Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
vaniacsc

Duvida- Retenção de IRS

2 publicações neste tópico

Bom dia!

Estou com a seguinte dúvida:

1º há um processamento de salário extra (gratificação) de 400€, cujo valor não é suficiente para aplicar qualquer taxa de IRS.

2º no final do mês processa-se o salário mensal de 630€ (solteiro s/dependentes) cuja taxa é de 3%.

O correcto seria aplicar a taxa por recibo, ou seja o no 1º não se aplica, só no 2º, ou sendo no mesmo mês acumular os valores 400€+630€ e posteriormente aplicar a taxa? O CIRS não me deu nenhuma luz, poderei não ter consultado no sitio correcto...

Agradeço a vossa ajuda

Atentamente,

Vânia

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Tenho ideia que a taxa é calculada pela soma (excepções são os subsídios de férias e natal), embora não faça ideia como é que isso se resolve em termos contabilísticos.

Já tentaste telefonar para as Finanças? Eles dizem-te logo isso num instante...

De qualquer forma, mesmo que a conta fique mal feita, não tem importância em termos de apuramento de imposto. Só no que o contribuinte terá de pagar/receber quando for feito o acerto de contas no ano seguinte (se reteve mais na fonte o reembolso será maior; se reteve menos o reembolso será menor).

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0