Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
Kikas

separação de facto ou não ??

5 publicações neste tópico

Ola a todos, preciso de ajuda, se alguem me puder esclarecer; estou junta há 21 meses , compramos em nome dos dois uma casa agora em 30/11/2009; as coisas pelos vistos não funcionaram e ele diz que se quer separar, mas eu nao posso assumir as despesas da casa sozinha_ok ele assume, mas eu não quero dali sair nem tenho pra onde ir e temos uma bébe de 19 meses. Se eu afirmar que da casa não saio nem a minha filha ?? o que pode acontecer ?? ele pode exigir-me algo?? qual a melhor maneira de nenhum sair prejudicado; há o carro esta no nome dele tambem desde 2005. Obrigados

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Parece-me ser assunto para ser tratado num consultório de advogado. Caso não haja meios, há sempre a possibilidade de pedir um advogado oficioso ou na Segurança Social ou na Junta de Freguesia.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

O primeiro conselho que posso dar é que tentem ver quais os pontos de discórdia e resolvê-los: é para isso que serve a inteligência e o discernimento, 21 meses não dão para nada, não dão para ver se nos damos bem ou mal. Acho eu, pelo menos, mas já sou um cota e talvez seja um "careta"...

No entanto, se a casa é dos dois e um sair o outro deverá devolver-lhe a sua parte. Depois se vocês já têm um filho a salvaguarda da criança é o ponto primordial: a criança tem que ter um tecto - ou seja, quem ficar com a criança a cargo não pode sair da casa. Nenhum Juiz embarcaria nisso: um de vocês pode ir para baixo da ponte, mas então a criança tem que ficar à guarda do outro, do que mantiver a casa.

Normalmente é a mãe - mas hoje o machismo acabou, em parte, e portanto é totalmente natural que possa ser o pai se ele quiser e se tiver mais condições - incluindo as económicas. Vocês já chegaram a acordo nesse ponto ? Ou nem pensaram nele ?  Convém pensarem em conjunto...

De qualquer forma se a casa é (em parte ) tua tu tens exactamente o mesmo direito à sua manutenção: se não tens para onde ir podem separar-se e tu ocupas um quarto e ele outro, conheço casais que acabaram assim durante um par de anos - um deles foram meus vizinhos do lado, e já tinham duas filhas adolescentes, e desde essa altura acabaram os berros lá em casa. Aos fins de semana ele(a) dormia fora e o outro ficava com as filhas: é uma solução possível, hoje em dia isso é perfeitamente aceitável, não ofende ninguém e se as pessoas forem educadas e civilizadas funciona perfeitamente.

No entanto eu tentaria consultar um advogado - arranjas isso por uma centena de euros. Pensa portanto no assunto, mas evidentemente não saias da casa - que é tanto tua como dele - sem ter tudo bem definido. Se porventura ele tentar usar da força - os homens, às vezes, mudam o local do cérebro para os biceps - faz queixa na Policia que se encarregará de o tirar lá de casa - mas atenção, o Banco vai continuar a querer receber a renda...

Portanto, depois de equacionados todos estes aspectos, talvez seja fácil vocês entenderem-se e chegarem a uma solução.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Cota até pode ser ... loool, mas isso é uma mais valia e a kikas se seguir a sua redação e a interiorizar vai de certeza solucionar o problema da melhor maneira. Ponderado e muita experiência de vida.

Só um pequeno reparo: a policia por si só não tem poder para retirar nenhum dos dois de casa, mesmo em caso de violência, mas a queixa não deve deixar de a efectuar.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

OBRIGADO A TODOS, AOS MAIS E AOS MENOS EXPERIENTES NA MATÉRIA. ADORO ESTE FORUM E ACHO-O MESMO ESSENCIAL E MUITO ESCLARECEDOR E MERECEDOR DE TODA A NOSSA ATENÇÃO . PARABENS

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0