Pipocas

1ª Factura EDP5D já com problemas

22 publicações neste tópico

Recebi a minha primeira factura da EDP5D vou pagar 74,64eur :o.

A média de pagamentos deste ano com a EDP "normal" foi 52eur.

Nestes 74,64eur estão incluídos:

- 5eur, ref. a Imposto de Selo do novo contrato. Tudo bem.

- Consumo de 323kwh a 0,1180/cada. Tudo bem.

- Taxa exploração DGGE (1 x 0,07). A cobrança deste valor não está escrita no contrato, pelo menos não o encontro. Mas tudo bem, já a pagava na EDP "normal".

- Potência contratada (6,9kVA) 2,789meses x 10,0900 = 28,14eur.

A última parte é onde reside o problema.

Ora, o período de facturação é de 08.05.2008 a 07.07.2008. Dois meses certinhos, mas a potência contratada está a ser cobrada 2,789 meses. :P

Contactei o serviço comercial: 808 535353. Disseram-me que estou a pagar a potência contratada do mês de julho por inteiro. Na próxima factura vai acontecer o mesmo, vão-me cobrar o mês de Agosto e Setembro por inteiro.

Ora o mês ainda não acabou e já me estão a cobrá-lo? Isto não está correcto. Onde posso queixar-me?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que não tenhas que voltar a pagar o resto do mês de Julho na próxima factura, não me parece incorrecto.

Vou dar o exemplo do que me aconteceu com a 2ª factura do MEO (a 1ª foi grátis):

A factura era de cerca de 75€ e devia ser 50€+valor das chamadas (que era apenas pouco mais de 2€).

Analisei a factura e percebi que a mensalidade era superior. O período da factura era do dia 16 ao 15 do mês seguinte. Liguei para lá e disseram que estava a pagar a mensalidade do dia 16 ao dia 31 do mês seguinte (1.5 meses). A factura seguinte foi de chamadas entre os dias 16 e 15 mas mensalidade do mês (1 a 31). Por exemplo, pago chamadas de 16 de maio a 15 de junho e mensalidade de junho.

Se entendi bem a situação com a EDP é semelhante.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

100do :)

Já percebi a deles, de qualquer das formas continua a fazer-me confusão. :P

Instalaram e ligaram o contador em 08.05.2008. A facturação são dois meses certinhos. De 08.07.2008 a 07.07.2008. Ora a potência contratada deveria ser igual ao período de facturação 2 meses, mas não é :P

No teu caso é igual.

As facturas seguintes vão parecer correctas, nesta 1ª, parece que me estão a ir ao bolso.

Já vi que tenho uma potência contratada excessiva. Quando faltarem 60 dias, pelo menos, para o fim do Contrato com a EDP5D, vou resolvê-lo. Vou voltar à EDP "normal". 

A forma de cobrança mensal nao me parece a mais correcta. Se resolvermos o contrato antes do fim do mês, eles já lá têm o deles. Estarei a ver bem a coisa?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que te creditem o que falta para o resto do mês quando terminar o contrato, bate certo. Claro que na maior parte dos casos, quando essa altura chega já ninguém se lembra se cobraram meios meses ou não.

Já agora, não sei se há alguma norma que obrigue a esse comportamento. Seja como for também acho que era de bom tom avisar os clientes que a primeira factura seria tendencialmente mais cara.

Se quiseres reclamar, procura no site da EDP5D se há sítio onde o fazer. Se eles tiverem lojas físicas elas têm que ter livro de reclamações. E finalmente, podes contactar directamente a entidade que regula o sector (penso que é a ERSE, mas confirma).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia :)

Obrigado pelo conselho, vou ficar atenta no fim do contrato se fazem a coisa como deve ser. ;)

De qualquer das formas já enviei um mail no site da EDP e um à DECO, vou ver o site da ERSE a ver o que diz.

Pelos vistos existem mais empresas no mercado a funcionar assim (caso da MEO, membro 100do).

Penso que esta forma de operar não está correcta, mesmo que no final do contrato acertem. Porque como dizes e bem, estes contratos muitas das vezes duram anos e no final já ninguém se lembra se no principio pagou a mais.

ADENDA: Já fui ao Site da ERSE, tens razão, é a entidade a quem nos devemos dirigir caso tenhamos problemas com a electricidade. Já lhes enviei uma reclamação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pois, estás a sentir o que eu senti quando vi a factura do meo com 75€ (estava à espera de 50 - 55, no máximo).

Também lhes perguntei qual era a lógica de pagar a assinatura do mes de junho e chamadas de metade de maio e metade de junho, na mesma factura. Não tiveram justificação para dar, só disseram que a assinatura é sempre por 1 mês.

Se terminar o contrato, acho que o vou fazer no final do mês. É mais fácil eles cobrarem as chamadas de 15 dias do que descontarem a assinatura do mesmo período.

Ah, e outra:

na 3ª factura voltou a aparecer um valor estranho (alto, claro). Desta vez estavam a cobrar-me um pacote de canais que nunca pedi. Liguei, descontaram o valor e deram-me uma nova referência. Resolveu-se bem, mas temos que estar sempre atentos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

100do  :)

Estão-nos a roubar isso é que é!

Vamos ver se acertam no final. Depois conto, se me lembrar, ainda faltam 7/8 meses para fazer a carta de rescisão.

Voltaram-me a fazer o mesmo desta vez com a água.

O que me chateia é que são serviços essenciais, não podemos fugir a eles (água e luz).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso é tipo a Cabovisão, paga-se o mês em que se está logo no início, estas empresas são todas muito "espertas" lol

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já vi que tenho uma potência contratada excessiva. Quando faltarem 60 dias, pelo menos, para o fim do Contrato com a EDP5D, vou resolvê-lo. Vou voltar à EDP "normal". 

Podes mudar de potência a qualquer momento, não tem nenhum encargo. E podes fazer online, é so fazer o registo no EDP Online. Nem gastas € na chamada.

E apesar de no contrato da EDP 5D estar prevista penalização em caso de rescisão, eles não tão a aplicar isso. Eu rescindi um contrato com 3 meses. Basta carta registada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Podes mudar de potência a qualquer momento, não tem nenhum encargo. E podes fazer online, é so fazer o registo no EDP Online. Nem gastas € na chamada.

Não pode não. A potência mais baixa que a EDP5D admite é de 6,9Kwa

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não pode não. A potência mais baixa que a EDP5D admite é de 6,9Kwa

Sim, esqueci-me desse facto. É fazer as contas entre o benefício (ou não) de ter 5D ou de ter Universal com um escalão mais baixo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

elbmurcs  :)

Estás a falar verdade? Rescindiste o contrato que tinhas há 3 meses com a EDP5D e eles não te penalizaram por estares a antecipar a rescisão?

Isso é óptimo.  ;D

O meu contrato diz que, se rescindir o contrato antes do prazo, eles cobram-me a potência contratada (10,09eur/mês) que falta para o fim do contrato. Uma pipa de massa, se fizermos as contas.

Eu até me questionei se isto seria legal ???

O teu contrato tb dizia isto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O meu contrato diz que, se rescindir o contrato antes do prazo, eles cobram-me a potência contratada (10,09eur/mês) que falta para o fim do contrato. Uma pipa de massa, se fizermos as contas.

Manda-lhes um mail ou liga-lhes a dizer que chegaste à conclusão que tens uma potência contratada maior do que a que precisas e que gostarias de rescindir o contrato para voltar à EDP e precisas de saber o que é preciso para o fazer (não te esqueças de indicar os teus dados de cliente).

Em função da resposta que te derem, logo vês como podes avançar ou não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pauloaguia  :)

Incentivada pelo facto do membro elbmurcs não ter tido penalizações por rescindir o contrato, enviei o mail que sugeriste, vou aguardar a resposta deles. Obrigado  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O contrato diz efectivamente isso, mas quando eu rescindi na altura telefonei para a linha e eles disseram que não estavam a aplicar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tinha uma potencia contratada de 6,9Kwa em tarifa bi-horária e passei para 3,45 Kwa também ao fim de poucos meses e também não me cobraram nada, não sei se foi considerado rescisão se não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu tinha uma potencia contratada de 6,9Kwa em tarifa bi-horária e passei para 3,45 Kwa também ao fim de poucos meses e também não me cobraram nada, não sei se foi considerado rescisão se não.

Mas isso foi na EDP ou também estavas na EDP5D? É que se mudas de potência mas dentro da mesma empresa não há restrição de contacto. Agora, a EDP5D e a EDP são empresas diferentes e nesse caso já podem invocar penalizações por rescisão contratual...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não sabia desse pormenor  :P pensei que fosse a mesma empresa, foi na EDP.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como até ontem(24 Julho) não obtive qualquer resposta ao mail enviado a 18 de Julho, telefonei para a EDP5D.

Disseram-me que não estão a aplicar a cláusula das penalizações devido ao motivo da rescisão, mudança de potência para uma mais baixa (4,6), por não necessitar de uma tão alta (6,9). Na EDP5D a potência mais baixa comercializada é a de 6,9.

Disseram para enviar uma carta registadaa e indicar o motivo à:

EDP Comercial, comercialização de energia SA

Praça Marquês de Pombal nº 13 - 1250 - 162 Lisboa.

Mas tb me disse que posso entregar a dita carta numa loja do cidadão.

Depois digo-vos o resultado, se cobraram alguma coisa ou não...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto ao problema da 1ª factura (ver 1ª mensagem), recebi a resposta hoje via CTT à queixa enviada por mim via mail em 16.07.2008 :D

..."Informamos que durante a vigência dos contratos, e independentemente do dia do mês em que é emitida a factura, todos os meses é facturado

o encargo de potência, no total de 12 unidades de encargos por ano, com a excepção da primeira e da última factura, sendo, nestes casos, o valor da potência calculada ao dia.

Trata-se de procedimentos adoptados de modo uniforme, para todos os clientes fornecidos em baixa tensão normal.

Assim, as taxas de potência debitadas na factura de 8 de Julho de 2008, correspondem ao período de 8 de Maio a 31 de Maio de 2008 (0,789) e aos meses de Junho e Julho de 2008.

Pelo exposto, consideramos que a taxa está correctamente facturada..."

Gostei do facto de me terem respondido via CTT, gostei da resposta, já fiz as contas e batem certo.

Se não me cobrarem a penalização por rescisão do contrato antes do fim do prazo e se na última factura me cobrarem apenas o que devem, a EDP5D sobe na minha consideração.Vamos ver.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Já rescindi o meu contrato com a EDP5D e já contratei a EDP normal.

Correu tudo bem, recebi hoje a factura da rescisão, só me cobraram os khws que, efectivamente, gastei.

Não me cobraram a penalização por rescisão do contrato nem a potência contratada relativa ao mês de Agosto. (Foram desligar a EDP 5D e fazer a ligação da EDP "normal" no dia 1 de Agosto).

Para além disso, vou poupar na potência, na EDP5D tinha  6,9 de potência contratada, agora tenho 4,6. ;D :D:)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Pipocas,

Eles mudaram-te o contador??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead