JoaoPedro

Crédito Habitação - Algumas Questões

3 publicações neste tópico

Olá,

Desde já, como novo usuário do fórum, quero cumprimentar quem por este post passar. :)

Agora ao que interessa:

Recentemente cheguei a acordo com uma imobiliária para a aquisição de um imóvel, especificamente uma casa "geminada" de 143m2 por um valor de 132.500€.

Ao contactar com o meu gestor de conta, este informou-me que como filho de um funcionário do banco, teria direito a algumas vantagens se recorresse ao meu banco para o empréstimo habitação, nomeadamente um spread de 0.45 entre bonificações nos juros e apoio nas despesas do contracto.

A minha primeira questão prendesse com o spread, à primeira vista parece-me vantajoso em relação aos valores que alguns dos meus colegas "receberam" de outros bancos, mais baixo 0.75 na CGD. Será que é realmente um bom spread?

Segunda questão, sei que é raro o banco que financia 100% do valor do imóvel. Confesso que não estou muito por dentro da realidade dos empréstimos habitação, este financiamento é sobre o valor que o avaliador dá ao prédio ou é sobre o valor acordado com o proprietário?

Terceira questão, a imobiliária pede um contracto de promessa compra e venda, com um sinal de 10% a descontar na escritura. Este tipo de contracto é a norma ou poderei negociar o valor? Pois de momento o dinheiro que tenho guardado não chega aos 10% que pedem como sinal.

Cumprimentos,

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha primeira questão prendesse com o spread, à primeira vista parece-me vantajoso em relação aos valores que alguns dos meus colegas "receberam" de outros bancos, mais baixo 0.75 na CGD. Será que é realmente um bom spread?

Para os dias que correm é um spread baixo, sim. Claro que o spread não é o único custo do empréstimo - por vezes com as comissões e outros encargos, o crédito com o spread mais baixo acaba por ser o mais caro - mas é uma parcela importante. Além disso, provavelmente tens condições preferenciais em alguns dos outros custos também, por isso é uma forte hipótese a considerar...

Segunda questão, sei que é raro o banco que financia 100% do valor do imóvel. Confesso que não estou muito por dentro da realidade dos empréstimos habitação, este financiamento é sobre o valor que o avaliador dá ao prédio ou é sobre o valor acordado com o proprietário?

É sobre o valor que o avaliador dá ao prédio.

Terceira questão, a imobiliária pede um contracto de promessa compra e venda, com um sinal de 10% a descontar na escritura. Este tipo de contracto é a norma ou poderei negociar o valor? Pois de momento o dinheiro que tenho guardado não chega aos 10% que pedem como sinal.

Tens sempre a hipótese de fazer um crédito para o sinal (tipicamente com condições menos atractivas, mas que amortizas quando contraires o empréstimo maior).

De qualquer forma, tipicamente o valor é negociável... até sei de alguns casos em que apartamentos de mais de 100.000 foram sinalizados com 2000 ou 3000. Tudo depende da vontade do vendedor (que provavelmente será influenciada pela confiança que tu lhe inspires, portanto sê o mais honesto possível sobre tudo o que diga respeito ao negócio).

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Na minha opinião não se justifica a assinatura de contrato de promessa de compra e venda, com o pagamento do respectivo sinal, porque o prazo que leva a aprovar um crédito habitação (com aprovação por escrito do Banco) é aprox. uma semana e meia. Ora, se mostrar essa carta do Banco ao vendedor a comprovar a aprovação empréstimo e agendando os registos provisórios e/ou escritura num curto prazo, será suficiente para segurar o negócio: e poupará custos com o crédito sinal (imposto de selo p. ex; juros bancários)!

Até porque, ...  há imensas ofertas no mercado e à partida, o vendedor não deixará de fazer o negócio consigo por causa disso.

Mostre capacidade negocial!

Cumprimentos,

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead