heda

regime simplificado

4 publicações neste tópico

Olá!Trabalho por conta de outrem, e passo recibos verdes como desportista (+-250€ mensais), e neste momento nao atingo os 10000€. Futuramente,estou a pensar ser comissionista, onde vou auferir +-1300€ mensais, e como vou ultrapassar os 10000€ vou passar para o regime simplificado-regime normal de iva. Até aqui tudo bem...

As minhas dúvidas são as seguintes: 1) tenho de fazer retenção e liquidar iva nos recibos verdes em ambas actividades (desportista e comissionista) ou considero a actividade desportista acessoria e comissionista principal,e só liquido iva e retenção na actividade comissionista uma vez que so nesta actividade ultrapasso os 10000€?2) Que despesas posso deduzir em sede de IVA (a empresa suporta almoços e combustivel)?3) Como desconto mais que o salario minimo nacional, por conta de outrem, tou dispensado de fazer descontos para a segurança social como independente... mas disseram me que não poderia ter faltas  mesmo que auferisse mais que os 475€, é verdade?Obrigado

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

1) Tens de fazer retenção e IVA em ambas, vistos que "concorrem" para a tua actividade de trabalhador independente

2) Existe um monte enorme de coisas que podes deduzir... para alguns dos que não podes deduzir consulta http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/civa_rep/iva21.htm

3) O que têm as faltas que ver com isso? No limite o teu empregador é que te pode despedir (com justa causa) se faltares. O que interessa à Seg. Social é que pagues os 11%.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tiver faltas por conta de outrem não estou isento da segurança social como independente, foi o que me disseram...pois a segurança social pode me notificar para pagar a contribuição desse mês. Mas pelo que li na lei, para estar isento da s.social como independente basta-me auferir no minimo 475€. Qual é a v/opnião?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se tiver faltas por conta de outrem não estou isento da segurança social como independente, foi o que me disseram...pois a segurança social pode me notificar para pagar a contribuição desse mês. Mas pelo que li na lei, para estar isento da s.social como independente basta-me auferir no minimo 475€. Qual é a v/opnião?

A unica explicaçao que vejo para essa historia das faltas e´ se o trabalhador recebe o salario minimo e, por causa da falta, desce abaixo do limiar que da´ direito `a isençao quando lhe descontarem no salario...

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead