sultão

Hipotecas (cancelamento)

12 publicações neste tópico

Boa noite!

Hoje venho colocar uma dúvida acerca das hipotecas que a maioria das pessoas tem sobre as suas casas adquiridas com recurso ao crédito. Todos nós esperamos um dia, quando a dívida estiver liquidada, cancelar/anular essa hipoteca. Por isso, se alguém souber e estiver na disposição de prestar tal informação, desejava saber qual o procedimento a utilizar e o preço que este acto acarreta.

Agradecimentos. :)

Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sultão  :)

Quando vendemos a nossa casa tb temos de fazer o cancelamento da hipoteca. Informamos o banco 10/15 dias úteis antes da data da escritura, ou seja, antes da data que queremos a hipoteca cancelada.

No meu caso, tive de entregar tb, uma cópia não autênticada da certidão de teor (actualizada).

No dia da escritura de venda, um solicitador contratado pelo nosso banco, aparece no local da escritura com o distrate da hipoteca.

Eu paguei 72euros pelo cancelamento da hipoteca.

Quem foi depois à Conservatória do Registo Predial cancelar a hipoteca foi o tal solicitador, só por este acto paguei 48eur.

Mas isto foi em Maio de 2008. Parece que, com as novas regras os valores já não são os mesmos.

..."Salienta ainda que o comprador de casa passa a pagar dentro do pacote, quer seja ou não necessário, o cancelamento da hipoteca - cujo custo aumentou isoladamente de 72 para 100 euros -, um acto que antes era pago pelo vendedor"...

Retirado daqui : http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=970118

No teu caso, quando a divida estiver liquidada, o banco dá-te o distrate da hipoteca. De seguida levas-o à Conservatória do Registo Predial para cancelares a hipoteca.

No meu caso, o banco disse que me ía cobrar pela emissão do distrate da hipoteca, mas até agora tal valor não saiu da minha conta ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, Pipocas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

É obrigatória a entrega do distrate da hipoteca na Conservatória do Registo Predial? É que o meu solicitador disse-me que a despesa fica pelos 100€ e só se justifica se um dia eu quiser vender o meu apartamento. Gostaria de saber a V/ opinião.

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na verdade o registo predial passou a ser obrigatório com a entrada em vigor do DL 116/2008 de 4 de Julho.

Tem 30 dias para requerer o pedido de cancelamento de hipoteca. Se deixar passar o prazo paga o valor em dobro, ou seja, cada cancelamento 100 aereos x 2 = 200 aereos (se for 2 hipotecas paga 400). Todavia, se um dia pretender vender a casa, entrega o distrate ao comprador e caso este peça o cancelamento juntamente com o registo de aquisição, o cancelamento tem um custo de "zero" aereos.

É assim. É o País onde vivemos, e que sustentamos com o suor do nosso trabalho. ;)

Cump.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Netbird :)

Obrigatório ou não, se fosse comigo, se a minha casa já estivesse paga, iria concerteza à Conservatória averbar o cancelamento da hipoteca à certidão de teor do meu imóvel.  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Era a minha ideia e será o que eu vou fazer!

Só de pensar que eventualmente, teria de pedir (ou implorar) alguma coisa mais aquele banco, até me dá calafrios!

Obrigada a todos pelas respostas!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

acabo d epagar a minha casa em junho de 2015, quanto custa na conservatória cancelar a hipoteca?

Obrigada

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

acabo d epagar a minha casa em junho de 2015, quanto custa na conservatória cancelar a hipoteca?

Sei que está algures aqui: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/legislacao/docs-legislacao/regulamento-emolumentar/

Lá fala em 20€ pelo "Depósito de documentos no sítio do registo predial www.predialonline.mj.pt de que conste o consentimento do credor ao cancelamento do registo de hipoteca" mas não sei se não haverá algo mais...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No meu banco pediram que apresentasse a certidão de teor actualizada, para poder liquidar o capital ainda em dívida do empréstimo hipotecário. É isso que pretendo. Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Adquiri um carro na OPEL através da GMAC. Acontece que a GMAC deixou de laborar em Portugal e não me enviaram os documentos para o cancelamento da Hipoteca e não consigo de maneira alguma obter novos documentos. Alguém sabe como ultrapassar esta questão ou tiveram alguma situação semelhante? É que assim não consigo de maneira alguma vender a viatura.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
há 57 minutos, Visitante Vânia Simões disse:

Adquiri um carro na OPEL através da GMAC. Acontece que a GMAC deixou de laborar em Portugal e não me enviaram os documentos para o cancelamento da Hipoteca e não consigo de maneira alguma obter novos documentos. Alguém sabe como ultrapassar esta questão ou tiveram alguma situação semelhante? É que assim não consigo de maneira alguma vender a viatura.

Mas o crédito está pago?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead