Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Vanbru

Um bolseiro é considerado titular de rendimentos?

4 publicações neste tópico

Olá a todos,

Actualmente, tanto eu quanto a minha esposa somos trabalhadores dependentes, e portanto aplicam-se-nos as taxas de retenção (foram aliás hoje publicadas as novas taxas) de Dependentes, Casados, 2 titulares.

Em breve a minha esposa passará a fazer investigação universitária com uma bolsa de investigação. Ouvi dizer que os bolseiros não pagam IRS (o que me parece estranho). Se de facto isso for verdade, será que de 2 titulares passamos a apenas 1, o que me obriga a notificar a minha entidade patronal para modificar a taxa de retenção do imposto?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas tardes,

já estive na mesma situação a não alterei essa questão, ou seja 2 titulares, mas apenas se declararam os redimentos do sujeito passivo de IRS, mas não sei se isto é legal, embora tenha passado assim.

Cumprimentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Entretanto, do que andei a ver, parece que o rendimento dos bolseiros não é considerado colectável e por isso a declaração IRS deles vai a zero. Se isso é assim, provavelmente a minha retenção na fonte deverá passar a ser inferior, ou, a manter-se, o reembolso deverá no ano seguinte ser superior. Mas não sei se há obrigatoriedades ou é apenas uma questão de conveniências ou estratégias orçamentais familiares.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Também não sei quanto a obrigatoriedades. Mas é de toda a conveniência que passes a descontar como casado 1 titular - Vai ficando mais dinheiro logo do vosso lado. É certo que assim o reembolso no próximo ano é menor (ou até podeis ter de vir a pagar) mas no entretanto o dinheiro esteve do vosso lado (a render, espera-se ;))

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0