lionman

Duvida basica...

6 publicações neste tópico

Viva,

Perdoem-me se esta for uma duvida basica, mas quem não pergunta não aprende.

Eu ganho mais que a minha mulher e por consequência estou num escalão de IRS bem superior.

Quando introduzo o meu rendimento o simulador IRS dá indicação de direito a rembolso.

Quando introduzo o rendimento da minha mulher (isolado) o simulador IRS também dá direito a reembolso.

O "problema" surge quando introduzo o rendimento dos dois no qual o simulador indica um pagamento ao estado muito elevado.

A minha interpretação é que a soma dos dois rendimentos traduz numa taxa superior de IRS para ambos, contudo custa-me entender esta situação: então um membro casal desconta x% todo o ano e  outro membro desconta y% só para se ter a surpresa que vamos ser taxados a z% em que z é bastante superior a x e y ?

Obrigado desde já pelo esclarecimento.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o rendimento colectável quando introduzes o casal é a soma dos dois A DIVIDIR por dois. Esse resultado é que colocará os vossos rendimentos num dado ESCALÃO do IRS. Pelo que dizes OBRIGATÓRIAMENTE o TEU rendimento (depois de somado ao da tua mulher e dividido por dois ) irá calhar num escalão de taxação inferior ao que ficará se visto isoladamente, pelo que nesta perspectiva TU pagas menos imposto mas ELA provavelmente pagará mais do que se vista isolada. Depois a COLECTA final é encontrada multiplicando por dois o resultado encontrado por esta via, são regras simples e o cálculo muito aproximado faz-se a papel e lápis...

Será que tu quando fazes as simulações ISOLADAMENTE estás a considerar dados (por exemplo crédito habitação, despesas com saúde, educação dos filhos, abatimento dos filhos, etc etc ) em cada uma das duas simulações ?  Se assim é não o poderás fazer pois isso vai-te falsear os resultados comparativos: se consideras, por exemplo, despesas com habitação na TUA SIMULAÇÃO isolada NÃO O podes fazer na simulação isolada da tua mulher pois isso só pode ser abatido UMA vez : se declarassem isolados ou abatias tu ou ela, mas não os dois...

Penso que estarás a cometer um erro qualquer deste género, embora não garanta que vocês em conjunto não possam pagar um pouco mais do que se vistas as somas de declarações isoladas, mas diferenças abissais não.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só por curiosidade - quando fizeste a simulação só com os teus rendimentos puseste casado? É que nesse caso, o coeficiente conjugal é 2 e os teus rendimentos são considerados apenas pela metade para efeitos de apuramento do escalão de IRS.

Se simulas sozinho, tens que indicar solteiro e certificar-te que o coeficiente conjugal é 1.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Só por curiosidade - quando fizeste a simulação só com os teus rendimentos puseste casado? É que nesse caso, o coeficiente conjugal é 2 e os teus rendimentos são considerados apenas pela metade para efeitos de apuramento do escalão de IRS.

Se simulas sozinho, tens que indicar solteiro e certificar-te que o coeficiente conjugal é 1.

Foi esse o erro.

Obrigado pela ajuda a todos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Wow, que perspicaz :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead