Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
elbmurcs

Seguros de capitalização

13 publicações neste tópico

Olá.

Propusera-me no BES 2 produtos, que vim a saber serem seguros de capitalização, que tem taxas muito atractivas, mais altas do que qualquer depósito a prazo.

As subscrições são limitadas e mensais, e a última (Julho) apresentava as seguintes taxas:

Euro Aforro 12 meses: 4,95% liquidos

Poupança Plus 18 meses: 5,1%

Esta foi a única nota que consegui do banco, porque não existem prospectos.

Múltiplos de 58,42€ (cada acção=

Retorno Estimado:

- Resultante da diferença entre a cotação estimada para a data de venda (63,03989 €) e a cotação de compra (58,4€), o que equivale a 4,9% por ano.

Pelo menos garante essa taxa, pode dar mais qualquer coisa mas não deve fugir muito desses valores. Visto que é um produto que envolve a CMVM, esta deve disponibilizar o prospecto, certo?

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Em primeiro lugar, se é o banco que comercializa o produto é ele que é obrigado a apresentar aos clientes o prospecto informativo. Nem que seja uma fotocópia!

Se não te derem nada por escrito, pede o livro de reclamações.

Quanto aos produtos, sem detalhes não queria fazer grandes apreciações.

Perguntas a fazer ao banco:

* se há alguma garantia do capital investido ou se podes vir a perder dinheiro. Não quer dizer que venhas a perder dinheiro mas deve-se sempre entrar num investimento com conhecimento de todos os cenários possíveis. Da mesma forma, pergunta se há um máximo de rendibilidade.

* quais os fundamentos para a estimativa de valorização apresentada.

* pergunta pela possibilidade de movimentação antecipada. Tudo bem que estás de boa fé a pensar entregar o dinheiro à guarda deles durante o tempo de vida do produto. Mas nunca se sabe o dia de amanhã e mais vale saber agora ocm o que podes contar do que ter que andar a informar-te disso numa altura de necessidade em que as tuas preocupações sejam outras.

* normalmente há comissões envolvidas nesse tipo de produtos. Qual o seu valor? A rendibilidade apresenta já as leva em conta ou foi calculada sobre o valor efectivamente entregue (deduzido das comissões)?

Assim de repente é o que me lembro. A taxa só por si (ainda por cima quando é estimada) não é um bom factor de decisão, sem se conhecer o que a pode influenciar...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tenho à vontade para pedir o livro de reclamações, tenho boas relações com o banco. Acho que não é preciso ser tão extremista. Por vezes, ser um bocadinho mais low profile tem os seus frutos, e vou tentar pedir de novo o prospecto.

Mas julgo que é claro a má fé dos bancos em enganar os clientes, e a pressão das chefias sobre os gestores para vender produtos, escondendo informações aos clientes. Não há um banco ideal, é preciso ter o olho bem aberto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ora bem, já aqui tenho o prospecto do produto do BES.

Chama-se TOP Renda 7 Julho 2008 360º 14 meses 4ª Série

Compra de acções ao valor de 10,69€ e venda ao valor de 11,32499€

Como é acções e ultrapassa 1 ano, não tem impostos, daí o interesse do rendimento.

Rendimento garantido de 6,31% TANB (equivalente, para termos de comparação), ou 5,048% líquidos anuais. Julgo que é difícil de bater em produtos garantidos a um ano. Corrijam-me estiver enganado nos valores.

E no início do mês tiveram produtos semelhantes a 18 meses com taxas ligeiramente superiores.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Como é que garantem a venda de acções a um determinado valor? Isso parece suspeito.  :-\

Tem comissões? Em caso afirmativo, as rendibilidades apresentadas entram em conta ocm elas?

Há alguma expressão do tipo "rendibilidades passadas não são garantia de rendibilidades futuras"?

O que acontece se precisares de movimentar o dinheiro antes dos 14 meses?

Quando a esmola é muita o santo desconfia. Mas isso não quer dizer que não seja um bom produto, só que é preciso estar um pouco mais atento que de costume...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Não tem comissões. Em caso de movimentação antecipada perde-se o juro. Não tem essa expressão.

