R. Tomaz

Mais Valias Imobiliarias - IRS

8 publicações neste tópico

Considerando que:

1 - Comprei um apartamento, para habitação própria permanente,  no ano de 2000 por 119.712 €.

2 - O valor apurado, para calcular as "mais ou menos valias", foi de 260.174€, após considerar o coeficiente de actualização, as despesas suportadas com a aquisição, reemboldo ao banco do valor em dívida para a compra do imóvel vendido e a comissão paga à mediadora.

3 - Vendi este imóvel, este ano, por 250.000€.

4 - O valor patrimonial actual (em sede de Contribuição Autárquica) é de 125.000€.

4 - Não pretendo adquirir outro imóvel

Qual o procedimento que devo seguir na declaração do IRS e se sou tributado, uma vez que o valor de venda é inferior ao da compra.

Agradeço o esclarecimento

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Supondo que esse valor apurado para o cálculo das mais valias está correcto (260.174), então não tens qualquer mais-valia (260.174 maior do que 250.000).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2 - O valor apurado, para calcular as "mais ou menos valias", foi de 260.174€, após considerar o coeficiente de actualização, as despesas suportadas com a aquisição, reemboldo ao banco do valor em dívida para a compra do imóvel vendido e a comissão paga à mediadora.

Olha que a amortização do empréstimo não entra como encargo...

Qual o procedimento que devo seguir na declaração do IRS e se sou tributado, uma vez que o valor de venda é inferior ao da compra.

Fazes na mesma como se o valor fosse superior - declaras tudo no anexo G na declaração do próximo ano...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Comprei um terreno por 20.000€

Construí no valor adicional de 80.000€

A Casa ficou inacabada.

Vendi terreno e casa inacabada por 92.000€

Que mais valias tenho a declarar?, sabendo que ainda tenho custos de registos, imobiliaria e IMT?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Comprei um terreno por 20.000€

Construí no valor adicional de 80.000€

A Casa ficou inacabada.

Vendi terreno e casa inacabada por 92.000€

Que mais valias tenho a declarar?, sabendo que ainda tenho custos de registos, imobiliaria e IMT?

Mais valias? Nenhumas... mas tens de declarar na mesma.

Essas obras têm mais ou menos de 5 anos? É que só podes declarar as obras dos últimos 5 anos.

Supondo que têm menos de 5, declaras os 92.000€ como valor de realização, os 20.000€ como aquisição e (80.000 + IMT + registos + imobiliaria) como encargos (não te esqueças de guardar os comprovativos desses custos todos).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OK ;)

Sim, foi em 2005 e vendi este ano.

Problema é o construtor, deu falência e não me deu as facturas. Mas tenho cartas com aviso de recepção para passar a factura e o cheque a comprovar o pagamento. Isto dá para as finanças?...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Problema é o construtor, deu falência e não me deu as facturas. Mas tenho cartas com aviso de recepção para passar a factura e o cheque a comprovar o pagamento. Isto dá para as finanças?...

Isso é melhor perguntar nas Finanças... e de preferência ficar com uma resposta por escrito ;)

(e eu imagino que as Finanças tenham interesse em saber que afinal os rendimentos do construtor foram mais que os que ele terá declarado...)

De qualquer forma se a venda foi este ano só tens de a declarar no próximo ano, ainda tens tempo para tratar disso

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é melhor perguntar nas Finanças... e de preferência ficar com uma resposta por escrito ;)

(e eu imagino que as Finanças tenham interesse em saber que afinal os rendimentos do construtor foram mais que os que ele terá declarado...)

De qualquer forma se a venda foi este ano só tens de a declarar no próximo ano, ainda tens tempo para tratar disso

Claro, já estou a tratar com antecedência para depois não ter surpresas ;) Ou melhor, quando as surpresas vierem, eu ter tempo para tratar delas.

Já agora, as finanças já sabem, pois ele foi à falência exactamente por não ter €€ para pagar às Finanças ;)

Obrigado pelo tempo e pelas respostas.

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor