Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
getede

irs 2º fase

12 publicações neste tópico

boa tarde

Embora seja novo neste forum, ja ha nuito que o acompanho pois é bastante completo mas ca vai a minha duvida:

apresentei o irs em tempo normal mas quando o fiz disseram me nas financas que nao precisave de apresentar o anexo g pois na venda do meu apartamento nao obtive lucro, entretanto recebo uma carte da financas a dizer que houve divergencias em bens alienados, voltei as financas e disseram me que na 2º fase tenho que fazer a declaracao de substituicao incluindo o anexo g , estará correta a informacao?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu estaria mais inclinado para a 2ª versão, sim. Até porque as Finanças só conseguem saber se tiveste lucro ou não depois de declarares o negócio.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, já coloquei esta dúvida noutro fórum, mas não tive resposta.

Eu preenchi o IRS hoje, categoria B.

Mas não consigo entregar, pois sou obrigada a escolher uma opção que não é verdadeira. No anexo B campo 12, sou obrigada a escolher "No ano a que respeita a declaração não exerceu actividade nem obteve rendimentos de categoria B".

Será que me podem ajudar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu preenchi o IRS hoje, categoria B.

Mas não consigo entregar, pois sou obrigada a escolher uma opção que não é verdadeira. No anexo B campo 12, sou obrigada a escolher "No ano a que respeita a declaração não exerceu actividade nem obteve rendimentos de categoria B".

A mim só me dá esse erro se eu não preencher os rendimentos no quadro 4. Confirma também os dados no Quadro 11.

Se algum desses quadros tiver valores a 0 para o ano actual, a pergunta que referes faz todo o sentido ter uma resposta afirmativa...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas eu não tenho que preencher nada no quadro 4, pois os meus recibos verdes são de formação.

No quadro 11 tenho tudo a zero.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas eu não tenho que preencher nada no quadro 4, pois os meus recibos verdes são de formação.

No quadro 11 tenho tudo a zero.

Se só recebeste formação então não exerceste actividade, tens de marcar a checkbox...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu só recebi por ter dado formação.

Significa que tenho não tive rendimentos na Categoria B?

Neste Modelo só preencho o campo 10 do quadro 4, código 8011. E Quadro 7,  Deduções à colecta, onde coloco o rebdimento iliquido e o total da retenção na fonte.

Não tenho mais nada.

É que na declaração do ano anterior não existia este campo.

Fico a aguardar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu só recebi por ter dado formação.

Nesse caso qual o fundamento para colocares os campos todos a 0?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando valido, recebo uma mensagem de erro a dizer que os campos 1103 a 1106 têm de estar preenchidos, se coloco zeros essa mensagem desaparece.

Eu só preencho este anexo por causa de recibos verdes. No ano anterior foi mais fácil.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando valido, recebo uma mensagem de erro a dizer que os campos 1103 a 1106 têm de estar preenchidos, se coloco zeros essa mensagem desaparece.

Eu só preencho este anexo por causa de recibos verdes. No ano anterior foi mais fácil.

Então vamos lá por partes. Supondo que tu recebeste 500€ dessa fonte.

Preenches o campo 404 com 500,00€

Preenches o campo 1102 com 500,00€. Todos os outros campos do quadro 11 colocas a 0€

Não marcas o campo 4 no quadro 12.

Mesmo assim dá-te erro? Ou havia alguma coisa dos passos anteriores que estavas a fazer diferente?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá, novamente.

No ano anterior não preenchi nada no quadro 4. Daí a minha dúvida. Preenchi apenas o campo 7.

No campo 404 é a propriedade intelectual e foi pesquisar e encontrei isto:

"Propriedade intelectual

1 - Os rendimentos provenientes da propriedade literária, artística e científica, considerando-se também como tal os rendimentos provenientes da alienação de obras de arte de exemplar único e os rendimentos provenientes das obras de divulgação pedagógica e científica, quando auferidos por autores residentes em território português, desde que sejam os titulares originários, são considerados no englobamento, para efeitos de IRS, apenas por 50 % do seu valor, líquido de outros benefícios.

2 - Excluem-se do disposto no número anterior os rendimentos provenientes de obras escritas sem carácter literário, artístico ou científico, obras de arquitectura e obras publicitárias.

3 - A importância a excluir do englobamento nos termos do n.º 1 não pode exceder (euro) 30 000.

4 - Quando os rendimentos a que se refere o n.º 1 excedam (euro) 60 000, a diferença entre os rendimentos líquidos do benefício e aquele montante é dividida por três, aplicando-se à totalidade dos rendimentos englobáveis a taxa correspondente à soma deste quociente, adicionado da importância referida no número anterior, com os restantes rendimentos produzidos no ano. "

Não acho que dar formação se enquade nesta situação.

E como disse no ano anterior entreguei com os quadroi 4 em branco e não tive problemas. A situação foi a mesma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

No ano anterior não preenchi nada no quadro 4. Daí a minha dúvida. Preenchi apenas o campo 7.

No campo 404 é a propriedade intelectual e foi pesquisar e encontrei isto:

Foi erro meu - era o campo 403...

Não acho que dar formação se enquade nesta situação.

E como disse no ano anterior entreguei com os quadroi 4 em branco e não tive problemas. A situação foi a mesma.

O que não quer dizer que se sofresses uma inspecção das Finanças não fosses ter - o quadro 7 nem entra na simulação do imposto, no que aos rendimentos diz respeito...

Mas é uma questão de colocares a questão nas Finanças - como o prazo começou hoje, o número de atendimento ainda é capaz de não estar congestionado...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0