Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
larekiku

alterações ao IMI, quem já tem casa.....quem é abrangido?

11 publicações neste tópico

Viva,

Adquiri a minha casa em 2004, mais exactamente escriturei a mesma em Maio de 2004 e gostava de saber se estou abrangido pelo aumento do periodo de isenção do IMI de 6 para os tais 8 anos!!!!?????

Retirei de um site o seguinte texto:

Assim, quem tenha comprado casa após Janeiro de 2004 e esteja temporariamente isento de IMI, também terá o prazo prorrogado. Quem tenha completado o período de isenção este ano também terá direito a mais um ano de isenção. Já quem, por exemplo, tenha comprado casa em 2004 e tido isenção por três anos, já não poderá reactivá-la.

Conseguem confirmar-me isto? A alteração é isto que diz?

Apesar de ser um pouco confuso, as conclusões a que chego é que no meu caso fico abrangido, passando para uma isenção de 8 anos (em lugar dos 6 actuais)

Gostaria que me esclarecessem

???

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não vi o texto das alterações, uma vez que nem sequer foi publicado em DR, acho eu.

Mas as regras do IMI dizem que se pode fazer o pedido de isenção em qualquer altura, dentro do período em que ela vigoraria. Ou seja, eu compro casa e, se sou candidato a 6 anos de isenção, posso fazer o pedido só ao fim de 2 anos se me apetecer (não tenho é isenção durante os 2 primeiros anos mas apenas durante os 4 que sobram).

No limite, se for preciso faço novo pedido para o prazo que resta. Mas com tanto Simplex, acho que seria uma estupidez não fazer isso automaticamente...

Vamos aguardar que seja publicado o texto definitivo para confirmar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ainda não vi o texto das alterações, uma vez que nem sequer foi publicado em DR, acho eu.

Mas as regras do IMI dizem que se pode fazer o pedido de isenção em qualquer altura, dentro do período em que ela vigoraria. Ou seja, eu compro casa e, se sou candidato a 6 anos de isenção, posso fazer o pedido só ao fim de 2 anos se me apetecer (não tenho é isenção durante os 2 primeiros anos mas apenas durante os 4 que sobram).

No limite, se for preciso faço novo pedido para o prazo que resta. Mas com tanto Simplex, acho que seria uma estupidez não fazer isso automaticamente...

Vamos aguardar que seja publicado o texto definitivo para confirmar...

Olá Paulo, efectivamente, só queria saber se eu sou abrangido pelo "esticar" da isenção ou não.

Queria só dizer que o texto foi retirado de um site credível:diário económico

De qualquer modo vou ficar a aguardar pelo esclarecimento, se o conseguir antes, coloco-o aqui

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa pergunta, tambêm gostava de saber, eu comprei casa ha exactamente um ano, pedi logo a isenção de 6 anos, desta forma em vez de faltar 5 anos faltaria 7  ;D era bastante bom :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu queria saber se uma casa com escritura no valor de 190.000 passava dos 3 anos para mais...

é que segundo o simulador do BCP só tenho direito a 3 anos!! isso não é nada!! por que raio fui eu comprar uma casa tão cara  :P

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

eu queria saber se uma casa com escritura no valor de 190.000 passava dos 3 anos para mais...

é que segundo o simulador do BCP só tenho direito a 3 anos!! isso não é nada!! por que raio fui eu comprar uma casa tão cara  :P

Penso que nesses casos passa para 4 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boas sou nova por aqui, já vascolhei alguns tópicos, e acho este forum muito bom.

agora aqui vai a minha dor de cabeça :'(

Comprei casa em Dezembro de 1999 a escritura só foi feita em JAN de 2000, e fiquei isenta do IMI por 10 anos, que termina já para o Ano, estive a ver no site das finanças de que vou pagar + de 1200.00 euros de IMI.

Será possível?

Como é achado este valor?

Poderei reclamar este valor?

tenho opção de pagamento repartido ou terei que pagar tudo de uma só vez?

Que terror? estou de queixo caído, é que estou desempregada e o rendimento cá em casa é tão pequeno mas tão pequeno (depois de pagar as todas despesas fixas só sobra 9.00 euros/dia para 3 pessoas comerem durante o mês todo),que não dá para por de parte algum dinheiro para esta porcaria

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

mena :)

Pode pagar o IMI em duas prestações se a quantia total a pagar for superior a 250eur.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se casa for adquirida pelo valor até 157500 ficará isenta de IMI durante 6 anos; mas se o valor tributário da casa estiver entre 157 500 e 236 250 só terá 3 anos de isenção. Se ultrapassar aquele valor não tem isenção.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

bairro :)

O IMI incide sobre o valor patrimonial tributário dos prédios (avaliação das Finanças*), não incide sobre o valor de aquisição.

*consultar caderneta predial actualizada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Será possível?

Como é achado este valor?

Poderei reclamar este valor?

tenho opção de pagamento repartido ou terei que pagar tudo de uma só vez?

Possível é, só depende do valor da casa.

Em primeiro lugar, cada município define qual vai ser a taxa de IMI a aplicar no ano seguinte. Genericamente essa taxa varia entre 0,4% e 0,8% para os imóveis avaliados pelas Finanças antes de 2004 e entre 0,2% e 0,5% para os imóveis com avaliações mais recentes. Podes consultar as taxas praticadas pelo teu município no site das Finanças. Depois é só multiplicar pelo valor de avaliação da casa (constante na caderneta predial, que também podes obter no site).

Reclamar o valor não podes. Quando muito, se a avaliação for anterior a 2004 podes pedir uma avaliação actualizada às Finanças para te serem aplicadas as taxas mais recentes, genericamente mais baixas (claro que a nova avaliação pode ser muito mais alta e acabas por pagar ainda mais - usa primeiro o simulador de avaliação de imóveis no site das Finanças para ficares com uma ideia aproximada)

A outra forma de reduzir o valor é venderes essa casa e comprares uma mais barata e com menos encargos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0