elbmurcs

Atestar o depósito gasta mais?

17 publicações neste tópico

Já por várias vezes li que atestar o depósito torna o carro mais pesado, logo o consumo aumenta.

Mas no caso de se ter direito a descontos, acho que é melhor atestar até ao máximo. Especialmente se a bomba não ficar num trajecto próximo de casa. Como o meu caso, hoje atestei numa bomba com menos 5cent e que só passo lá uma vez por semana. Ir lá de propósito acaba por deixar de compensar o desconto.

Mas é um facto que os carros atestados são ligeiramente mais lentos. Nunca notaram no vosso? Obviamente se for muito potente não se nota.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Anda por aí a circular o seguinte email que menciona algumas sugestões e tenta justifica-las.

Assim tomo a liberdade de o transcrever, pedindo desde já a desculpa por não identificar o seu autor, mas fica a intenção.

Truques para abastecer

O autor deste texto trabalha numa refinaria .

Assim que pode você tomar em sério os truques que a seguir lhes expõe para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.

*1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.*

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.*

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flotantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo  reabastecido e nem imediatamente depois.*

Se chega você ao posto de  serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao rreabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você  corre o risco de abastecer combustível sujo.

Eu não costumo atestar a minha carrinha, pois quase 80lts de gasóleo impõem respeito nos dias de hoje, quer pelo seu preço quer pelo seu peso (a frente até levanta). ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

80 litros? Que carrinha é?

*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.*

Realmente deixar o carro ir à reserva é psicológico. Atestei hoje. Em vez de deixar ir à reserva, volto a atestar assim que chegar a metade. Dói menos a pancada. O problema é que quase sempre só passo na tal bomba mais barata uma vez por semana.

Obrigado pelas dicas, qualquer gota é sempre bem-vinda (com ou sem traço?  :P).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Na SIC fizeram uma reportagem sobre esse email, após entrevistarem várias pessoas, supostamente entendidas, chegaram á conclusão que tudo isso estava certo mas que o ganho era bastante mínimo, a temperatura por exemplo, como o combustivel está debaixo do solo a temperatura é quase sempre a mesma, a evaporação também disseram que é imperceptível, eu na minha opinião o a melhor forma mesmo de poupar combustivel é andar mais devagar  :P e fazer uma condução mais calma.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

[...]a melhor forma mesmo de poupar combustivel é andar mais devagar  :P e fazer uma condução mais calma.

Esta é que é uma grande verdade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E colocar combustível mais barato!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

[...]melhor forma mesmo de poupar combustivel é andar mais devagar  :P e fazer uma condução mais calma.

Faço minhas as tuas palavras!

Com o meu Astra de '91 (1.7 TD), com 205.000km ando a fazer médias de 5,5lts/100km, em percuro misto, com maior incidência no percurso urbano.

O pé tem muita influência...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E colocar combustível mais barato!

Nem sempre.

Eu só gasto gasóleo, lá em casa não há carros a gasolina.

As experiências que tive até hoje com os gasóleos baratos não foram nada boas. Notei maiores consumos, menos rendimento e tenho conhecimento de alguns casos de bombas injectoras avariadas.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E como se justifica isso, tendo em conta que muitas dessas bombas são abastecidas com cisternas da GALP?

Será gasóleo de pior qualidade, pior refinado e por isso as gasolineiras compram-no mais barato?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

É simples. Mesmo na Galp, tens gasóleo normal e gasóleo Gforce. São os 2 da Galp e até podem e vêm no mesmo camião. Supostamente, o gforce dá mais rendimento, menores consumos, etc. Como é que explicas isso????

Eu explico-o da mesma forma que explico a diferença para os gasóleos "ditos" baratos: a diferença está nos aditivos.

À tempos meti conversa com um camionista que abastecia os depositos de um posto Galp. Ele mesmo me confirmou que leva combustíveis a várias marcas de postos mas o sítio onde carrega o camião e o combustível que lhe lá metem não é o mesmo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Realmente atestei uma última vez no Montijo e o meu pai é que andou com o carro. Fez uma média muito mais alta que o habitual, 6.5, imaginei que fosse devido ao A/c. E também porque ele não faz uma condução tão económica como a minha. Mas já várias pessoas me disseram que o combustível do Fórum Montijo não tem qualidade. A nível de rendimento não sei pk não andei muito com esse depósito.

De resto, ultimamente fiz 3/3 depósitos no Jumbo Alverca e não tenho notado nada de anormal, nem nos consumos.

