Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
nike

Doação declara-se no IRS?

7 publicações neste tópico

Bom dia

O meu pai e seu irmãos com a morte da minha avó receberam em 2008 por herança duas casas.

Em 2009 as duas casas foram vendidas a dois irmãos dele (uma a cada), estas vendas foi efectuadas atravez de uma doação a conselho da solicitadora (pagavam menos impostos!!) mas quem  comprou teve de pagar a cada um dos outros irmãos 2 908.42 €.

se algum me poder ajudar as minhas duvidas são as seguintes;

o meu pai e os imaõs teêm que declarar o valor que recebeu?

se sim, no campo de realização tem que colocar o valor patrominial (29 830,00 € a dividir pelos 9 irmãos = 3 314,44€ ) e no campo da aquisição o valor da doação ( 26 175,78 € a dividir pelos 9 irmãos = 2 908,42 €)?     

Agradeço a resposta a quem poder ajudar.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não percebi - se foi uma doação como é que pagaram dinheiro?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Nas finanças quando fomos tentar resolver as questão, que não nos esclareceram, tambem fizeram essa pergunta, mas o que aconteu foi isso (partilha doação!!) e foi feita a escritura no notario.  ???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Deixa-me por as coisas de outra forma:

- quando foi feita a escritura, para fugir aos impostos, decidiram registar a operação como doação

- agora, já querem declarar esse valor para pagar impostos ??? E estão à espera que ninguém vá cruzar essa informação com a da "doação" da casa?

Na escritura há ao menos indicação do valor que cada um pagou / recebeu? Sem um documento onde constem os valores, como é que querem sustentar o que pretendem colocar na declaração?

(eu não percebo muito disto... se calhar o conceito de doação contra entrega de dinheiro até existe... mas lá que me parece estranho, parece).

Já agora, acho que tens os valores ao contrário:

- o valor de aquisição é que é o valor patrimonial que a casa tinha à data da herança (indicas o valor por inteiro e a parte que cada irmão tem, acho que há um campo para isso; se não houver divides por 9, como dizes)

- o valor de realização é que são os tais 2908,42€. Eventualmente tens que dividir o valor pelas duas casas, pois tens que preencher uma linha por cada casa (não percebi bem se o valor é por cada casa ou pelas duas - a menos que ambas as casas sejam o mesmo artigo matricial...).

A única excepção é para os dois irmãos que compraram a casa. Estes declaram a venda da sua quota parte numa das casas e a compra das partes todas da outra...

Isto, claro, partindo do princípio que há registos destes valores... senão têm que registar a compra de borla... ou então perguntem à tal solicitadora como é que vão descalçar essa bota agora...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aproveito para deixar aqui 1 pergunta:

se 1 falecido tiver deixado em testamento 1 casa, existe algum imposto para pagar pelo que recebe a doação depois da morte?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu pai e seu irmãos com a morte da minha avó receberam em 2008 por herança duas casas.

Em 2009 as duas casas foram vendidas a dois irmãos dele (uma a cada), estas vendas foi efectuadas atravez de uma doação a conselho da solicitadora (pagavam menos impostos!!) mas quem  comprou teve de pagar a cada um dos outros irmãos 2 908.42 €.

se algum me poder ajudar as minhas duvidas são as seguintes;

o meu pai e os imaõs teêm que declarar o valor que recebeu?

se sim, no campo de realização tem que colocar o valor patrominial (29 830,00 € a dividir pelos 9 irmãos = 3 314,44€ ) e no campo da aquisição o valor da doação ( 26 175,78 € a dividir pelos 9 irmãos = 2 908,42 €)?       

Se foi partilha com doação por parte de todos, não foi venda logo não podem ter recebido nada.

Se receberam, não consta na escritura de partilhas. Convém ler a escritura para esclarecer se foi uma coisa ou outra.

De qualquer das formas as doações não constam no anexo G, apenas as vendas.

De facto este problema começou mal e a solução encontrada não foi a melhor. Concordo com o pauloaguia quando ele sugere que vão falar novamente com a solicitadora e que agora esclareça o próximo passo a dar!...  :o

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0