Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
hjanes

IRS - Mais valias

2 publicações neste tópico

Boa noite,

Vendi a minha casa em Junho de 2009 tendo uma mais valia de aprox. 60k EUR. Anteriormente, (Fev. 2009), amortizei parte do dívida bancária (50k) que a minha mulher tem sobre a casa em que vivemos agora.

Tendo feito o reinvestimento da mais valia antes de esta ter ocorrido, mas ainda dentro do mesmo ano, gostaria de saber se posso declarar o reinvestimento feito para abater a dívida da casa em que vivo agora. Pequeno pormenor, a casa em que vivo está apenas em nome da minha mulher.

Caso não seja possível declarar o reinvestimento de acordo com o raciocínio descrito acima, como é que é contabilizado em IRS? Acresce ao rendimento do casal em 2009? Tem uma taxa específica?

Muito obrigado pela ajuda.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A ver se percebi. A cada que foi vendida estava apenas em teu nome; a casa actual apenas da tua mulher; e foram adquiridas antes do casamento, é isso? (ou então estão casados em separação de bens).

Sem grandes certezas diria que se a mais valia for apenas tua acho que não há lugar a reinvestimento porque não foste tu que compraste a casa actual; se for considerada um bem do casal então talvez pudesse ser. De qualquer forma, acho que a amortização do empréstimo não seria encarada como reinvestimento... excepto talvez no caso de a casa actual ter sido adquirida há menos de 2 anos, e mesmo assim...

Mas não estou certo de nada disto, confirma nas Finanças...

Entretanto, todos os detalhes sobre o cálculo das mais valias (não fala sobre uma situação deste género, mas dá umas luzes sobre aquilo que deve ser considerado): http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6015/601520/article.jhtml?articleID=2743

Para responder à última pergunta, não é possível dizer desde logo quanto se vai pagar de imposto porque isso depende do escalão em que se ficar (a mais-valia entre para a lista de rendimentos juntamente com os salários ou as rendas recebidas, por exemplo, e só depois disso é que se acha o escalão do IRS). A forma como se apura a mais-valia está descrita no link que indiquei acima.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0