hpassos

PPR - resgate vs beneficios fiscais

15 publicações neste tópico

Caríssimos

Podem tirar-me uma duvida?

Subscrevi um PPR no Santandertotta em Dezembro de 2008 (2000 euros) - está a render em média 80 euros por ano (4%).

Usufrui de beneficio fiscal de 400 euros...

Se eu em Janeiro de 2014 resgatar o PPR quanto é que vou receber? Vamos supor que ele irá sempre render 4% ao ano.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Caríssimos

Podem tirar-me uma duvida?

Subscrevi um PPR no Santandertotta em Dezembro de 2008 (2000 euros) - está a render em média 80 euros por ano (4%).

Usufrui de beneficio fiscal de 400 euros...

Se eu em Janeiro de 2014 resgatar o PPR quanto é que vou receber? Vamos supor que ele irá sempre render 4% ao ano.

Eu faria assim, mas deves aguardar confirmação, pois não tenho a certeza:

2000*(1+0,04)5 = 2 433,31 €. Provavelmente ainda te retiram 20% dos juros, logo, receberias        2 346,65 €. Como disse antes não tenho a certeza. Fiz os cálculos como se fosse um depósito a prazo  ???

PS - deduzi que não é um resgate antecipado.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

2000*(1+0,04)5 = 2 433,31 €. Provavelmente ainda te retiram 20% dos juros, logo, receberias        2 346,65 €. Como disse antes não tenho a certeza. Fiz os cálculos como se fosse um depósito a prazo  ???

Concordo excepto pela parte dos 20%.

Num PPR a tributaçao de IRS e´ feita de acordo com a forma como ele for resgatado:

* se for sob a forma de pensao mensal, as entregas estao sujeitas a retençao na fonte e pagam IRS de acordo com o escalao em que o contribuinte se situar, como acontece com as outras pensoes;

* se receber tudo de uma vez, os juros estao sujeitos `a taxa liberatoria de apenas 8%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então e os 400 euros euros que eu usufrui de beneficio fiscal? Não tenho de repor isso? E com 10% de majoração ao ano?

Disseram-me hoje...e realmente acho demasiada fruta! Estas rentabilidades e os benefícios fiscais...

Para não repor os 400 euros tenho de esperar até aos 60 anos (!!! :-X :-* :'(!!!) não é??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Então e os 400 euros euros que eu usufrui de beneficio fiscal? Não tenho de repor isso? E com 10% de majoração ao ano?

Disseram-me hoje...e realmente acho demasiada fruta! Estas rentabilidades e os benefícios fiscais...

Para não repor os 400 euros tenho de esperar até aos 60 anos (!!! :-X :-* :'(!!!) não é??

Por isso e´ que a m.elis disse que assumiu que nao era um resgate antecipado. Nesse caso as condiçoes sao diferentes.

Se realmente pretendes fazer um levantamento fora das condiçoes previstas, tens que repor todos os beneficios fiscais com os tais 10% ao ano.

Para alem disso, o rendimento que obtiveres com o produto sera´ ainda sujeito a IRS `a taxa de 20% se tiverem passado menos de 5 anos, 16% se o levantamento for feito entre 5 a 8 anos do inicio do contrato e de apenas 8% se for feito depois de decorridos mais de 8 anos (e desde que pelo menos 35% do capital tenha sido investido na primeira metade do contrato).

Mas tambem se pode dar o caso de poderes levantar o dinheiro de forma legal antes dos 60 anos. Em caso de desemprego ou doença prolongados, por exemplo.

Esta pagina explica muito bem todos estes pontos (e mais alguns que eventualmente se adequem `a tua situaçao particular) : http://www.millenniumbcp.pt/site/conteudos/60/6005/article.jhtml?articleID=1873

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou seja:

Rendimento tendo em conta que rendia 4% ano:

80 eur x 5 = 400 eur

Retenção IRS (16%) = 64 eur

Reposição da dedução: 400 + (10% dos outros 5 anos) = 400+200 = 600 euros (os 10% é que penalizam muito isto!)

Sendo assim:

2000 + 400 - 64 - 600 = 1736 euros

Será mais ou menos isto, pois em 2014 terei 35 anos.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Ou seja:

Rendimento tendo em conta que rendia 4% ano:

80 eur x 5 = 400 eur

Retenção IRS (16%) = 64 eur

Reposição da dedução: 400 + (10% dos outros 5 anos) = 400+200 = 600 euros (os 10% é que penalizam muito isto!)

Sendo assim:

2000 + 400 - 64 - 600 = 1736 euros

Será mais ou menos isto, pois em 2014 terei 35 anos.

Acho que a conta esta´ mal feita... Se contas a reposiçao do beneficio como prejuizo, devias contar o facto de ele te ter sido atribuido como lucro... Ou seja, irias ter um rendimento final de 2136€.

Mas se a tua ideia e´ nao o deixar ficar la´ ate´ `a reforma nao esperes 5 anos... levanta ja´ o dinheiro e investe-o noutro lado de forma a diminuir a penalizaçao.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Para resgatar o PPR : ter 5 anos de existência, repor beneficios fiscais majorados de 10%, e ainda 20% do rendimento (imposto de capitais); se tiver 5 anos e um dia o imposto de capitais passa para 16%; se tiver 8 anos e um dia passa para 8%

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

o que foi este ultimo post??

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Num PPR que tenho sido subscrito através de "Unidades

Participação" por exemplo 2000 euros à 2 anos.

Neste momento elas estão valorizadas em 2170...

Dá para resgatar as unidades de participação equivalentes a 170 euros sem haver qualquer penalização? Ou  pura e simplesmente não se pode mexer nas "Unidades de Participação"?

Grosso modo era deixar lá os 2000 euros investidos e retirar a valorização. Dá?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Estou com algumas duvidas de pois de ler o vosso post, acontece que em 2009 fiz um ppr e beneficiei de 300 euros em sede de IRs, no decorrer de 2010 o mesmo teve uma valorização de 25 euros( consideromt pouco),

acontece que pretendia fazer o resgate do mesmo, como é que se vai processar a mesma?

Não será melhor aguradar por 5 anos para não ter que entregar os benefícios?

ou será que estas contas estão correctas:

1500 + 300 + 25 = 1825

Resgaste

2% banco - 30 euros

Mais valias - 25* 0.215= 5

Benefício - 300

Majoração - 30 (10%)

Logo fica 1825 -365= 1460

Prejuizo de 40 euros

Logo num ano tx de juro negativa de 2.7%

Incrivél!!!!!!!!!!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Logo fica 1825 -365= 1460

Prejuizo de 40 euros

Logo num ano tx de juro negativa de 2.7%

Incrivél!!!!!!!!!!

É para aprenderes a não enganar o Estado dizendo que vais poupar o dinheiro para a reforma para ter benefícios fiscais e logo no ano seguinte levantar o dinheiro :P

E a não dizeres ao banco que vais manter o dinheiro naquele produto muito tempo e o retirares pouco tempo depois.

Quem se mete a fazer um PPR tem que ser para a vida... ou então não usa os benefícios fiscais.

E se é para levantar o dinheiro passado pouco tempo, que não seja aplicado em produtos com uma taxa de resgate tão alta!

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Contata a Uniway, na Amadora, pede para falar comigo e transferes o teu PPR para outro muito mais rentável. Aliás, se quiserem comparar as condições dos PPR's, vão ao site do ISP e consultam o comparativo de todos os PPR em comercialização e antigos. Até podem exportar para um excel e ver se estão a ganhar ou a perder com o vosso PPR. Eu comprei o PPR da Allianz para mim e estou satisfeitíssima. Estou a vender esse produto e acho que se consultarem informação sobre ele, vão aproveitar boas condições. Mais ainda, as seguradoras dão mais garantias do que os bancos. Consultem e se quiserem alguma informação adicional, contatem a Uniway ou outro mediador de seguros.

Aproveitem e poupem, que a coisa está negra.

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor