Entrar para seguir isto  
Seguidores 0
bufalo

iva mal facturado

5 publicações neste tópico

Boa tarde.Sou proprietário de um café e a minha contabiliddade está em regime simplificado.

Tenho um sistema de facturação POS , em que os artigos estão todos registados com iva incluido a 12%,excepto um,que é o bilhar.

O preço de bilhar para o público em geral é de 5 euros/hora e para sócios(funciona igualmente uma associação de bilhar nas minhas instalações) o valor é de 4 euros/hora.Por ignorância minha e de quem me instalou o software e também do meu contabilista , após 2 anos e meio de ter iniciado a minha actividade no café , verifico que estava a pagar 20% de iva sobre o valor do bilhar , quando este é de apenas 5% ,porque segundo a tabela I do CIVA , o bilhar está classificado como um divertimento com vertente desportiva(tal como ping pong), e a taxa seria de 5%.

Ora bem , depois de algumas conversas com alguns TOC , inclusive liguei para o numero verde da DGCI , obtive opiniões diferentes para solucionar este caso.Primeira opinião é que para alguns , como debitei 20% de iva aos clientes ,recebi esse dinheiro a mais e que já o liquidei ,não poderei alterar o que facturei anteriormente , mas sim no futuro alterar a taxa e pagar 5% daí por adiante.

Outros disseram-me que facturei mal o Iva e que posso pedir rectificação até um ano atrás , mesmo tendo facturado visto que foi um erro de facturação e alegam que o cliente não iria pagar mais ou menos de hora de bilhar visto que este era o valor do serviço que tinha para os clientes e que não incidia sobre nenhum artigo com valor específico , e que os valores dependiam das horas que usufruiam , e que o lesado era eu porque paguei 15% a mais do que deveria visto que tinha uma taxa errada sobre o serviço que prestava.Também me disseram que o meu contabilista escrevesse um documento a alegar que as facturas estavam mal taxadas no bilhar que poderiam rectificar o Iva, enquanto outros dizem que é impossível.Se puderem me esclarecer sobre este assunto , porque até hoje ainda ninguem, me conseguiu dar certezas concretas.

0

Partilhar esta publicação

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
Codigo Iva

Artigo 2.º

Incidência subjectiva

1 - São sujeitos passivos do imposto:

c) As pessoas singulares ou colectivas que, em factura ou documento equivalente, mencionem indevidamente IVA;

Como pode ver, o pagamento indevido de Iva esta previsto na lei, no entanto penso que não perde nada em expor a situação as finanças... mas não tenha grandes esperanças

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites
5 - No caso de o valor tributável de uma operação ou o respectivo imposto sofrerem rectificação para menos, deverá o sujeito passivo estar habilitado a provar que reembolsou o seu adquirente, sem o que se considerará indevida a respectiva dedução.

(Redacção do DL 394-B/84 de 26/12).

http://www.igf.min-financas.pt/inflegal/codigos_tratados_pela_IGF/civa_novo_modelo/redacoes_anteriores/CIVA_Artigo_071.htm#NUMERO_3_DL_394B

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Mas esperenças do quê? expor o caso para?

Se liquidou mais do que devia, então, regulariza a favor do sujeito passivo. Se tem legisliação provando que se equivocou, então regulariza.

Porque o que esta em causa sao 2 anos e meio de Iva mal facturado, e não apenas do ultimo período.

Interpretando de uma forma objectiva o bufalo cobrou indevidamente Iva aos seus clientes, entregou-o ao estado e agora quer recupera-lo, não para devolver aos clientes, mas para si próprio...

Penso que a solução passa por o bufalo conseguir provar o que disse no seguinte paragrafo:

Outros disseram-me que facturei mal o Iva e que posso pedir rectificação até um ano atrás , mesmo tendo facturado visto que foi um erro de facturação e alegam que o cliente não iria pagar mais ou menos de hora de bilhar visto que este era o valor do serviço que tinha para os clientes e que não incidia sobre nenhum artigo com valor específico , e que os valores dependiam das horas que usufruiam , e que o lesado era eu porque paguei 15% a mais do que deveria visto que tinha uma taxa errada sobre o serviço que prestava
0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Boa tarde

Agradecia uma informação urgente se poderei pedir uma rectificação do IVA desde 2009 pois tinha 2.780 euros no 1º trimestre de 2010 não coloquei IVA a recuperar, depois fechei actividade em Março de 2010 voltando a reiniciar em 2011 até agora como posso recuperar esse IVA se é que ainda posso?

0

Link para a publicação
Partilhar noutros sites

Este conteúdo terá de ser aprovador por um moderador

Visitante
Está a comentar como Visitante. Se já se registou, por favor entre com o seu Nome de Utilizador.
Responder a este tópico

×   Colou conteúdo com formatação.   Remove formatting

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

Entrar para seguir isto  
Seguidores 0