De facto, vendo bem as coisas o que o gestor me deu para a mão não foi bem um prospecto, é uma folha para assinar com o valor de compra e venda das acções.

Isto tá a cheirar muito mal, mas eu não consigo arranjar o prospecto em lado nenhum e a subscrição acaba amanhã!

Fui a outro balcão BES mas era uma agência rápida, como isto é um produto 360º não conseguiram sequer aceder à ficha do produto. Vou tentar ir a um balcão grande como o meu.

Visto que é uma coisa que tem de ser comunicada à CMVM, será melhor falar com eles?

Não queria armar barraca no banco, nem com o gestor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isto tá a cheirar muito mal, mas eu não consigo arranjar o prospecto em lado nenhum e a subscrição acaba amanhã!

Fui a outro balcão BES mas era uma agência rápida, como isto é um produto 360º não conseguiram sequer aceder à ficha do produto. Vou tentar ir a um balcão grande como o meu.

Visto que é uma coisa que tem de ser comunicada à CMVM, será melhor falar com eles?

Não queria armar barraca no banco, nem com o gestor.

Se tens dúvidas qual é o problema de ir ao banco esclarecê-las? Não vejo em que é que isso seja armar barraca... :-/

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O gestor não me fornece as informações devidas.

Chegar ao banco e apresentar uma reclamação dá muito filme, náo é o meu estilo. Já telefonei para a CMVM e aconselharam-me a enviar um mail para o apoio cliente.

Antes vou tentar ir a outra agência.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O gestor não me fornece as informações devidas.

Chegar ao banco e apresentar uma reclamação dá muito filme, náo é o meu estilo. Já telefonei para a CMVM e aconselharam-me a enviar um mail para o apoio cliente.

Antes vou tentar ir a outra agência.

Desta vez não falei em reclamações. Só em colocar questões ao gestor para ele responder :)

O BES não tem daqueles serviços centrais de atendimento ao cliente? Frequentemente sabem prestar melhores informações por esses canais especializados...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Serviços centrais? Por atendimento telefónico? Não sei do que estás a falar.

Bom, não interessa porque hoje consegui resolver a minha situação, fui a outra agência BES e descobri que o produto não garante o capital em caso de resgate antecipado, portanto só funciona como um depósito a prazo em caso de não-resgate.

Numa mobilização antecipada, o valor das acções é uma incógnita e está quase sempre abaixo do preço de compra. E poderá ter elevadas comissões nesse caso.

É uma aplicação para quem pode não precisar do dinheiro durante 1 ano, que não é o meu caso.

Para o meu caso, julgo que o Dprazo é o melhor. Em caso de resgate, só perco o juro sobre o que levanto e o resto continua a render.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Serviços centrais? Por atendimento telefónico? Não sei do que estás a falar.

Uma pesquisa rápida no site do BES levou-me a esta página com a lista de contactos para fazer sugestões, apresentar reclamções ou simplesmente tirar dúvidas: http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=25781B39-9954-4A70-BC37-B05AA0F0A93A&parentNode=6846#

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A odisseia ainda não acabou.

No outro balcão disseram-me que em caso de resgate, o capital não era garantido. Só funciona como Dprazo se ficar até ao fim do tempo de contrato.

Segundo o outro balcão:

resgate: sujeito à cotação das acções na altura, quase sempre mais baixas

fim do prazo: juro garantido, como um depósito normal

No meu balcão, o gestor reitera que o produto garante o capital em caso de mobilização, isto é, funciona tal e qual como um Dprazo.

Estou sem saber o que fazer, e o mais provável é subscrever o produto.

Sobre esses canais, há uns dias atrás já telefonei para essa linha e não sei se perguntei isso do resgate. Vou tentar isso e depois desisto. Talvez telefone para a Proteste Poupança de manhã.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Gostava de saber se subscreveu esse produto e se recebeu capital e juros garantidos pelo o BES.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0