Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
PedroSantos

Mais Valias

2 publicações neste tópico

Olá Viva,

Antes de mais gostaria de dar os parabéns pela excelente qualidade deste fórum.

Gostaria de perguntar o seguinte:

Em Março de 2009 vendi um apartamento que tinha em meu nome e depois de pagar o empréstimo, fiquei com uma (suposta) mais-valia de cerca de 25.000€ que tenho intenção de reinvestir na totalidade para não pagar imposto sobre ela.

Em Dezembro de 2009 a minha namorada comprou um apartamento em 2º mão (que ficou só em nome dela) e que está a precisar de obras.

Vamos casar em Julho de 2010 e em principio vamos morar para esse apartamento que a minha namorada comprou. Como está a precisar de obras, a minha ideia é de aplicar as minhas "mais-valias" nas obras de remodelação da casa.

A minha pergunta é, qual é a forma mais "fácil" de fazer isto ?

1) Casar no "Regime de Comunhão Geral de Bens" - Penso que com este regime, posso considerar a casa dela também como minha e assim poder aplicar as "mais-valias". É necessário informar as finanças desta suposta "aquisição" ? (neste momento esta é a hipótese para onde me inclino mais)

2) Fazer uma escritura (e pagar todos os custos inerentes) para me colocar como co-proprietário do apartamento e casar em  Regime de Comunhão de Adquiridos.

3) Outra ?

Obrigado pelos esclarecimentos que me puderem dar,

Pedro

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se é apenas por uma questão de custos, informa-te do custo de cada um dos regimes de casamento. Salvo erro o de comunhão geral de bens é mais caro que o de adquiridos, mas pode ser que compense os custos da escritura...

O regime de comunhão geral tem também outros "efeitos secundários" que podem não ser do vosso interesse e que até podem ser mais desvantajosas que os eventuais custos adicionais de uma escritura (não estou a pensar em nada em concreto, mas que às vezes o pessoal se arrepende, isso é verdade). Informem-se bem sobre as vantagens e desvantagens de cada um antes de tomar uma decisão à pressa por causa desse único ponto...

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0