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Comissão de Dossier Crédito Habitação

10 publicações neste tópico

Gostaria de obter mais informações relativamente à legalidade de um banco me ter debitado uma comissão de dossier de um processo de aprovação de um empréstimo habitação, sem que tivesse preenchido e assinado o documento de formalização do processo.

Segundo o meu entendimento, e uma vez que é neste documento que os clientes autorizam os bancos a debitarem as suas contas pelas comissões administrativas dos processos, esta situação não cumpre os requisitos legais.

Tentei pesquisar legislação sobre esta situação mas sem sucesso.

Obrigado a todos.

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Mas tu sabias ou não que o processo de aprovação tinha sido iniciado? É que o banco costuma pedir uma série de papelada, não é muito fácil despoletar o processo "por engano"... Essa comissão costuma ser sempre devida, independentemente do crédito vir a ser aprovado ou não...

De qualquer forma, se achas que foi injustamente cobrada, não há como usar o livro de reclamações

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Mas tu sabias ou não que o processo de aprovação tinha sido iniciado?

É a pergunta certa! ;)

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Boas,

Sabia efectivamente que o processo tinha sido iniciado.

Mas como em qualquer outro processo de crédito, este só deveria ser considerado a partir do momento em que o cliente assina o formulário do mesmo.

De seguida está um trecho do formulário de adesão a este produto:

Declaro(amos):

- corresponderem inteiramente à verdade os dados e elementos constantes desta Proposta de Empréstimo;

- aceitar todos os requisitos e condições deste produto de que tomámos inteiro conhecimento;

- autorizar o Banco:

- a debitar a minha/nossa conta de suporte anteriormente indicada, de todas as despesas inerentes a esta Proposta, nomeadamente:

- Despesas de avaliação, dossier/ administração e vistoria do imóvel;

Como nunca me foi dado a assinar este formulário, nem me foram apresentadas as condições financeiras do mesmo, julguei que não haveria legitimidade para me ser cobrada qualquer comissão.

Sempre pensei que o Banco deveria aguardar pela minha decisão.

O que gostaria que me esclarecessem era se esta minha ideia está errada, e se a partir do momento em que o banco tem em seu poder a nossa documentação, está nos plenos direitos de cobrar esta comissão.

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Já eras cliente desse banco certo? O que diz o pessoal do balcão?

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Este problema foi originado precisamente pelo pessoal do balcão, que justificam que eu ao ter enviado a documentação por mail, não torna necessário o preenchimento do documento para início do processo. Sendo que eu ao enviar os meus dados salariais, contratuais e de IRS, foi com o intuito de que em 1º lugar me fosse apresentado uma proposta financeira para a obtenção do crédito. O que fiz com outros bancos, sem nunca me terem cobrado nem sequer mencionado comissão nenhuma.

Não entendo como é possível alguém ter um crédito aprovado e uma comissão de dossier debitada sem sequer saber as suas condições financeiras.

Se existem regras, conforme dá a entender a necessidade de que um cliente dê a sua expressa autorização para que estes processos se iniciem através de uma assinatura num documento, estas são concerteza iguais para bancos onde se tenha ou não conta aberta.

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É por essas e por outras que a burocracia não pode desaparecer de um momento para o outro :)

Se trataste de tudo por mail é capaz de ficar mais fácil resolver a situação. Relê atentamente os mails que trocaste com o banco. Se em nenhum deles é dada indicação de que o processo vá avançar talvez consigas que aceitem os teus argumentos.

Se o banco se mostra irredutível, apresenta reclamação directamente junto do BdP, no portal do cliente bancário: http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/Reclamacoes/Paginas/default.aspx

Anexa os mails que trocaste com o banco para reforçar o teu caso.

Nesse site encontras também a legislação que se aplica ao sector bancário, não garanto é que encontres algo a dizer exactamente o que procuras...

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Pois não deve encontrar. Se achas que de facto estão agir de má fé só tens de passar isso para o livro de reclamações muito bem explicado para não deixar dúvidas.

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Comissão devolvida.

Mas que devem enganar muita gente desta forma não tenho dúvidas.

Obrigado a todos.

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Obrigado a si por cá vir dar o testemunho e assim fazer perceber que não nos devemos sujeitar ás "leis" dos bancos ;)

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