Semila

Crédito Habitação e Mais-Valias

6 publicações neste tópico

Boas, antes e mais quero dar os meus parabéns por este forum. tem sido muito informativo e esclarecedor.

Gostaria que alguém me pudesse ajudar nesta dúvida:

tenho um empréstimo habitação no Banco X e estou a pensar mudar-me para o banco y.

montante do empréstimo é de € 80.000 e no banco y vou pedir um emprestimo de 150.000.

A minha dúvida é que uma vez que vou pedir mais dinheiro do que fora escriturado (90.000 em 2001 e agora será escriturado em 150.000) se terei que pagar mais valias.

Agradeço toda a ajuda possível.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Vais transferir o empréstimo para outro banco ou vais trocar de casa e contratar o empréstimo no banco novo? Não está claro.

Só há lugar a cálculo de mais valias se houver venda da casa antiga. Mesmo assim, ficas isenta de tributação sobre essas mais valias se reinvestires esse dinheiro na compra de uma casa nova no espaço de um ano ou dois, o que parece ser o caso. De qualquer forma penso que tens que declarar isso tudo quando preencheres a declaração de IRS no próximo ano.

Se não há venda de casa mas apenas uma transferência de crédito, nada disso importa.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa pois não esclareci bem.

Apenas vou mudar de banco, e como me fazem óptimas condições aproveitei e vou fazer o empréstimo neste valor.

Mas como é um valor bem superior ao que fora escritarado, era pois essa a minha dúvida, se dava mais valias ou nao.

obrigado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia!

Tenho uma duvida em relação a este tema. Agradecia toda a ajuda que me possam dispensar!

Pedi um empréstimo de 85 mil euros ao banco.

Comprei um apartamento por 60 mil euros.

Vendi-o por 75 mil euros.

Paguei ao banco 80 mil euros, pois era o valor do empréstimo em divida. Virtualmente, entre a compra e a venda do apartamente existiu um ganho de 15 mil euros. Mas na realidade esse valor serviu para pagar o empréstimo/hipoteca que existia.

Neste caso, e apresentando os documentos bancários em como efectuei um pagamento de 80 mil euros ao banco, terei de pagar mais valias sobre esses 15 mil euros?

Grato desde já pela vossa atenção.

Naysell

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Peço desculpa pois não esclareci bem.

Apenas vou mudar de banco, e como me fazem óptimas condições aproveitei e vou fazer o empréstimo neste valor.

Mas como é um valor bem superior ao que fora escritarado, era pois essa a minha dúvida, se dava mais valias ou nao.

obrigado.

Se é apenas uma transferência, não há lugar a mais valias. As mais valias apenas se aplicam aquando da venda do imóvel.

No teu caso o que vai acontecer é que vais passar a ter um 2º empréstimo (chamado de "abertura de crédito" e normalmente referido como complementar). Vais ficar portanto com 80.000 em CH e com 70.000 de complemento (não dedutível em IRS!)

Bom dia!

Tenho uma duvida em relação a este tema. Agradecia toda a ajuda que me possam dispensar!

Pedi um empréstimo de 85 mil euros ao banco.

Comprei um apartamento por 60 mil euros.

Vendi-o por 75 mil euros.

Paguei ao banco 80 mil euros, pois era o valor do empréstimo em divida. Virtualmente, entre a compra e a venda do apartamente existiu um ganho de 15 mil euros. Mas na realidade esse valor serviu para pagar o empréstimo/hipoteca que existia.

Neste caso, e apresentando os documentos bancários em como efectuei um pagamento de 80 mil euros ao banco, terei de pagar mais valias sobre esses 15 mil euros?

Grato desde já pela vossa atenção.

Naysell

Pelo que percebi pediste 60.000+25.000 (escritura por 60.000€) e escrituraste a venda por 75.000€, certo? Assim, estes são os valores que "interessam". Quanto devias ao Banco, não têm influência nas mais-valias. Alguém que me corrija, se estiver errado, mas penso que é mesmo assim.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead