EUEU

I.R.S. e a Bolsa

10 publicações neste tópico

Boa tarde.

Antes de mais quero felicitar o fórum pela qualidade, que me parece a melhor que existe em português.

Agora a minha duvida que se prende com os negócios efectuados em bolsa. Tenho uma conta bancária conjunta com a minha namorada, através da qual efectuei algumas transacções bolsistas, que resultaram em prejuízo no final de 2009. Esta semana o meu banco enviou, para os dois titulares da conta o mesmo extracto com os mesmos valores.

As questões são:

- Não deveriam as transacções bolsistas afectar apenas um dos titulares da conta ou no máximo dividir o saldo final pelo número de titulares? Seremos assim os dois obrigados a entregar mais tarde o irs preenchendo o anexo G?

- Sabendo que tenho rendimentos por conta de outrem na ordem dos 10000€ e rendimentos a recibos verdes na ordem 3000€, e despesas dedutíveis nulas, até que ponto poderá ser vantajoso deduzir os prejuízos em bolsa (na ordem dos 1000€).

Muito obrigado pelos esclarecimentos

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se as operações em bolsa estão associadas à conta conjunta, assume-se que são efectuadas pelos dois. Afinal, o dinheiro que lá está não é mais de um que do outro...

Cada um de vocês deve preencher o anexo G declarando metade dos montantes pois é nessa proporção que foram/são proprietários das acções.

Se optares por englobar as menos valias, podes deduzi-las a eventuais mais-valias que venhas a ter nos próximos (salvo erro 3) anos. Se não pensas voltar a investir na bolsa nesse período não vale a pena optar pelo englobamento, logo para começar.

Para além disso, ao optar pelo englobamento das menos-valias bolsistas tens que englobar também todos os outros rendimentos de capitais que normalmente não são declarados (juros de depósitos a prazo, por exemplo). Tipicamente estes rendimentos foram submetidos a taxas liberatórias que são mais baixas que o escalão de IRS onde a maior parte das pessoas se insere e isso acaba por representar um agravamento do imposto cobrado sobre esses capitais (mas para os escalões mais baixos compensa optar pelo englobamento)

Agora, se esse eventual agravamento compensa ou não a amortização que possas vir a fazer nas mais-valias de anos futuros, precisas de fazer a simulação para ficar com a ideia...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado Paulo.

Quer dizer, que,  se não declarar as perdas bolsistas posso entregar o irs na fase normal dos rendimentos A e H, certo?

Mas se quiser deduzir então terei de entregar mais tarde, englobando as perdas ao rendimento total.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Salvo erro tens de declarar à mesma... Podes é não optar pelo englobamento.

Eu queria confirmar no Código do IRS, mas o portal das finanças está outra vez em baixo :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Se optar-mos por declarar as menos-valias sem proceder ao englobamento, que vantagem poderemos retirar daí?

Pelo que tenho investigado, apenas se poderá descontar esse valor noutras mais valias actuais ou futuras (2 anos), se optarmos pelo englobamento.

Será mesmo assim?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se optar-mos por declarar as menos-valias sem proceder ao englobamento, que vantagem poderemos retirar daí?

Nenhumas.

Mas, como expliquei antes, o facto de optares pelo englobamento pode-te prejudicar, tudo depende do escalão em que te inseres...

Pelo que tenho investigado, apenas se poderá descontar esse valor noutras mais valias actuais ou futuras (2 anos), se optarmos pelo englobamento.

Será mesmo assim?

É

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Obrigado, fiquei esclarecido.

Apenas ainda não encontrei uma resposta consensual para a obrigação de declarar as menos valias.

Aliás no meu caso pessoal, na conta conjunta as menos valias não chegam a 50€. Por esse valor não compensa à outra parte declarar as menos valias, uma vez que terá de declarar o IRS mais tarde. Pelo que tenho também pesquisado, só é obrigado a declarar menos valias que tem contabilidade organizada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Aproveitando este tópico para não piorar a proliferação de tópicos que por aí há, tenho a seguinte dúvida:

Eu já entreguei o IRS de 2009, no entanto, por desconhecimento de causa, como tenho acções e mais valias a declarar, pensava que isto se fazia em separado, disseram-me que não que tenho é que declarar tudo nesta fase que arranca a 15 de Abril.

A minha dúvida é, posso mesmo só declarar isto em conjunto, ou posso fazê-lo de forma "separada" ?

Obrigado!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu já entreguei o IRS de 2009, no entanto, por desconhecimento de causa, como tenho acções e mais valias a declarar, pensava que isto se fazia em separado, disseram-me que não que tenho é que declarar tudo nesta fase que arranca a 15 de Abril.

A minha dúvida é, posso mesmo só declarar isto em conjunto, ou posso fazê-lo de forma "separada" ?

Em separado não podes.

Agora não sei é se podes meter simplesmente uma declaração de substituição ou se já vais pagar multa por ir fora do prazo / ser noutra fase diferente.

Mas isso é uma questão de perguntares às Finanças, pelo que tenho lido por aqui o número que eles disponibilizam para atendimento funciona bem...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só não funciona devido ao grande volume de chamadas, ainda não consegui ser atendido em tempo útil :(

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead