Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Pat G

IRS Dedução com habitação própria e permanente

7 publicações neste tópico

Estou com uma dúvida, vendi a minha habitação própria e permanente no fim de 2009.

Não sei se poderei por as despesas com os juros e amortizações no IRS relativas a essa casa, por já não ser a minha habitação própria e permanente.

Na altura da venda alterei a morada fiscal para uma casa provisória. E não tenho qualquer despesas referentes a essa casa para o IRS.

Agradeço a resposta desde já,

Patrícia

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

As despesas e juros que foram pagas até ao momento da venda podem ser incluídas no IRS.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigada!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Queria colocar duas questões que passo a expor:

1ª - no que se refere às deduções especificas dos rendimentos da categoria F, nomeadamente IMI, o mesmo é dedução do ano de pagamento ou do ano a que se refere o imposto? (exemplo: IMI do ano de 2009 é pago em 2010, é dedução em que ano?)

2ª - numa situação de um contribuinte alugar um quarto da sua habitação própria permanente, tem de declarar esses rendimentos no anexo F? e pode colocar no mesmo anexo as deduções especificas (IMI, condominio, conservação e reparação)? e pode o mesmo declarar os juros e amortização de dívida com a aquisição da habitação própria permanente como dedução à colecta?

Agradeço desde já a ajuda dispensada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1ª - no que se refere às deduções especificas dos rendimentos da categoria F, nomeadamente IMI, o mesmo é dedução do ano de pagamento ou do ano a que se refere o imposto? (exemplo: IMI do ano de 2009 é pago em 2010, é dedução em que ano?)

Obviamente deduz-se no IRS do ano em que foi pago. Se foi pago em 2010 deduz-se ao IRS de 2010 (cuja declaração é feita em 2011).

2ª - numa situação de um contribuinte alugar um quarto da sua habitação própria permanente, tem de declarar esses rendimentos no anexo F? e pode colocar no mesmo anexo as deduções especificas (IMI, condominio, conservação e reparação)? e pode o mesmo declarar os juros e amortização de dívida com a aquisição da habitação própria permanente como dedução à colecta?

Sim. Sim. Julgo que não (há uma informação vinculativa no portal das finanças sobre um tema semelhante, relacionado com a isenção de IMI, neste caso: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/informacoes_vinculativas/beneficios_fiscais/assunto_ebf.htm)
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a nossa residência oficial é em Leiria , casa própria. minha mulher herdou há anos casa em Lisboa, vivenda geminada num bairro , outrora casas económicas . Como estava muito degradada , fizeram-se obras de

restauro e conservação, com introdução de gás natural e portas e janelas térmicas . queria saber se posso

deduzir despesas no IRS de 2014. obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

a nossa residência oficial é em Leiria , casa própria. minha mulher herdou há anos casa em Lisboa, vivenda geminada num bairro , outrora casas económicas . Como estava muito degradada , fizeram-se obras de

restauro e conservação, com introdução de gás natural e portas e janelas térmicas . queria saber se posso

deduzir despesas no IRS de 2014.

A menos que a casa esteja arrendada não.
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0