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Jonsi

IRS - Despesas pagas com juros e amortização CH

8 publicações neste tópico

Gostava de saber se me sabem responder a uma pergunta que entretanto me surgiu, que em todo o caso terei que esclarecer com o banco, mas coloco-a já aqui, pois acho que me podem ajudar.

As despesas pagas com juros e amortização de empréstimos à habitação podem ser colocadas na declaração de IRS. A dúvida que me surgiu é que o banco enviou-me para casa os documentos fiscais relativos a isso. No entanto, na questão dos juros e amortização, surge apenas o meu NIF. Eu comprei o imóvel em partes iguais com a minha namorada. O crédito foi feito por ambos. No entanto ainda não podemos apresentar IRS juntos, e como tal cada qual vai fazer a sua declaração de IRS. A minha questão é: só eu é que posso colocar as despesas pagas com os juros e amortização do empréstimo na declaração? Existe alguma forma de colocar na declaração de ambos?

Obrigado.

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Não.

Se o documento do Banco só indica o teu NIF apenas tu podes incluir esse documento no IRS.

Solução: solicitar ao Banco que anule esse documento, divida a respectiva quantia por dois (2) e emita dois documentos pela metade da quantia, um para cada NIF . Aliás os Bancos já fazem isto para certas aplicações financeiras feitas em contas conjuntas / solidárias : emitem as declarações de IRS em duas cartas distintas, uma para cada NIF: o meu banco faz isso de forma automática e rotineira, no final do ano civil.

MAS: para isso é, evidentemente, necessário que a conta bancária seja conjunta, nenhum Banco emite documentos comprovativos de pagamento desse tipo de prestações a sujeitos passivos com os quais o empréstimo em causa não se relacione.

Mas como dizes que o crédito foi feito pelos dois penso que isso está tratado - se foi feito pelos dois deve estar a ser pago pelos dois e o Banco deve ter elementos relativos a isso.

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Sim sim, a conta é conjunta.

Obrigado pelos esclarecimentos.

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Uma outra questão.

Pelo que vejo também o seguro foi emitido apenas para o meu NIF, apesar de aparecerem o nome dos dois.

Nós só podemos apresentar declaração conjunta se estivermos casados ou então se estivermos a viver em união de facto. Pelo que sei a união de facto apenas se torna "visível" após morarmos 2 anos juntos, ou melhor termos a mesma morada fiscal após 2 anos. É assim? Sendo assim a única alternativa é apresentarmos declarações de IRS separadas. Ou existe alguma forma de apresentarmos a declaração respeitante a 2009 em conjunto?

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tenho ideia que é como dizes, e sei que não é possivel apresentar IRS conjuntamente para dois sujeitos passivos com moradas fiscais diferentes: não faria sentido um casal em união de facto ter moradas fiscais diferentes, aliás isso até poderia dar origem a fraudes como é evidente, em prejuízo do erário público.

Relativamente ao seguro penso que se falares com eles o assunto é resolúvel não faz sentido, se existem dois segurados pela mesma apólice, que a declaração anual só mencione o NIF de um deles. Fala com eles.

No entanto fala também para o Centro de Atendimento da DGCI : 707 206 707 (08h30-19h30) (0,10 + IVA da rede fixa) pois são eficazes nas respostas e tiram-te essas dúvidas de forma segura, eu quando tenho dúvidas ligo para lá e fui sempre excelentemente atendido, têm opções de teclas com um especialista no outro lado: por exemplo "se o seu assunto é IRS carregue na tecla 6" e atende-te um gajo(a) que sabe da poda nesse assunto, experimenta.

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Uma pergunta que se calhar não tem muito sentido, mas se tiver adquirido um imóvel sem recurso a crédito da banca, em termos de IRS existe algum benefício?

[EDIT] Uma outra questão. Terei que preencher na declaração de IRS algum campo sobre um imóvel que tenha adquirido sem recorrer ao crédito?

Obrigado.

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Uma pergunta que se calhar não tem muito sentido, mas se tiver adquirido um imóvel sem recurso a crédito da banca, em termos de IRS existe algum benefício?

[EDIT] Uma outra questão. Terei que preencher na declaração de IRS algum campo sobre um imóvel que tenha adquirido sem recorrer ao crédito?

Só tem de declarar quando vender.

Como tal, só tem que preencher os anexos relativos aos rendimentos que obteve.

Cumps

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Obrigado  ;)

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