zinote

Cota da ordem dos enfermeiros não pode ser incluida no IRS?

12 publicações neste tópico

Bom dia.

Sou enfermeiro e é a primeira vez que estou a fazer o IRS. A minha questão é a seguinte?

A cota anual que pago à ordem dos enfermeiros foi apagada, por parte da funcionária das finanças, com a justificação de que como eu passo recibos verdes não posso deduzir a cota OBRIGATÓRIA para exercer a minha profissão. Gostaria de saber o que devo fazer...

Eu trabalho para um hospital e passei 2 recibos verdes com o valor total de 50€.

Sem mais assunto, aguardo resposta.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mesmo que eu passe recibos verdes?

Essa é a minha duvida. Será que existe alguma legislação que me possa basear para comprovar à funcionaria que posso fazer a respectiva dedução?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Código do IRS (CIRS) , Artº 26, alínea n) .

Se fizeres uma busca na net em CIRS está lá tudo, poderás abrir o documento em PDF.

De qualquer forma, mesmo que não fosse considerada essa quota (mas é, eu também a coloco, embora tenha rendimentos de trabalho dependente+independente) a funcionária não tem "poder" para a "apagar" se tu desejares incluí-la: quanto muito teria poder para te explicar que não valia a pena incluir...

mas vê o Código CIRS que está lá.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

desculpa lá, enganei-te: o CIRS que eu tenho aqui já não é a última versão, fui ver melhor.

No teu caso (se fores apenas trabalhador independente SEM CONTABILIDADE ORGANIZADA) o que acontece é que as Finanças vão considerar 30% dos teus rendimentos como despesas, ou seja só pagas IRS sobre 70% do teu rendimento total.

Ora, nesses 30% está INCLUIDA a quota da Ordem a que pertences, portanto seria desnecessário estar a declará-la pois o sistema ao fazer as contas não entraria com esse valor.

Se tiveres contabilidade organizada poderás incluir a quota da Ordem juntamente com despesas de formação profissional.

O que o funcionário te deveria ter dito (presumo que não tens contabilidade organizada) é que a inclusão da Quota no teu caso é perca de tempo e maço de papel, apenas..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A diferença com ou sem a cota da ordem é de 20€. Onde coloco os recibos verdes no simulador?

Desculpem e obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A diferença com ou sem a cota da ordem é de 20€. Onde coloco os recibos verdes no simulador?

Depende, que simulador estás a usar?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

este do site..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

este do site..

Podes colocar o link? Só aqui no fórum já foram colocados links para uma série de simuladores diferentes...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sobre a diferenca de 20€, acha viavel ir la chatear-me com a mulher. Segundo o simulador o que vou receber é 43€, sem as cotas...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Diz logo na primeira linha, nesse simulador:

NOTA: Este simulador só se aplica aos rendimentos da Categoria A - trabalho Dependente e/ou Categoria H - Pensões, a entregar em 2010.

Como os recibos verdes são rendimentos da categoria B, quer dizer que este simulador não se aplica ao teu caso...

Há um simulador que é capaz de ser preferível para ti: http://www.jurinfor.pt/jurinfor/redirect/cgd/cgd_main2009_download.htm

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor