Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Jalbuke

IRS e Reformados - Aproximação dos descontos de IRS aos trabalhadores no Activo

1 publicação neste tópico

Navegando pela internet, encontrei este site, e desde já dou os parabéns ao criador pela informação tão útil e actualizada que aqui se encontra.

Gostaria que alguém me esclarecesse o que passo a expôr.

Este ano de 2010 vou entregar a minha primeira declaração de IRS como Reformado.

Como todos sabem o Governo tem vindo gradualmente a cobrar mais impostos aos reformados com vista a igualar aos descontos efectuados pelos que ainda estão no activo. Como todos sabemos estão a fazê-lo diminuindo as deduções à colecta dos reformados.

Até aqui tudo bem, para salário igual desconto igual, quer seja reformado ou não.

Mas há um pequeno GRANDE senão!!!!

Ao fazerem a retenção na fonte, ainda o fazem pela tabela VII, taxa muito inferior à tabela para os que ainda estão no activo.

Qual não foi a minha grande surpresa ao fazer a simulação do meu IRS, que devido a este facto, só me foi descontado menos de metade do na realidade deveria ter sido.

Em toda a minha vida de trabalhador nunca tive "Imposto a Pagar" porque as retenções na fonte correspondiam à realidade do meu salário.

Devo dizer que o "Imposto a Pagar" este ano é de um valor absurdo!

Pergunto:

Porque não acabam com a tabela VII (Tabela para Pensionistas) e fazem o desconto pela tabela geral dos que estão no activo?

Se assim fossem nada disto aconteceria.

Eu só tenho uma justificação para este acto por parte do Governo(?).

Usam a Tabela VII para pensionistas, porque assim os pensionistas têm mais dinheiro disponível mensalmente (ilusão) e mantêm a "malta" feliz....mas, chegado o fim do ano dizem, meninos vamos lá fazer contas e passem para cá aquilo que não foi descontado ao longo do ano... e de uma vez só!

Só tenho a dizer que a situação é ridícula, injusta e imoral.

Gostaria de ouvir a opinião dos prezados membros deste forum e se mais alguém foi confrontado com esta situação deplorável.

João Albuquerque

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0