Casusa

Quotas do condoiminio

9 publicações neste tópico

Boa tarde.

Uma questão, as quotas pagas ao condomínio podem se meter no IRS?

Obrigado.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende:

a) se habitas na casa da qual pagas o condomínio (ou seja se a casa é habitação própria) não podes

B) se és proprietário de um andar e o tens arrendado e pagas o condominio respectivo, então podes meter as quotas como despesas, tal como os respectivos impostos, obras de manutenção, etc. (evidentemente que isso implica que declares também o rendmento do aluguer respectivo)

penso que pelo aspecto da tua pergunta se trata da 1ª situação: era bom que assim fosse mas infelizmente o erário público não suporta tantas mordomias, meu caro !  :D

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este ano, em virtude de terem ocorrido obras de beneficiação e conservação do prédio, a empresa que administra o condomínio enviou a todos os condóminos, para efeitos de IRS, uma carta com o valor pago por cada fracção. Estou a pensar incluí-lo no valor do empréstimo à habitação do banco. Será correcto fazê-lo?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este ano, em virtude de terem ocorrido obras de beneficiação e conservação do prédio, a empresa que administra o condomínio enviou a todos os condóminos, para efeitos de IRS, uma carta com o valor pago por cada fracção. Estou a pensar incluí-lo no valor do empréstimo à habitação do banco. Será correcto fazê-lo?

As despesas de condomínio que refere são deduzidas se forem referentes a um imóvel que esteja arrendado e desde que seja o proprietário (Anexo F do modelo 3).

Recorreu ao crédito para pagar estas obras?

Em caso afirmativo, pode deduzir 30% dos encargos com juros e amortizações até € 586 ou € 879 consoante o escalão de rendimentos. Terá de indicar o montante gasto e utilizar o código 731. Identifique o imóvel no campo 814 do quadro 8 anexo H.

Entretanto aguarde por mais algumas respostas!...  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depende:

a) se habitas na casa da qual pagas o condomínio (ou seja se a casa é habitação própria) não podes

B) se és proprietário de um andar e o tens arrendado e pagas o condominio respectivo, então podes meter as quotas como despesas, tal como os respectivos impostos, obras de manutenção, etc. (evidentemente que isso implica que declares também o rendmento do aluguer respectivo)

penso que pelo aspecto da tua pergunta se trata da 1ª situação: era bom que assim fosse mas infelizmente o erário público não suporta tantas mordomias, meu caro !  :D

Ok.

Obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quotas de condomínio

Boa tarde

Questão: Recebemos rendimentos de uma antena instalada no telhado. os quais declaramos no anexo F.

Podemos deduzir a quota paga do condomínio neste rendimento, não sendo o mesmo referente ao arrendamento da fração?

Obrigado

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quotas de condomínio

Boa tarde

Questão: Recebemos rendimentos de uma antena instalada no telhado. os quais declaramos no anexo F.

Podemos deduzir a quota paga do condomínio neste rendimento, não sendo o mesmo referente ao arrendamento da fração?

Obrigado

O que devem declarar são os valores correspondentes, da receita e da retenção, que vos são entregues pela empresa de condomínio no final do ano.

As quotas, só são declaráveis nos casos de arrendamento... É esse o caso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Como senhorio registei um contrato de arrendamento em Novembro de 2014. As quotas do condomínio que deverei declarar como despesas associadas referem-se a apenas os últimos 2 meses de 2014?

O valor de IMI a declarar também refere-se à parte correspondente aos últimos 2 meses de 2014?

Com as quotas pagas ao longo dos anos conseguimos constituir uma provisão em conta-condomínio para qualquer despesa extraordinária que eventualmente surja. Se, entretanto, tivermos que efectuar alguma reparação que seja paga única e exclusivamente por esta conta, posso deduzir o valor pago correspondente à minha cota-parte? Será diferente utilizarmos a provisão que já tinhamos junto das respectivas quotas relativamente a qualquer pagamento de reparação "extra-quota"?

Obrigado       

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde,

1. Como senhorio registei um contrato de arrendamento em Novembro de 2014. As quotas do condomínio que deverei declarar como despesas associadas referem-se a apenas os últimos 2 meses de 2014?

2. O valor de IMI a declarar também refere-se à parte correspondente aos últimos 2 meses de 2014?

3. Com as quotas pagas ao longo dos anos conseguimos constituir uma provisão em conta-condomínio para qualquer despesa extraordinária que eventualmente surja. Se, entretanto, tivermos que efectuar alguma reparação que seja paga única e exclusivamente por esta conta, posso deduzir o valor pago correspondente à minha cota-parte? Será diferente utilizarmos a provisão que já tinhamos junto das respectivas quotas relativamente a qualquer pagamento de reparação "extra-quota"?

Obrigado     

1. Sim.

2. Creio que pode colocar a totalidade do valor pago.

3. Creio que apenas o deve fazer para obras realizadas na fracção arrendada.

Deixo um link, com informação atualizada, para o qual deverá dirigir a sua atenção: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=12005.0

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead