100do

Mais-valias em caso de venda

9 publicações neste tópico

Comprei o apartamento à um ano e não estou a pensar vender. Mas gosto de estar informado e à dias, ao ler sobre o assunto, fiquei com algumas dúvidas:

Quando comprei (ou melhor, antes de comprar) o valor do apartamento, nas finanças, era de cerca de 47000€. Eu comprei por 95000€ e, depois da escritura foi reavaliado pelas finanças em 87000€.

Pelo que li percebi que, se vender, vão ser consideradas mais-valias entre o valor da venda, e os 47000€  ???  Isto foi o que eu percebi que diziam, mas eu achava que o vendedor é que terá as mais-valias de 87000-47000€.

Estou errado? Não entendo muito do assunto, mas se me derem umas dicas agradeço  ;)

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Eu pensei colocar lá a questão, mas parece-me que são assuntos diferentes  :-\

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quando compras não tens mais valias, só quando vendes. Neste caso é mais ou menos isso, o vendedor é que tem que declarar as mais valias quando meter a sua declaração de IRS (não serão de 40000, porque há factores de actualização e outras despesas que se podem abater mas sim, a lógica é mais ou menos essa).

No tópico que o hsfarao referiu coloquei um link onde explicam muita coisa sobre o assunto, podes ir lá espreitar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ok, já lá vou espreitar então.

Sendo assim, aquilo que eu li estava errado. É que se assim fosse, seria injusto para mim. Não tenho culpa que estivesse avaliado em apenas 47000, quando o valor dele é 87000.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois de ler, fiquei com a ideia que o que conta são os valores da compra e da venda. As avaliações do imóvel não contam?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Depois de ler, fiquei com a ideia que o que conta são os valores da compra e da venda. As avaliações do imóvel não contam?

Exacto

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

100do  :)

Estavas a fazer confusão. O valor da avaliação das Finanças (valor patrimonial tributário),

serve para:

- se pagar o IMT (caso seja maior que o valor de aquisição do imóvel) antes da escritura pública de compra e venda.

- se pagar o IMI (caso não se tenha isenção).

As mais valias, como já foi dito, têm a ver com valores de compra e venda do imóvel. Só quando venderes é que tens de te preocupar com as mais valias.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Estou esclarecido e mais descansado  ;D

Obrigado  ;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor