zinote

Cota da ordem dos enfermeiros não pode ser incluida no IRS?

12 publicações neste tópico

Bom dia.

Sou enfermeiro e é a primeira vez que estou a fazer o IRS. A minha questão é a seguinte?

A cota anual que pago à ordem dos enfermeiros foi apagada, por parte da funcionária das finanças, com a justificação de que como eu passo recibos verdes não posso deduzir a cota OBRIGATÓRIA para exercer a minha profissão. Gostaria de saber o que devo fazer...

Eu trabalho para um hospital e passei 2 recibos verdes com o valor total de 50€.

Sem mais assunto, aguardo resposta.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mesmo que eu passe recibos verdes?

Essa é a minha duvida. Será que existe alguma legislação que me possa basear para comprovar à funcionaria que posso fazer a respectiva dedução?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Código do IRS (CIRS) , Artº 26, alínea n) .

Se fizeres uma busca na net em CIRS está lá tudo, poderás abrir o documento em PDF.

De qualquer forma, mesmo que não fosse considerada essa quota (mas é, eu também a coloco, embora tenha rendimentos de trabalho dependente+independente) a funcionária não tem "poder" para a "apagar" se tu desejares incluí-la: quanto muito teria poder para te explicar que não valia a pena incluir...

mas vê o Código CIRS que está lá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

desculpa lá, enganei-te: o CIRS que eu tenho aqui já não é a última versão, fui ver melhor.

No teu caso (se fores apenas trabalhador independente SEM CONTABILIDADE ORGANIZADA) o que acontece é que as Finanças vão considerar 30% dos teus rendimentos como despesas, ou seja só pagas IRS sobre 70% do teu rendimento total.

Ora, nesses 30% está INCLUIDA a quota da Ordem a que pertences, portanto seria desnecessário estar a declará-la pois o sistema ao fazer as contas não entraria com esse valor.