Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
presidentedajunta

Aplicação Escolha o seu Banco

22 publicações neste tópico

Olá a todos,

Em parceria com o Pauloaguia desenvolvemos um sistema que vai permitir um user saber qual o banco mais indicado para o seu Perfil.

É assim uma forma automática de saber de antemão qual o banco que melhor se adequa ao ser perfil mediante as respostas que a pessoa dá. Decidi lançar esta ferramenta com a ajuda preciosa do Paulo porque por um lado estava a ter muitas solicitações e como há muitas perguntas que são comuns decidi dar esta ferramenta em primeira estância e depois sim analisar com o cliente se de facto o resultado obtido é o mais aconselhável. Isto porque os sistemas automáticos são de resposta fechada e em certos casos pode carecer de respostas mais abrangentes ou mesmo de novas perguntas.

Pergunto qual o local onde posso disponiblizar a aplicação sendo muito útil para determinar duma forma simples e rápida qual o banco que melhor nos serve. E gostaria ainda de pedir aos utilizadores da aplicação que dessem sugestões a novas perguntas.

Obrigado.

204_48b17befbfd068c25779fea726194a05c68361cc.zip

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Que maravilha! Sempre vou saber qual é o melhor banco para mim  :D

Agora, se desenvolveste a aplicação com a colaboração do PauloAguia ele não te disse onde a podes disponibilizar? Tens que lhe perguntar a ele ou ao Pedro Pais, acho eu.

......

decidi dar esta ferramenta em primeira estância e depois sim analisar com o cliente se de facto o resultado obtido é o mais aconselhável.

Cliente? Que cliente? Então não é uma ajuda desinteressada? Fica a dúvida....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cliente? Que cliente? Então não é uma ajuda desinteressada? Fica a dúvida....

O potencial cliente... do banco :)

Pergunto qual o local onde posso disponiblizar a aplicação sendo muito útil para determinar duma forma simples e rápida qual o banco que melhor nos serve. E gostaria ainda de pedir aos utilizadores da aplicação que dessem sugestões a novas perguntas.

O fórum aceita anexos às mensagens (clica em "Opções adicionais..." quando estiveres a escrever uma mensagem).

Isso quer dizer que já afinaste os parâmetros da aplicação? Ou vais usar o feedback que receberes dos outros utilizadores para o fazer?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas Paulo, tem que se explicar tudo!

lol mesmo quem é o cliente ;D ;D cliente... angariação ahahahah ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não é essa a função de um suposto conselheiro desinteressado?

E depois ri-se  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom então onde coloco a aplicação?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bom então onde coloco a aplicação?

Eu já dei uma sugestão lá atras, mas pronto, eu explico tudo... ;D

Faz assim:

* Começa por compactar a aplicação (o fórum não aceita muitos formatos de ficheiros, mas o zip é um dos aceitáveis)

* Volta à primeira mensagem.

* Clica em "Modificar"

* Clique em "Opções adicionais..." (por baixo da caixa de texto de edição)

* À frente do campo anexar tem um botão ("Escolher..."?). Clica e indica o caminho para o ficheiro no teu computador.

* Clica em Ok para fechar a janela de escolha de ficheiro e preencher o campo "Anexar" com o caminho para o mesmo.

* Quando clicares em "Gravar" vais ver que o ficheiro foi copiado para o servidor e aparece um link na tua mensagem (nota, apenas os membros inscritos têm acesso a anexos, salvo erro - quem acede ao fórum de forma anónima pode precisar de fazer login primeiro).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom, parece-me que te cansaste depressa da tua ajuda desinteressada. Para quem se oferece como  moderador, porque gosta de ajudar com os seus conhecimentos, não te fica nada bem a resposta.

Naturalmente que sei o que é um cliente, não é necessária explicação adicional (nem risinhos) ..... somente deste a conhecer os teus intentos!

O potencial cliente... do banco :)

Pois, pois.......com aconselhamento especializado e desinteressado.

....decidi dar esta ferramenta em primeira estância e depois sim analisar com o cliente se de facto o resultado obtido é o mais aconselhável. Isto porque os sistemas automáticos são de resposta fechada e em certos casos pode carecer de respostas mais abrangentes ou mesmo de novas perguntas.

.....

Agora sou eu a dar-te um conselho: consulta o dicionário e vê a diferença entre instância e estância...... fica um bocado mal para um potencial moderador.

Não é essa a função de um suposto conselheiro desinteressado?

E depois ri-se  ???

Deixa o Sr. ser feliz ......

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

ok Paulo, vou fazer como disses-te

Abraço

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A aplicação está em anexo no primeiro post deste tópico e permite de uma forma automática saber qual o banco que serve melhor o nosso perfil.

Peço desculpa aos users se não conseguir dar uma resposta a todos em 48h.

Peço ainda que por forma a poder responder a todas as solicitações usem sempre primeiro a o simulador e só coloquem depois as vossas questões por email ou mp como têm feito.

Tentarei responder a todos no máximo em 48h.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Os meus primeiros comentários:

* As perguntas aparecem-me truncadas, como se pode ver na imagem em anexo.

* Parece-me haver algum desvio para os bancos online. Mesmo quando eu dou importância a coisas como a proximidade de agências ou aos serviços ao balcão e pouca importância aos canais como a internet, os bancos online continuam a ocupar lugares cimeiros. Estará correcto?

* Há respostas que não alteram em nada a classificação dos bancos. Falta-te preencher a classificação de cada banco relativamente a algumas perguntas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá Paulo,

Eu fiz uma simulação e deu-me tudo correcto.

Relativamente ao desvio para os bancos online, quando referes a proximidade de agências repara que o activo bank7 para depositar e levantar dinheiro dispõem da segunda maior rede de agências a nível nacional, e o banco best da 3ª.

Repara ainda que os bancos online tem os preçários mais baixos, permitem uma conta mais completa tendo tudo de uma conta à ordem e ainda uma parte completa de investimentos. Ainda por cima dispõem de uma rede de balcões para levantar e depositar dinheiro que é infelizmente para o que as pessoas usam muitas vezes as agências. Desta forma são muito mais completos que a banca tradicional na maior parte dos argumentos bancários.

No entanto se na pergunta prefere bancos online ou tradicionais, se colocares tradicionais dá-te a pontuação do melhor banco de retalho.

Uma resposta por si não altera radicalmente uma pontuação, serão preciso duas ou três para esse efeito.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Relativamente ao desvio para os bancos online, quando referes a proximidade de agências repara que o activo bank7 para depositar e levantar dinheiro dispõem da segunda maior rede de agências a nível nacional, e o banco best da 3ª.

Ok, então já faz algum sentido. Mas mesmo assim tenho ideia que, pelo menos no caso do BEST, os balcões do BES só servem para levantamentos e depósitos, não é? Se eu disser que prefiro o canal balcão para as minhas operações, não sei se faz sentido que o BEST continue tão à frente...

Uma resposta por si não altera radicalmente uma pontuação, serão preciso duas ou três para esse efeito.

De acordo, mas não é normal que a resposta, por exemplo, à pergunta 2 não afecte em nada o resultado final dos bancos. Qualquer que seja o valor, o resultado é sempre o mesmo.

Esqueceste-te de colocar a classificação dos bancos para algumas questões, na 2ª worksheet...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

já rectifiquei. Verifica se já está ok

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

já rectifiquei. Verifica se já está ok

O teu projecto de aplicação está claramente interessante, mas ainda pode ser afinado e melhorado.

A primeira observação que te faria é que faltam 2 bancos relativamente representativos em termos de cobertura, do universo do sector, que não estão contemplados na tua análise e, portanto, não me parecem muito justo: o Deustche Bank e o Finibanco.

Já agora, acho que também se impunha uma distinção entre o BPI (geral) e o BPI on-line, que, embora na mesma instituição, são mercados diferentes. e nesse caso, o segundo bem pode ser comparado ao AB7 ou ao Best...

Se quiseres e não tiveres experiencia alguma com eles, voluntario-me para dar uma pontuação aproximada, dentro daquilo que é o meu conhecimento.

A segunda é que nota-se bem, na parte mais subjectiva da tua análise e visível em algumas dimensões que elencas, que desvalorizas excessivamente a qualidade da CGD e do Montepio: podem não ser os melhores bancos do mundo, longe disso, mas que o primeiro tenha apenas 2 na simpatia parece-me excessivamente mau (já devias ter percebido que este é o tipo de classificação muito parcial, impossível de sustentar um indicador com as pretensões de fiabilidade que lhe depositas!), mesmo para as piores agências da instituição. E garanto-te que já encontrei agências onde esse atendimento estava claramente acima da nota positiva mínima, do 5.

Em relação ao Montepio, não sei em que te baseias para dares apenas 5 em credibilidade, quanto é perfeitamente sabido que é das instituições mais seguras em Portugal, mesmo por culpa da sua história e da associação mutualista (mesmo que se ache que hoje em dia isso já é treta, assegura-se essa componente de dimensão e credibilidade, pelo que daria no mínimo 7/8...)

Em relação a ambos, acho que foste mais uma vez levado pelos teus preconceitos e excessivamente penalizador por via disso: que o BPI até seja em media mais barato, concordo, mas que estejam ao mesmo nível de um BCP ou Barclays é que já não…

Acho que esta leitura não resiste a uma análise mais atenta dos números, bem vistas as coisas. Assim como em relação aos serviços mínimos…estes dois bancos deveriam ter classificação máxima nesse aspecto, já que são dos que asseguram mais opções a esse nível, desde logo porque colocam à disposição do cliente meios gratuitos de movimentar a conta, como sejam o exemplo das cadernetas, algo que não tem correspondência na generalidade do sector privado, muito embora a benesse de alguns concederem o cartão de débito gratuito, não o fazem a qualquer cliente julgo eu….

Dito isto, sou da opinião que a simpatia e a rapidez deveriam ser indicadores pura e simplesmente retirados da análise, por ser impossível aferir com rigor dessas situações, pela sua variabilidade.

Por outro lado, acho que valeria ainda a pena pensares em introduzir um indicador capaz de reflectir a remuneração dos produtos de poupança (nomeadamente depósitos a prazo, simples) e/ou do saldo das contas à ordem, que também pode ser um factor de importância para o cliente e diferenciação, na hora de escolher um banco.

Uma derradeira consideração para o facto de achar que deverias clarificar o que queres dizer com “investimentos complexos”…estarás a referir-te aqueles instrumentos de maior risco e complexidade de negociação, tais como warrants, cfd, etf ou contratos de futuros? Ou simplesmente aos chamados “produtos estruturados”, que também, de acordo com o BP são denominados por convicção por “complexos”.

Nesse caso, não posso concordar que, por ex, o Barclays ou o Santander ou mesmo o BPI, tenham apenas 5, já que são bancos que regularmente têm ofertas nessa área e as divulgam com abundância de meios.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Radical agradeço e admiro a tua capacidade de análise e a crítica construtiva que fazes pois só pode claramente ajudar a melhorar a aplicação.

No entanto é de todo impossível não ter nessa aplicação muito da minha experiência e daquilo que eu conheço. Não há melhor ou pior banco. Eu sei e admito que a CGD é para muita gente o melhor banco. No entanto eu ao longo da minha vida nas mais de 200? ou 300 agências que já visitei da CGD posso classificar como bom atendimento 20 ou 30 e o resto...enfim! É um banco que começa a melhorar mas que ainda pesa muito o funcionário público, as filas intermináveis e a pouca formação em muitos deles também por já terem outra idade!.

Este foi apenas um exemplo que dei porque esta aplicação é um conselho meu por isso tem que ser baseada no meu conhecimento.  Quando refiro dimensão e credibilidade é óbvio que me refiro à dimensão sobretudo INTERNA e um Barclays ou BBVA não é comparável ao BPI ou BCP. No entanto lá fora são muito maiores! Quando me refiro também a credibilidade é a confiança que os clientes depositam na instituição e sobre o BPI há um consenso de ser credível fiável e com um bom serviço. Isso também conta muito na credibilidade que apresento. O BCP em dimensão (Clientes, depósitos etc...) é muito maior que o BPI mas em credibilidade já não.

Quando não incluo bancos como o Deutch Bank ou mesmo o Finibanco é porque entendo que são bancos que mediante esta análise nunca terão qualquer hipótese de serem os sugeridos e é fácil de ver que no caso do Deutch tem um ponto forte que é o crédito habitação e aí poderia até ser o melhor mas depois em produtos, agências, preçário, produtos básicos...etc nunca ficaria como banco de referência. O mesmo acontece com o Finibanco. Poderia ainda, e tive para os excluir o banco popular e o banif pelas mesmas razões, mas não o fiz para ter um leque de opções suficientemente vasta que se possa comparar. Apartir daí não incluí mais instituições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando não incluo bancos como o Deutch Bank ou mesmo o Finibanco é porque entendo que são bancos que mediante esta análise nunca terão qualquer hipótese de serem os sugeridos e é fácil de ver que no caso do Deutch tem um ponto forte que é o crédito habitação e aí poderia até ser o melhor mas depois em produtos, agências, preçário, produtos básicos...etc nunca ficaria como banco de referência. O mesmo acontece com o Finibanco. Poderia ainda, e tive para os excluir o banco popular e o banif pelas mesmas razões, mas não o fiz para ter um leque de opções suficientemente vasta que se possa comparar. Apartir daí não incluí mais instituições.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando não incluo bancos como o Deutch Bank ou mesmo o Finibanco é porque entendo que são bancos que mediante esta análise nunca terão qualquer hipótese de serem os sugeridos e é fácil de ver que no caso do Deutch tem um ponto forte que é o crédito habitação e aí poderia até ser o melhor mas depois em produtos, agências, preçário, produtos básicos...etc nunca ficaria como banco de referência.

Mas isso quer justamente dizer que quem procure um banco sobretudo por causa do crédito habitação e não dê muita importância aos outros factores poderia ver o Deutsche Bank, se não em primeiro, pelo menos num dos lugares cimeiros...

Se há pelo menos um sector em que o banco se distingue não valeria a pena incluí-lo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não Paulo, mesmo no crédito habitação o Deutch não se distingue por aí além. E na aplicação não há uma pergunta que releve tanto um crédito habitação isolado capaz de colocar um banco como estes no topo! A pontuação máxima que poderia ter era um 10 na importância no crédito habitação mas depois nos meios de movimento, no preçário nas agências etc diluia-se esta vantagem.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não Paulo, mesmo no crédito habitação o Deutch não se distingue por aí além...

Só comentei o que tinhas dito antes, que parecia ir no sentido oposto ao que acabaste de dizer agora... ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

antes de mais agradeço todos os emails que tenho recebido bem como Mensagens privadas acerca do aconselhamento e da aplicação.

Vou colocar aqui um esclarecimento em Público porque muita gente me tem perguntado o mesmo e penso que assim se esclarecerá a dúvida.

A aplicação foi feita para contemplar praticamente todos os bancos. No entanto há pessoas que não querem que o resultado tenha sido um banco online ou um banco de retalho. Por essa forma quando respondem na pergunta que tipo de banco preferem aí o sistema vai buscar o banco mais cotado para o vosso perfil respeitando se é online ou se é de retalho. Não quer isto dizer que é o banco online ou de retalho o mais adequado segundo as vossas respostas. O mais adequado é o que a aplicação gera! Depois se não pretenderem aceitar essa recomendação então o sistema irá escolher o tipo de banco ( retalho ou online) mais cotado para o vosso perfil.

Peço desculpa aos dois membros que não consegui dar resposta em menos de 48h. Hoje mesmo seguiu a resposta às vossas questões.

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço à administração que caso entenda coloque esta aplicação como uma ferramenta muito útil para responder à pergunta qual o banco que melhor se adapta às minhas necessidades. Obviamente que a ferramenta é algo mensurável e quantificável que dá uma sugestão meramente indicativa mas acho que é uma boa ajuda para terem uma noção mensurável da hierarquia dos bancos que melhor servem os vossos interesses de acordo com a classificação que deram.

Volto a referir que é para contas normais isto é que o valor médio à ordem seja pouco significativo e portanto que esse valor não isente de despesas ou confira à conta uma especificidade de vantagens associadas como segmentos premium ou contas ordenado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0