Já coloquei 2/3 vezes no Intermarché Cantanhede e 5* estrelas.

Eu acho que a qualidade dos postos low-cost varia de posto para posto.

Em relação à GALP, e falando de diesel normal, noto que dá menos rendimento que a repsol. Até mesmo nas gasolinas e no GPL, são os combustíveis com mais qualidade. Consegue-se mesmo mais 15/20km extra por depósito. No caso do GPL, dizem que faz mais 60km que as outras.

Só que na repsol os descontos são fracos. O cartão acp é -3 cent mas tem uma anuidade de 40 e tal euros.

Sempre é melhor fazer o Universo.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Fica aqui este texto retirado deste blog. http://poingg.blogs.sapo.pt/12075.html

é impressionante a forma como a galp "oferece" 200 pontos nos abastecimentos superiores a 30lts (axo eu k seja isso), pois abastecendo 70 ou 80lts como eu o faço retiram-me os 200 pontos do cartão fast mas não me carregam com os 70 ou 80 a kual teria direito, ou seja não pago pelo pekeno desconto 200 pontos mas sim 270 ou 280 é de facto de lamentar este lapso da galp energia.

Quando a esmola é grande...   :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso dos pontos é outra "guerra".

Cada vez lhes ligo menos. À uns anos havia bons produtos que se podiam trocar. Agora apenas servem para, de alguma forma, fidelizar clientes.

Na Galp, passei a descontar pontos em vez de os acumular. Por cada abastecimento descontam-me 200 pontos, o que me dá direito a um desconto de 0,05€.

Ultimamente, tenho ido à BP. O desconto até é menor, mas já não suporto ir à Galp daqui. Têm um serviço tão bom que se a GNR (que está ao lado) metesse os funcionários das bombas a soprar, acho que os apanhavam  ;D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

80 litros? Que carrinha é?

Uma Passat... ;)

Mas como já foi dito aqui, o que conta é sobretudo a moderação no estilo de condução. Tudo o resto é quase insignificante.

A questão dos gasóleos aditivados (gforces e similares) só deverão ser usados em motores "camon rail", ou seja, motores de ultima geração que suam altas pressões de injecção.

Esses gasóleos quando usados em motores com alimentação injectores-bomba não revertem ganhos significativos para os utilizadores. - Conselho do Car Bosch Service

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bolas, então usar alguns cartões de desconto não ajuda?

Fiz uma viagem num Mercedes 190d (daqueles de 1985), em que o dono meteu por engano G-force, e notava-se uma diferença para muito melhor no desenvolvimento.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

De resto, ultimamente fiz 3/3 depósitos no Jumbo Alverca e não tenho notado nada de anormal, nem nos consumos.

Já coloquei 2/3 vezes no Intermarché Cantanhede e 5* estrelas.

Eu acho que a qualidade dos postos low-cost varia de posto para posto.

Em relação à GALP, e falando de diesel normal, noto que dá menos rendimento que a repsol. Até mesmo nas gasolinas e no GPL, são os combustíveis com mais qualidade. Consegue-se mesmo mais 15/20km extra por depósito. No caso do GPL, dizem que faz mais 60km que as outras.

Só que na repsol os descontos são fracos. O cartão acp é -3 cent mas tem uma anuidade de 40 e tal euros.

Sempre é melhor fazer o Universo.

Sim, também já atestei no intermarché em cantanhede e tudo bem!

Já não posso dizer o mesmo da companhia Alves Bandeira (pelo menos na zona de Anadia), que rende sempre muito menos e gasta mais!:S

Outras de confiança a um preço mais acessível, é a Cepsa (cascaishopping) e a Agip!

Também já notei que realmente, a repsol, aumenta o rendimento do carro, então se for o gasóleo de alto rendimento nota-se mesmo bem! agora até qu eponto compensa.. ainda não sei, já falaram atrás de motores 'common-rail', mas como não sei identificar esse tipo de motores, não sei com qual está o meu carro equipado!:S 

Já agora onde posso obter essa informação? alguém sabe?  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mesmo se for Repsol normal (tanto gasolina como diesel) nota-se o motor mais solto e faz mais 10/20kms. O especial até pode fazer mais alguns kms mas não compensa porque é muito caro.

Quanto à questão do common-rail ou não, no caso dos motores a gasóleo, mesmo os mais antigos adaptam-se bem a estes novos gasóleos. No caso da gasolina é pior, e há carros mais antigos que podem mesmo gastar mais.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead