CFinanceiro

Os burros, o mercado de acções e a crise

6 publicações neste tópico

Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que  compraria burros a 5 euros cada. Como havia muitos burros na região, todos  os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro. O homem acabou  por comprar centenas e centenas de burros a 5 euros. Quando os habitantes  diminuiram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por  cada burro.

Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e  a caça foi diminuindo. É então que o homem aumenta a oferta para 25  euros por burro, mas a quantidade de burros ficou tão reduzida que já  não compensava o esforço de  ir à caça.  O homem anunciou então que  compraria os burros a 50 euros. Mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros.

É então que, na ausência, do homem o assistente faz esta proposta aos  habitantes da pequena vila:

- sabéis os burros que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse  esses burros a 35 euros cada? E assim que o meu patrão voltar vós podeis  vende-los a ele pelos 50 euros que ele oferece, e ganhais uma pipa de  massa!!! Que acham?

Toda a gente concordou. Reuniram todas as economias e compraram as centenas  de burros ao assistente por 35 euros cada um.

Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente - somente burros por todo o lado !

Entendeste agora como funciona o mercado de acções e porque apareceu a crise?

:D

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Certo dia, numa pequena e distante vila, apareceu um homem a anunciar que   compraria burros a 5 euros cada. Como havia muitos burros na região, todos   os habitantes da pequena vila começaram a caça ao burro. O homem acabou   por comprar centenas e centenas de burros a 5 euros. Quando os habitantes   diminuiram o esforço na caça, o homem passou a oferecer 10 euros por  cada burro.

Toda a gente foi novamente à caça, mas os burros começaram a escassear e   a caça foi diminuindo. É então que o homem aumenta a oferta para 25   euros por burro, mas a quantidade de burros ficou tão reduzida que já   não compensava o esforço de  ir à caça.  O homem anunciou então que   compraria os burros a 50 euros. Mas que teria que se ausentar por uns dias e deixaria o seu assistente responsável pela compra dos burros.

É então que, na ausência, do homem o assistente faz esta proposta aos  habitantes da pequena vila:

- sabéis os burros que o meu patrão vos comprou? E se eu vos vendesse  esses burros a 35 euros cada? E assim que o meu patrão voltar vós podeis   vende-los a ele pelos 50 euros que ele oferece, e ganhais uma pipa de   massa!!! Que acham?

Toda a gente concordou. Reuniram todas as economias e compraram as centenas   de burros ao assistente por 35 euros cada um.

Os dias passaram e eles nunca mais viram o homem nem o seu assistente - somente burros por todo o lado !

Entendesteis agora como funciona o mercado de acções e porque apareceu a crise?

:D

:D  :D  :D

E ainda não falaste aqui, para leigo perceber, dos "gurus" que tiram mestrados e afins para os exibirem e depois compram acções baseados apenas no mapa astrológico!... 

;)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

E ainda não falaste aqui, para leigo perceber, dos "gurus" que tiram mestrados e afins para os exibirem e depois compram acções baseados apenas no mapa astrológico!... 

;)

Bem, já deu para perceber que na astrologia entram poucos!... :D

Gostaria de saber o seguinte:

- um fundo, como este por exemplo: http://www.besacores.pt/SiteBAC/cms.aspx?plg=b5a939d4-eee2-4983-b480-f31810cdb4a7, enquadra-se nesta visão do funcionamento do mercado de acções, salvo as devidas comparações!...  ???

Não há uma ficha sobre este fundo mais recente (a última que está disponivel é a de Novembro de 2009)?

- investir em obrigações, como esta por exemplo: http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=2734.0, não será mais um investimento por simpatia a um clube sem grandes esperanças de ganhar grandes dividendos (não sei o que aconteceu ao capital de quem investiu em 2004 e em 2007!...)?

Para os mais esclarecidos neste tipo de investimentos, agradecia algumas explicações!...  :)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Gostaria de saber o seguinte:

- um fundo, como este por exemplo: http://www.besacores.pt/SiteBAC/cms.aspx?plg=b5a939d4-eee2-4983-b480-f31810cdb4a7, enquadra-se nesta visão do funcionamento do mercado de acções, salvo as devidas comparações!...  ???

À partida menos. Porque o fundo vai investir não apenas em burros mas em cavalos e mulas e outros activos. A probabilidade de aparecerem vigaristas a pedir para caçar todos estes animais diferentes é menor.

Mas claro, depende muito do tipo de activos em que o fundo investe - um fundo de acções estará mais sujeito às flutuações do mercado do que um fundo de obrigações, por exemplo...

Não há uma ficha sobre este fundo mais recente (a última que está disponivel é a de Novembro de 2009)?

Se reparares essa ficha tem o desempenho do fundo ao longo de vários anos, não faz sentido estar a actualizar todos os meses, sobretudo num fundo com uma volatilidade tão baixa como parece ser o caso. Tipicamente sai uma nova em cada ano.

- investir em obrigações, como esta por exemplo: http://www.pedropais.com/forum/index.php?topic=2734.0, não será mais um investimento por simpatia a um clube sem grandes esperanças de ganhar grandes dividendos (não sei o que aconteceu ao capital de quem investiu em 2004 e em 2007!...)?

Essa frase no ano em que o dito clube está bem encaminhado para voltar finalmente a ganhar o campeonato de futebol, até cai mal ;) Mas em boa parte concordo contigo... de qualquer forma, sempre são 6% ao ano...

Quem investiu em 2004 e 2007 obviamente recebeu os juros todos os anos e o capital investido no final do prazo ou já há muito teria reclamado e pedido a insolvência do clube. Apenas uma curiosidade: Em 2004 foram lançadas 3.000.000 de obrigações para vencer em 2007. Em 2007 foram lançadas 4.000.000 de obrigações que vencem agora no próximo mês. E entretanto está a ser lançado novo empréstimo obrigacionista de 8.000.000 de obrigações. Já dá para ficar com uma ideia de onde é que eles estão a ir buscar o dinheiro para devolver a emissão anterior, não dá?  8)

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

APRENDAM, QUE OS ALENTEJANOS SÃO UMA ESPÉCIE EM VIAS DE EXTINÇÃO

Um velho agricultor alentejano, com sérios problemas financeiros, comprou uma mula de outro agricultor por 100,00 Euros. Concordaram que a entrega da mula seria no dia seguinte.

Entretanto, no dia seguinte, o agricultor chegou e disse:

- Desculpe-me, mas tenho más notícias. A mula morreu.

- Bom, então devolva-me o dinheiro.

- Não posso. Já o gastei.

- Tudo bem. Mas, traga-ma na mesma.

- E o que e que vai fazer com uma mula morta?

- Vou rifa-la!