José Ribeiro

Arredondamentos

8 publicações neste tópico

Bom dia

sugeria que lessem o teor desta noticia:

http://www.agenciafinanceira.iol.pt/noticia.php?id=970966&div_id=1729

e que deixassem aqui a vossa opinião, pois eu gostaria muito de saber se o banco onde tenho associado o meu crédito à habitação também usou este sistema de arredondamento.

Como sabe-lo? Vou contratar um advogado? Não ficará isso mais caro do que qualquer valor que poderei eventualmente vir a receber pelo arredondamento?

E se não houve arredondamento, mas sim taxas? Todos os meses pago uma taxa que tem vindo a subir, sem motivo aparente e que se designa por Comissão de "Liquidação de prestações". Aumentou o mês passado para 1,30€?!?!

E pago também "Imposto de Selo" que já vai em 0,05€?!?!?!

Poderão dizer, só?

Pois é só, mas do "tostão se faz o milhão" e os bancos não cobram estes valores a mim... Neste caso serão vários milhões de lucro.

Se alguém entendido no assunto me souber dar uma resposta plausível sem ser dirigir-me ao banco e perguntar directamente, agradecia.

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E se não houve arredondamento, mas sim taxas? Todos os meses pago uma taxa que tem vindo a subir, sem motivo aparente e que se designa por Comissão de "Liquidação de prestações". Aumentou o mês passado para 1,30€?!?!

E pago também "Imposto de Selo" que já vai em 0,05€?!?!?!

Essa comissão de liquidação das prestações, não tem nada a ver com os arredondamentos. Isso é em suma para pagares um serviço, onde se inclui o envio do extrato para casa. No BPI não pagas essa comissão mensal se optares pelo extrato trimestral, o que dá para poupar € 1,30 X 12 = € 15,6.

O imposto de selo também não tem nada a ver com os arredondamentos.

Os arredondamentos a que se refere a noticia eram por exemplo quando a taxa terminava em 4,01% e era arredondada, por exemplo, para o 1/4 superior ou seja 4,25%.

No entanto já tinha aberto um tópico sobre o mesmo tema em http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=245.0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

José Ribeiro  :)

Não li a noticia mas pelo que me parece a importãncia a que se refere diz respeito à Comissão de Processamento (termo utilizado na CGD), o Imposto Selo diz respeito a 4% dessa comissão.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

também tenho dúvidas em realação a isto

Como fazer para resolver esse problema que pode trazer alguns Euros para o nosso bolso

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

hsfarao, a noticia que aconselho a ler saiu hoje, logo está actualizada em relação à que apresentas no teu tópico. Mas se formos a ver, andamos todos ao mesmo, pois a dúvida fundamental é se tenho de contratar um advogado para saber se tenho direito ou não ao reembolso dos arredondamentos. Parece-me que é excessivo, cada um dos portugueses que tem um crédito, ter de contratar um advogado para saber a quanto dinheiro tem direito, caso tenha direito. Se há uma lei, devia ser automática a devolução. Muitos iriam agradecer publicitando a agência bancária onde tal tinha acontecido. Caso contrário, vai gerar tumulto e discórdia, pois nem todos têm dinheiro para ir pagar os honorários a um advogado para receber aquilo que é seu por direito! Estou a falar bem?

Pipocas, creio que seria útil perder 2 minutos a ler a notícia antes de fazer comentários para que não haja equívocos e depois andarmos todos a justificar as afirmações e respostas a afirmações próprias e de outros... entendido?

A importância a que me refiro designa-se por Comissão de Liquidação de Prestações e vou seguir o conselho do hsfarao (hsfarao? tem algo a ver com os egípcios? Bem sei que o nosso povo tem várias misturas mas faraós e egípcios não sabia... :-) ). Aliás se prescindir do extracto mensal e optar pelo extracto digital devem deixar de cobrar esta comissão bem como o imposto de selo, não vos parece?

Alfredo gostaria de o elucidar mas também tenho dúvidas. Aguardo mais comentários e futuras notícias em torno deste assunto. pois caso se confirmo, sempre seria um 14º ou 15º mês e já daria para fazer uns abatimentos...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

...hsfarao, a noticia que aconselho a ler saiu hoje, logo está actualizada em relação à que apresentas no teu tópico...

...A importância a que me refiro designa-se por Comissão de Liquidação de Prestações e vou seguir o conselho do hsfarao (hsfarao? tem algo a ver com os egípcios? Bem sei que o nosso povo tem várias misturas mas faraós e egípcios não sabia... :-) ). Aliás se prescindir do extracto mensal e optar pelo extracto digital devem deixar de cobrar esta comissão bem como o imposto de selo, não vos parece?...

Não dúvido e até concordo que esteja mais actualizada, mas também há-des compreender que se a informação relativa a um mesmo tema estiver concentrada num só tópico torna mais fácil a sua análise e dessa forma é mais eficiente e esclarecedora.

hsfarao, é a abreviatura de Hélder Silva conjugada com a alcunha dos tempos de escola, Faraó.

Quanto ao que questionas sobre o extrato digital tem lógica o teu raciocionio. Quando ao BPi devo referir que recebo o extrato trimestral na minha residência em papel, de todos os movimentos da conta, PPR, crédito habitação, etc sem que pague algo por isso.

Pergunta ao teu banco dessa possibilidade.

Se eventualmente fores cliente BPI podes alterar a periocidade do teu extrato ou até prescindir dele através do homebanking.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Alfredo gostaria de o elucidar mas também tenho dúvidas. Aguardo mais comentários e futuras notícias em torno deste assunto. pois caso se confirmo, sempre seria um 14º ou 15º mês e já daria para fazer uns abatimentos...

Já tinha colocado um comentário sobre isso no outro tópico que o hsfarao referiu, vou-me abster de o repetir.

Quanto à tal comissão, a opção pelo extracto digital pode ou não acabar com a comissão. Depende daquilo que ela efectivamente representar, mas isso só consultando o preçário do banco e/ou confirmando com eles.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

José Ribeiro  :)

Agora já não se pode comentar a parte dos tópicos/comentários que nos interessam???

Como diz o outro, o José Ribeiro "tem uma maneira esquisita de falar", em certos comentários que faz, até pode ter razão em muito do que diz mas fala de uma maneira um pouco ríspida com quem não conhece.

Quanto à noticia dos arredondamentos, já lá fui ler. Tive um crédito à habitação no Montepio Geral há 3 anos, já não tenho lá conta, será que mesmo assim posso reclamar o que me devem?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor