Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
unclescrooge

Prazo para devolução de dinheiro cobrado abusivamente

6 publicações neste tópico

Caros,

reparei recentemente que me aumentaram o spread aplicado ao crédito à habitação, aparentemente sem razão nenhuma. Depois de muitas diligências, o banco finalmente concordou que de facto não havia razão para tal aumento. Entretanto, cobraram-me duas prestações com a taxa errada, e é claro que, apesar de ter reclamado para que me restituam o dinheiro cobrado em excesso, o processo antevê-se longo.

Há algum prazo estipulado para a restituição deste dinheiro e da taxa a aplicar para cálculo de eventuais juros de mora?

Muito obrigado pela vossa ajuda!

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em princípio, eles deveriam restituir-te o dinheiro nas próximas duas prestações, fazendo o acerto de contas. Acho que seria a solução mais acertada...

No entanto, também é uma possibilidade que o façam directamente na conta à ordem.

Se tens gestor de conta, a melhor forma é pressioná-lo frequentemente para ele se mexer e tratar do assunto!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois do banco ter reconhecido o erro não há grandes motivos para a restituição ser demorada. Provavelmente, como disse o radical_pt, isso virá resolvido na próxima prestação.

Se passar muito para além disso, não há como pedir e preencher o livro de reclamações para acelerar todo o processo ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não deixa de ser irónico que o cliente não possa dever ao banco um cêntimo que seja depois da data em que é devido o pagamento mas que a recíproca não seja verdade. Não estamos a falar de muito dinheiro, mas por princípio parece-me que o justo seria liquidarem o valor em falta imediatamente! Se fizerem isto a um número suficientemente elevado de clientes...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eles pagam juros ao devolver o dinheiro... não lhes convém que demorem muito a pagar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O correcto era o banco proceder à anulação dessas 2 prestações com a data-valor em que ocorreu o pagamento.

Depois imediatamente a seguir o banco procedia ao novo calculo dessas 2 prestações com os valores correctos e com as mesmas data-valor acima referidas. Esta operação não é nada de mais, e todos os bancos fazem.

Fazer acertos para a proxima prestação é preguiça do funcionário ou gestor de conta ou do banco.

Eu exigia anulação das prestações e novo recalculo das mesmas aplicando a respectiva data-valor. Se não fizessem eu faria uma queixa ao Banco de Portugal.

David

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0