Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
pedro silva

Preçarios - Dúvida que surgiu

7 publicações neste tópico

Olá bom dia e desde já os parabéns por este forum, pois e uma excelente via para

nos ajudar neste pantanal cheio de lodo que são os bancos.

A minha duvida e a seguinte:

Tenho um empréstimo pessoal para aquisição de carro, e em agosto passado tinha

o valor de comissões de dossier em 1.25€, a partir de Setembro passaram para 1.35€

e em fevereiro passaram para 1.39€

Isto é legalmente possível ou estão a fazer abuso?

Desde já obrigado e agradecia uma ajudinha.  ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Desde que te avisem antecipadamente das alterações no preçário sim, podem fazer o que quiserem.

Agora, se realmente os aumentos começam a ser sistemáticos e razoáveis (aumento de mais de 10% em menos de um ano não me parece justificável) então podes sempre aproveitar a embalagem e fazer uma reclamação. Até pode não ter nenhum efeito para ti, mas se houver muita gente a reclamar de aumentos substanciais pode ser que se ponha travão a isso de alguma forma...

Agora, comissão de disser não é uma coisa que se paga só no início do empréstimo???

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

pois eu nao devo ter dito bem não e de dossier mas acho que de processamento da prestação

todos os meses a tenho juntamente com o valor de capital amortizado juro vencido e imposto de selo.

E não, nunca fui informado de alterações de precário.

Uma senhora que trabalha lá aconselhou a eu fazer uma carta a pedir um esclarecimento, ou devo apenas

pedir livro de reclamações ? o livro servirá para estes casos também?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Por um lado há a questão de não te porem a par das alterações do preçário (nem mesmo pelos extractos vinha indicação de que o preçário ia ser alterado?) Essa parece-me uma boa razão para reclamar.

Por outro lado há a questão do banco impor aumentos exagerados nas suas comissões. Essa já não deve ter grande seguimento no imediato...

Agora, sou da opinião que todos os que se sentirem afectados por este fenómeno devem preencher o livro de reclamações sim - ou, no mínimo, enviar pedidos de esclarecimento ou dar conhecimento para o BdP, SEFIN, DECO ou outras associações do sector financeiro. Senão, nunca serão alertados para a situação, nem irão analisá-la... É à conta deste tipo de reclamações que foi surgindo legislação como a que limita as comissões por amortização antecipada ou obriga aos arredondamentos à milésima, por exemplo...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

6 - Pode o banco junto do qual tenho um crédito alterar o Preçário sem me informar?

Quando os contratos celebrados com os clientes permitam às instituições alterar as condições contratuais através da alteração do Preçário, devem essas instituições comunicar aos respectivos clientes o teor de tais alterações, com uma antecedência mínima de trinta dias relativamente à data pretendida para a sua aplicação, salvo se forem aplicáveis prazos distintos, de acordo com normas específicas definidas por lei ou por regulamentos do Banco de Portugal.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

desde já muito obrigado pelos esclarecimentos, se calhar então vou verificar melhor se nunca recebi nenhuma

informação sobre alteração de comissão de processamento e irei ao meu balcão solicitar o livro de reclamações

e expor lá a situação.

Acham que chega ou deverei fazer uma carta ao BdP ? O livro de reclamações terá bom encaminhamento?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Acham que chega ou deverei fazer uma carta ao BdP ? O livro de reclamações terá bom encaminhamento?

Os bancos não querem chatices com o BdP, por isso dão bom encaminhamento às reclamações. De qualquer forma podes sempre acompanhar o andamento do processo pelo portal do cliente bancário...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0