Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
jo_ana

Resgate PPR - onde colocar - URGENTE

6 publicações neste tópico

Ola a todos

Durante 3 anos o meu irmão teve um PPR que teve que resgatar em 2009 por motivos financeiros. Onde coloco no IRS o valor resgatado? Já li por aqui que temos apenas que colocar o beneficio declarado em cada ano acrescido da percentagem mas em que anexo H ou E? È que se for o anexo H terá que entregar o IRS ainda na 1ª fase certo?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se o resgate não foi dentro das condições estabelecidas (desemprego prolongado, reforma, doença grave, etc) e ele tirou partido dos benefícios fiscais em anos anteriores tem de devolver esses valores, sim.

É no anexo H e, partindo do princípio que não há nenhum dos habituais requisitos para declarar na 2ª fase, deve entregar a declaração agora, sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O PPR foi declarado apenas em 2007 no montante de 318,97€. Como já pensava resgatá-lo o meu irmão não o colocou no IRS de 2008. Resgatou em 2009 o montante total que deu cerca de 1.400€. Que valores terá que colocar no campo 1002? Apenas os 10% correspondentes ao IRS de 2007 ou também 10% do total de resgate?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa noite Jo_ana!

O valor que tens de colocar é o beneficio fiscal obtido acrescido de 10% por cada ano até ao resgate, ou seja, se obteve o beneficio em 2007, tem de calcular 20% sobre o valor declarado (beneficio fiscal)e sobre esse valor acresce mais 20% ( 10% por cada ano), e é esse o valor que terás de colocar no quadro "Acréscimo à colecta".

Espero ter ajudado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia

Péço desculpa pelo meu mau portugues mas nunca fui para uma escola portuguesa.

Sou luso descendente e gostaria de ter a vossa opiniao sobre o PPR aforro no B*I (podem adivinhar de qual banco estou a falar). O meu pai tem cerca de 170 000 euros nessa applicaçao desde 2004 que nao rende nada (no fim de janeiro, ele recebeu uma carta do banco com perto de 3% de juro mas nao tinha recebido nada janeiro 2009 por facto da crise 2008).

O meu pai e eu nao temos competencia para falar de bolsa, de acçoes porque isto é para pessoas que sabem.

Na vossa opiniao...sendo o facto que o meu pai esta preoccupado com que se esta a passar...qual seria a medida mais acertada en relaçao a essas applicaçoes : ficar com elas, resgatar, outra applicaçoes???

Obrigado pelo vosso conselho e desculpa ao autor desta messagem de ter metitdo aqui a minha.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa Noite,

Resgatei PPR's com mais de 5 anos, dentro das condições possíveis - pagamento de crédito à habitação.

Daquilo que entendi, aquando do resgate foi-me logo deduzida a taxa simpática de tributação 4% nos mais antigos 8% nos mais recentes.

A minha questão é onde declaro estes resgates.

Já entendi que se tivesse de pagar a penalização por resgate fora das condições seria no anexo H, antigo campo 1002.

Mas se o resgate foi dentro das condições legais onde o declaro. Anexo E? Qual o campo?

Antecipadamente grato,

Wiko

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0