maria mendes

CH- cartas de aprovação

11 publicações neste tópico

Boa tarde.

Gostaria de pedir a vossa precisosa ajuda num problema que me foi colocado pelo banco onde iniciei o processo de crédito habitação, neste caso a CGD.

Eu dei inicio do CH em Novembro de 2009, tendo recebido no dia 18 desse mesmo mês a carta de aprovação do crédito.

Essa carta além de fazer menção a vários pormenores respeitantes ao crédito aprovado, indicava apenas uma data de 30 dias para entregar uma serie de documentos, entre os quais caderneta, certidão do registo predial, seguro de vida, seguro multirriscos, etc, para dar seguimento ao processo.

Como a casa que vou comprar ainda não tinha escritura de propriedade horizontal feita, e faltava fazer a vistoria final para emitir a licença de utilização, alguns desses documentos ainda não os tinha obviamente.

Por isso informei o meu gestor dessa situação e tratei da questão do seguro de vida e seguro multirriscos.

Fui informado por ele que enquanto não entregasse esses documentos em falta não poderiam fazer a marcação da escritura junto do serviço Casa Pronta.

Entendi a situação e comprometi-me a entregar-lhos assim que o vendedor os tivesse e  mos facultassse.

Agora fui informada por esse gestor que o prazo de validade da carta de aprovação de crédito está quase a findar (termina a 18 de Fevereiro), e que por isso o meu processo terá de ser reapreciado ( com as consequências que isso tem).

Como ainda não tenho os documentos em falta, de certeza que não conseguirei celebrar a escritura até essa data (é completamente impossivel).

A questão que se coloca aqui é que a tal carta de aprovação do crédito não menciona qualquer prazo de validade da mesma.

E de todos os contactos que tive com o Banco nunca me informaram desta situação.

O que devo eu fazer?

Agradeço desde já a atenção que me possam dispensar na resolução deste problema.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Essa carta (...) indicava apenas uma data de 30 dias para entregar uma serie de documentos (...) para dar seguimento ao processo.

A questão que se coloca aqui é que a tal carta de aprovação do crédito não menciona qualquer prazo de validade da mesma.

E de todos os contactos que tive com o Banco nunca me informaram desta situação.

ou sim, ou sopas..

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Se está na carta essa data não há muito a fazer para contrariar isso embora raramente essa situação se coloque normalmente aguentam entra 60 a 90 dias, mas a situação financeira do Pais também não está fácil para os bancos ir comprar dinheiro e quem paga é sempre o cliente. Mas ameace que senão aguentarem a coisa vai fazer o processo noutro banco. Quanto lhe estão a fazer de spread?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Aquando da simulação apresentaram-me um spread de 0,9%, mas depois com a aprovação do crédito subiram para 1%.

Fiz várias simulações noutros bancos e mesmo noutros balcões da CGD e quase todos foram acima de 1%.

Por isso não pensei duas vezes em aceitar a proposta de 1%, até porque me disseram que quando a tx de juro subir (e vai subir concerteza) poderia propor uma redução no spread.

Só para lhe confirmar que a carta de aprovação não tinha mesmo qualquer data de validade e como é a primeira vez que faço um CH não tinha a menor ideia que a mesma teria algum.

Por outro lado também estou nesta situação devido ao atraso da parte do vendedor, do qual não tenho qualquer culpa.

Amanhã pretendo falar com o gestor de conta e esclarecer este assunto.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Quanto está a pedir e em quanto foi avaliado o imovel?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

estou nesta situação devido ao atraso da parte do vendedor, do qual não tenho qualquer culpa.

mas o banco também não tem culpa, ou tem? entenda-se com o vendedor..

Mas há uma coisa que não percebi.. a carta refere que tem 30 dias para entregar os documentos ou não?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

A carta de aprovação fazia menção a um prazo de 30 dias para dar seguimento ao processo, prazo esse que cumpri ao entregar alguma da documentação solicitada (seguro de vida e multirriscos).

De resto não fazia menção a mais nenhuma outra data ou prazo.

Quanto ao empréstimo estou a pedir 135.000,00 e o andar foi avaliado em 181.700,00, sendo que aqui a avaliação foi feita um pouco por baixo uma vez que soube que para outras andares similares ao meu, a avaliação ficou nos 190.000,00.

No entanto aceitei a avaliação, até porque, para poder ter um spread mais baixo teria que ter um LTV de 70%, e isso só conseguiria se eles avaliassem a casa pelos 200.000,00 (o que nunca aconteceria).

Por isso aceitei o spread de 1%, que acho não é mau nos tempos que correm.

Amanha já deverei ter noticias do meu gestor sobre a situação do prazo das cartas de avaliação.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim, mas com essas condições podes muito bem pressionar porque as consegues iguais ou melhores em outros bancos com facilidade.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Concordo com o que o CFinanceiro disse. Com essa avaliação face ao montante que vais pedir conseguirás arranjar melhores condições noutros bancos. Tenta ir a alguns e pedir simulações, e se fazes questão que o CH seja feito na CGD tendo outras simulações melhores podes sempre tentar negociar com eles.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Bom dia.

Só para informar que já obtive uma resposta parcial do meu gestor, relativamente à situação do prazo das cartas de avaliação.

Pelos vistos, tive um pouco de azar.

Antigamente a CGD emitia essas respectivas cartas com um prazo de +- 6 meses, mas agora devido as alterações constantes no mercado, eles apenas emitem as mesmas com um prazo de 90 dias.

Ao que eu respondi que estaria tudo bem se não fosse o facto de esse prazo não constar das cartas ou de qualquer outro documento por mim recebido. Nem em qualquer comunicação verbal feita pelo Banco.

Disse-lhe ainda que como é o meu primeiro processo de crédito não estava a par dessa situação, e que deveria ter sido informada pelo gestor ou pelo banco da existência deste prazo.

Resumidamente, a situação vai ficar pendente por alguns dias, até o meu gestor confirmar-me se posso manter as mesmas condições que tinha e dar-me um novo prazo de 90 dias (pedido por mim) para terminar o processo ou seja fazer a escritura.

Agora resta-me esperar para ver.

Já agora se fosse possivel gostaria que me dissessem se o valor que coloquei no seguro multirriscos estará ou não correcto, uma vez que fiquei com dúvidas relativamente ao valor do capital seguro.

A casa foi avalida por 181.700,00, e foi-me dada a indicação que o capital seguro deveria ser de 125.00,00, sendo que a casa fica na Amadora e area total dela será de +- 110 m2.

Acham que será o valor correcto ou não de capital?

Obrigada.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Sim normalmente o valor pedido é entre os 65% a 70% o que dará +- esse valor.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead