não gosto muito de dizer coisas como "neste país" mas realmente tenho a ideia que neste caso se aplica - o Tuga tem uma certa tendência a exagerar o que está mal). Há muito boa gente que até era capaz de ter jeito para a coisa mas não se quer sujeitar a isso, paguem-lhe o que lhe pagarem...

(Um pouco off-topic, mas para perceberem melhor a parte do "não é o dinheiro que move as pessoas a trabalhar melhor":

)

Haverá, talvez, alguns cargos políticos que deviam ser mais bem pagos, mas penso que no geral a maior parte deles não tem razões de queixa...

Repetindo a minha primeira frase: o dinheiro ajuda a atrair pessoas... mas atrairá as pessoas certas?

Não move as pessoas mas faz baixar a corrupção ao que parece, na questão de atrair as pessoas depois nós " zé povinho" ;) temos de ir votar e escolher as pessoas com provas dadas e não aqueles que tem a melhor empresa de marketing a fazer lhe a campanha...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não move as pessoas mas faz baixar a corrupção ao que parece, na questão de atrair as pessoas depois nós " zé povinho" ;) temos de ir votar e escolher as pessoas com provas dadas e não aqueles que tem a melhor empresa de marketing a fazer lhe a campanha...

Mas o principal problema é mesmo esse - o povo não vota nas pessoas. Numa lista com 10 candidatos, ninguém pode chegar lá e dizer que não quer este ou aquele... vota na lista e pronto. Se a lista for encabeçada pelo melhor político do mundo e os outros 9 forem uns nabos, será que toda a gente vota nas listas concorrentes?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu não erro e raramente tenho dúvidas!!! :D ;D ;)

Não estou a dizer para aumentar agora e tb sou contra as reformas dos políticos da forma como estão a funcionar... Eu fico aqui á tua espera ;)

Quem foi que disse isso? Tenho mesmo o nome debaixo da lingua!...  ;D  :D  ;)

Portanto, futebolisticamente falando, deves pensar que há por ai Mourinhos a rodos que eram capaz de endireitar as Finanças de Portugal?...  :o

Um pouco mais sério agora, e contra mim falo se for preciso, há uns anos atrás falava-se em colocar gestores na admistração de hospitais como se estes fossem "mais" capazes de resolver os problemas que os internos e apresentar saldo positivo. Resultados? É preciso dizer?

Deixo esta notícia do i, fresquinha e acabadinha de sair (só o seu conteúdo é que não é fresquinho) para reflexão: Pai do SNS. "Há hospitais com administradores a mais" - http://www.ionline.pt/conteudo/61641-pai-do-sns-ha-hospitais-com-administradores-mais

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas isso ainda vem reforçar mais a coisa, porque muitos destes cargos são criados para os "tachos" e que se correr bem correu se correr mal manda se embora sem qualquer consequência...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O que sei é que um dia acabará a democracia! Este sistema está decrépito e só se destingue da ditadura porque é dada às pessoas a liberdade de "amandar"...loool uns bitaites, porque na prática o poder de decisão que é dado ao cidadão comum é nulo, ou pelo menos as pessoas estão de tal forma amorfas que não fazem uso dele e ficam cobardemente à espera que os outros façam por eles. Ainda temos que ser mais sugados pelos milhares de parasitas que se aproveitam do estado, ou melhor os que o estado deixa que se aproveitem dele, para dessa forma terem todo a imensa minoria controlada e a pagar para os mesmos de sempre.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas isso ainda vem reforçar mais a coisa, porque muitos destes cargos são criados para os "tachos" e que se correr bem correu se correr mal manda se embora sem qualquer consequência...

Não percebi!...

Entretanto sairam mais duas notícias que me parecem relevantes para esta troca de impressões:

PS não aceita a redução de deputados

Finanças pagam o dobro a jurista

Jurista das "Finanças" nomeou advogada de 27 anos por mais de quatro mil euros por mês, bastante acima da remuneração média dos juristas da ‘casa’.

Este jurista deve estar muito "preocupado" com a situação de Portugal para tomar tal decisão!...  :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dever ser uma "boa" jurista ;)

Os deputados não deviam ser mais de 100, e deviam ser representantes dos distritos e não uns meros "cabeças" que muitas vezes entram por um determinado distrito que não lhes diz nada...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Dever ser uma "boa" jurista ;)

Os deputados não deviam ser mais de 100, e deviam ser representantes dos distritos e não uns meros "cabeças" que muitas vezes entram por um determinado distrito que não lhes diz nada...

Não sei se sabes, mas a haver um corte tão radical no número de deputados para 100, seria necessário mudar a constituição!...

O mesmo não acontece, se houver uma redução para 180 deputados!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, eu tenho lá vários conhecidos(deputados) e normalmente falamos disso. Acho que 100 é mais que suficiente!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, eu tenho lá vários conhecidos(deputados) e normalmente falamos disso. Acho que 100 é mais que suficiente!

Enquanto isso não acontece, tens à disposição uma petição que podes assinar e contribuir assim para a redução do número de deputados na Assembleia da República para 180: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,1996.0.html

Está ao alcance de um click!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead