asoares

Dúvida sobre reembolso de IRS.

7 publicações neste tópico

Olá.

Costumo acompanhar o "Pedro e o Blog", e venho aqui deixar uma situação que me aconteceu para saber a vossa opinião sobra a mesma.

Então é assim, já preenchi o IRS e já o submeti online através da aplicação das Finanças ( Modelo 3 ).

Antes de submeter simulei para saber o resultado. O resultado foi que teria a receber cerca de 750€.

Poucos dias depois recebo um email das Finanças a dizer:

"A sua declaração de IRS, entregue em 2010-03-24 22:22:01, foi considerada certa após validação central."

A seguir fui ao site das finanças consultar a declaração de IRS e saber se já tinha sido emitido o reembolso.

Foi então que para minha admiração vi que já tinha sido emitido reembolso mas no valor de 636.58€.

Sabem-me dizer existe algum motivo para isto? Para esta diferença?

Já abri a aplicação, tornei a simular e é igual. Fiz download da última versão do Modelo 3 e está igual.

Já fui ver o comprovativo da declaração e os valores estão iguais aos que pus na aplicação....

Sabem de algum caso igual? É normal, possível isto acontecer? Será engano?

Devo reclamar? Como e para onde?

Aguardo por uma ajuda vossa.

Muito obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estando a liquidação errada, deve apresentar reclamação graciosa no prazo de 30 dias.

Embora os resultados obtidos nos simuladores não vinculem as Finanças, poderá ajudar a perceber onde pode ter ocorrido um erro.

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A mim aconteceu-me o mesmo, não com essa diferença, recebi a menos 38€, aproximadamente.

Eu acho que o erro é das finanças mas também não sei se vale a pena reclamar, o melhor é aguardar outras opiniões.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Valer a pena vale sempre - se não se ganha em dinheiro, ganha-se pelo menos em conhecimento...

Tens alguma coisa menos "normal" na tua declaração? Alguma operação que possa não estar incluída nos cálculos que o simulador faz?

E se, como diz o JRibeiro, os resultados dos simuladores não são vinculativos, no entanto espera-se que o das Finanças dê resultados tão próximos quanto possível. Se não são rigorosos, não custa nada alertá-los para que tentem melhorar a ferramenta - se ninguém se queixar é que eles não mudam nada ;)

Entretanto, algo que podes fazer desde já é comparar com os resultados de outros simuladores. Se usas o Windows, a Jurinfor tem um que dá simulações bastante detalhadas: http://www.jurinfor.pt/jurinfor/redirect/cgd/cgd_main2009_download.htm

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Decidi fazer as contas e o valor que me dá de reembolso a receber é o que realmente recebi, ou seja, o simulador do portal das finanças não fez os calculos correctamente.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Decidi fazer as contas e o valor que me dá de reembolso a receber é o que realmente recebi, ou seja, o simulador do portal das finanças não fez os calculos correctamente.

Em relação à simulação das Finanças, também a fiz na altura da entrega do IRS via online e de facto há uma diferença de 34 ou 35 euros, a meu favor, em relação ao que efectivamente recebi.

Por aqui, posso concluir, e já o escrevi anteriormente, que o simulador das Finanças não vincula a entidade aos resultados obtidos nos simuladores. Assim sendo, nada impede o contribuinte de anexar cópia da simulação efectuada e reclamar/pedir esclarecimento sobre a sua situação, até porque pode ser uma forma do simulador ser melhorado!...  ;)

Cumps

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Olá.

Relativamente a este assunto já o consegui resolver.

Enviei um email a pedir explicações relativamente à situação e pediram-me que enviasse o resultado da minha simulação no Modelo3.

Enviei e depois responderam-me que o calculo do simulador estava errado e que o reembolso estava correcto.

Explicaram que o simulador estava a atribuir uma majoração, que era a diferença que me dava, ao limite do valor declarado das rendas que não devia. Esta majoração só se verifica para o campo de Juros e amortizações de habitação própria e permanente.

Está tudo explicado. :)

Muito obrigado pelas vossas respostas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor