Pedro85

Impostos de um ordenado bruto

10 publicações neste tópico

Olá,

Recentemente recebi uma proposta de uma empresa de 1250€/mês brutos + subsídio de alimentação.

Segundo me informei, tenho de descontar 11% para a segurança social destes 1250, sendo assim sobra-me 1110 €.

A minha dúvida é, sendo ordenado bruto, tenho de pagar impostos sobre estes 1110€? A empresa tem de fazer retenção do IRS ou sou eu que para o ano vou ter de reter quando preencher a declaração de IRS?

Muito obrigado e cumprimentos.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa mas não percebi se sou eu a pagar ou a empresa.

Pelo que vi estou no escalão de 11% por isso é necessário reter cerca de 140€/mês. É a empresa que tem de reter isto todos os meses?

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

A minha dúvida é, sendo ordenado bruto, tenho de pagar impostos sobre estes 1110€? A empresa tem de fazer retenção do IRS ou sou eu que para o ano vou ter de reter quando preencher a declaração de IRS?

So´ mais um esclarecimento: o IRS e´ calculado sobre o salario bruto (1250) e nao sobre o valor depois de descontar a SS...

Como disse o FORR€TA, a taxa de retençao depende do teu agregado familiar. Como o OE 2010 ainda nao foi aprovado, continuam a ser aplicadas as taxas de 2009 que podes encontrar, por exemplo, em http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6035/603530/article.jhtml?articleID=4025

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

So´ mais um esclarecimento: o IRS e´ calculado sobre o salario bruto (1250) e nao sobre o valor depois de descontar a

Isso quer que primeiro se calcula o IRS, depois a Seg social. O subsídio de alimentação pode ser somado pois está livre de descontos.

E os 23.75% da seg. social que cabe à entidade empregadora? São calculados com base no bruto?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Isso quer que primeiro se calcula o IRS, depois a Seg social. O subsídio de alimentação pode ser somado pois está livre de descontos.

É indiferente qual se calcula primeiro - ambos se calculam sobre o mesmo valor.

E os 23.75% da seg. social que cabe à entidade empregadora? São calculados com base no bruto?

Sim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então 1 exemplo, para IRS solteiro.

795 bruto. Patrão paga 188 relativos a sua parte

87.45 seg social

39.75 irs

sobra 687 liquidos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

sobra 687 liquidos.

Como chegaste a esse valor? Eu tenho 795 - 87.45 - 39.75 = 667.8€ líquidos....

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, enganei-me. A parte do empregador está correcta certo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, enganei-me. A parte do empregador está correcta certo?

A parte inteira sim. A parte decimal está 81 cêntimos errada ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead