YARA

IVA E RETENÇÃO NA FONTE

3 publicações neste tópico

Boa noite a todos/as...

Ano passado passei recibos no valor de 9940€.

Este ano ia abrir actividade e disseram-me que tinha de entrar no regime de IVA.

Perguntei porquê e disseram-me porque passei recibos no valor de 9940€ em apenas 7 meses e não nos 12 habituais...

Entrei em regime de IVA, apesar de achar estranho...

Se calhar já fiz alguma coisa errada de 2008 para 2009 porque não me informaram deste facto quando abri actividade nas finanças e eu abri como isenta de IVA tendo facturado 9020€...

A minha duvida é a seguinte:

Imaginando que eu tinha passado 1 recibo de 2000€ no fim de 2009 quando já tinha 9940€ passados.

Tinha de cobrar IVA nesses 2000€ por ultrapassar os 10000€?

Tinha de fazer retenção na fonte nesses 2000€ por ultrapassar os 10000€?

Agradeço a quem me possa responder.

Obrigada.

PS- O que pode acontecer se andei errada no ano de 2009 por nao ter entrado em IVA??

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2 questões:

1 - O que queres dizer com "Este ano ia abrir actividade"? Não tinhas já aberto actividade no passado?

2 - Quem te disse tudo isso? Só tens de entrar no regime de IVA a partir do momento que factures €10 000 no exercício.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ia abrir actividade porque como não trabalhei em Dezembro nem tinha perspectivas de trabalho fechei actividade a 30 de Novembro de 2009. Ano passado tive actividade aberta Janeiro e Fevereiro. Fechei em Fevereiro porque nao tinha precisoes de trabalho novamente... Depois abri em Maio e Junho e voltei a fechar a 30/06. Abri em Setembro e tive aberta Setembro, Outubro e Novembro. Já sou trabalhadora independente desde 2006 mas quando estou sem trabalho fecho porque não vou pagar segurança social sem ganhar nada...

Quem me disse isto foi a funcionária das finanças...

Que 10000€ era para quem trabalhou 12 meses...Se tive actividade aberta 7 meses só podia ter facturado um valor correspondente...

Se facturei 9940€ tive de entrar em regime de IVA...Não está bem?

Uma duvida que me surgiu entretanto é sobre o valor de IRS que terei de pôr no Anexo B em 2011.

Por exemplo, e para ser um valor redondo. Se eu passar recibos no valor de 1000€ e 200€ forem para entregar às finanças de IVA no respectivo trimestre, o que eu ponho no meu Anexo B como rendimentos? 800€ ou 1000€??

Aguardo respostas.

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead