Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
racsilva

Duvida sobre permuta de apartamento

3 publicações neste tópico

Boa tarde

Quero pedir uma ajuda a entendidos em situações de permutas, o caso é o seguinte:

Eu tenho um apartamento comprado à pouco tempo, ou seja ainda estou a pagar o crédito. O valor da compra foi 50 000€ e agora quero fazer uma permuta por um terreno que está à venda por 100 000€, o dono troca o terreno pelo meu apartamento, troca por troca. Como é que funciona a permuta? Como o meu crédito não está liquidado o imóvel está em nome do banco não é, ao fazer a permuta que tipo de crédito vou ficar a pagar? Não sei mesmo como isso vai funcionar, se alguém poder ajudar agradecia

Cumprimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar o imóvel não está em nome do banco, está em teu nome. O banco tem é uma hipoteca sobre o imóvel uma vez que ele serviu de garantia para que te concedessem o crédito para o pagares.

Depois...

Quando dizes troca por troca quer dizer que ele te dá o terreno, tu lhe dás a casa e ficais quites? Ou que tu lhe dás a casa e mais os 50.000€ de diferença?

De qualquer forma não é muito diferente:

Basicamente precisas de liquidar o empréstimo do apartamento. Suponhamos que deves ainda 45.000€. Das duas uma - ou tens esse dinheiro, liquidas o empréstimo e pronto; ou não o tens e pedes novo empréstimo, dando desta vez como garantia o terreno - tal e qual como fizeste quando compraste a casa em primeiro lugar.

No dia da escritura o banco do novo empréstimo entrega o cheque dos 45.000€ ao banco onde tens o empréstimo do apartamento que, por sua vez, entrega o distrate da hipoteca para que se possa levantar a mesma no registo predial e registar a casa em nome do novo proprietário; se tiver ficado combinado pagar mais alguma coisa ao vendedor, vai o outro cheque para ele também; ao mesmo tempo ficas com uma hipoteca sobre o terreno sobre o valor total do novo crédito. Claro que se o banco onde fizeres o segundo empréstimo for o mesmo isto é tudo muito mais simples.

A única coisa que fica aí em dúvida é o tipo de crédito. Se estás a adquirir o terreno para construir casa podes tratar de um empréstimo para construção que tem condições semelhantes ao crédito habitação. Senão provavelmente tens que optar por um crédito pessoal, cujas taxas de juro saem mais altas.

O melhor mesmo é consultares o teu banco para te explicarem isso tudo em pormenor e te apresentam as opções disponíveis.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde já agradeço muito a resposta

Sim a permuta é troca por troca sem eu lhe dar a diferença de preços. E pois a minha dúvida também estava no tipo de crédito que poderia ficar a pagar, se estou com um crédito habitação ao ter que o liquidar talvez não me compensasse ficar com um crédito pessoal porque as taxas de juro são muito mais elevadas, e para já também não estou interessado em construir, só daqui a 2 ou 3 anos, por isso não posso fazer um crédito de construção.

Mas vou passar no banco para me esclarecer melhor, se alguém conhecer uma opção melhor sempre dá uma ajuda.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0